ÚLTIMAS
07-04-2022
Qualidade de vida
Dia Mundial da Saúde comemora 74 anos de existência

10-08-2021
Agosto Dourado
Estudos comprovam que a amamentação é capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças, menores de 5 anos, em todo o mundo

04-02-2020
Dia Mundial do Câncer
Saiba quais são as estimativas da doença para 2025 e conheça formas diárias de prevenção

26-07-2019
Evento
Fórum discutirá complicações dos procedimentos médicos injetáveis na Dermatologia e Cirurgia Plástica

26-07-2019
CEM
Publicação em formato de livro de bolso foi enviada por correspondência junto com a revista Ser Médico

26-07-2019
Evento
Hanseníase: uma doença primariamente neural é tema de simpósio da SBH, com apoio do Cremesp

Canal Cidadão


13-06-2017

Queimaduras

A prevenção é a melhor maneira de evitar acidentes

Com a chegada das festas juninas, é importante atentar para os riscos de queimaduras e outros acidentes como lesões com lacerações e cortes, ou até mesmo amputações de membros, lesões auditivas, de córnea e perda da visão, que são alguns dos principais perigos que envolvem os fogos de artifício envolvendo fogos de artifício.

É comemorado desde 2012, em 6 de junho, o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras para que a prevenção às queimaduras ganhe mais força em todo o território nacional, evitando desta forma os acidentes que ferem e marcam as pessoas para sempre.

De acordo com a Comissão de Cirurgia Plástica do CFM, o manuseio inadequado desse tipo de explosivo tem levado à internação, em média, 500 pessoas por ano, com cerca de dez mortes. No ano passado São Paulo registrou 62 internações, o menor índice desde 2008.

Também em 2012, a então Câmara Técnica de Queimaduras do CFM – que hoje integra a de Cirurgia Plástica – publicou uma cartilha que dá subsídios para a qualificação do atendimento aos pacientes que sofreram queimaduras. O foco principal do manual, elaborado em parceria com a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), foi uniformizar o atendimento de emergência às queimaduras.

A Cartilha de Tratamento aos Queimados pode ser acessada na plataforma CFM Publicações.

Orientações de emergência

  • Interrompa o processo de queimadura impedindo que permaneça o contato do corpo com o fogo;
  • Remova joias, anéis, piercings e próteses, pois o corpo incha naturalmente após uma queimadura e esses objetos podem ficar presos;
  • Lave o local atingido com água corrente em temperatura ambiente até que a área queimada seja resfriada;
  • Busque um profissional de saúde no posto de atendimento mais próximo do local do acidente, caso não seja possível, deve-se acionar os serviços de socorro do SAMU e do Corpo de Bombeiros.

NÃO se deve fazer:

  • Não passe nada no local atingido, nem mesmo pomada, qualquer substância que seja passada sobre a pele queimada vai irritá-la;
  • Não tente estourar as bolhas provocadas pela queimadura. Elas se manifestam nas queimaduras de segundo grau e devem ser manuseadas apenas por um profissional especializado;
  • Tecidos ou materiais que grudam no ferimento, como o algodão, devem ser evitados. O paciente queimado não deve retirar a roupa que estiver usando, ainda que houver sido atingida pelo fogo. O ideal é molhar a vestimenta e permanecer assim até a chegada ao pronto-socorro, para evitar que as bolhas estourem e que a pele seja arrancada.

Fonte: Conselho Federal de Medicina e Sociedade Brasileira de Queimaduras


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 489 usuários on-line - 1
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.