PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Médico do SUS: em defesa de plano de carreira definido e piso salarial digno


CONFERÊNCIA (JC pág. 3)
Os desafios por melhores condições de trabalho no sistema público de saúde


ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
Módulos para atualização profissional avançam no ABC e no interior


BIOÉTICA (JC pág. 5)
Síntese dos temas abordados no Simpósio de Bioética Hospitalar, realizado no final de maio


ATIVIDADES 2 (JC pág. 6)
Quatro chapas disputam o pleito para a gestão 2009-2014


PRÓ-SUS (JC pág. 7)
Fórum Nacional e Sudeste debate plano de cargos e salários da classe


ENSINO (JC págs. 8/9)
Coletiva de imprensa apresenta livro e estudo sobre o Exame do Cremesp


ÉTICA (JC pág. 10)
O médico auditor deve se identificar de forma clara em todos os seus atos


VIDA DE MÉDICO (JC pág. 11)
O ortopedista Luiz Mestriner relata sua paixão pelo ensino médico


ESPECIALIDADES (JC pág.12)
Acompanhe a história das especialidades médicas a cada edição do JC


GERAL (JC pág. 13)
Acompanhe a participação do Cremesp em eventos relevantes para a classe


ALERTA ÉTICO (JC pág.14)
A ética no preenchimento do prontuário médico, segundo Parecer Consulta do Cremesp


PESC (JC pág. 15)
Iniciativa leva informações sobre temas de saúde a comunidades da periferia


GALERIA DE FOTOS



Edição 260 - 06/2009

GERAL (JC pág. 13)

Acompanhe a participação do Cremesp em eventos relevantes para a classe


Atividades da presidência

Além das atividades internas do Conselho, Henrique Carlos Gonçalves, na condição de presidente do Cremesp, participou dos seguintes eventos:

Compromisso com a qualidade hospitalar


Henrique Carlos Gonçalves na abertura do CQH

O Cremesp esteve representado pelo seu presidente, Henrique Carlos Gonçalves, na abertura oficial do Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH) 2009, durante o 13º Congresso Brasileiro de Qualidade em Serviços de Saúde. O evento, realizado nos dias 2 e 3 de junho pelo Centro Universitário São Camilo-SP, em parceria com a Feira-Fórum Hospitalar, reuniu congressos, jornadas, simpósios e sessões pôsteres, centrados no tema “Gestão da Saúde no Brasil: Questão de Cidadania”.

Durante a cerimônia, foi lançada a segunda edição do livro Manual de Gestão Hospitalar do CQH – programa mantido pelo Cremesp e pela Associação Paulista de Medicina (APM). Prefaciado por Henrique Carlos, com quase 700 páginas distribuídas em sete capítulos e uma criteriosa bibliografia, o manual conta também com a versão mais recente do roteiro de avaliação de hospitais do CQH, contribuindo com os gestores de serviços de saúde no país.


Encontro nacional de cooperativismo médico

Representado pelo seu presidente, Henrique Carlos Gonçalves, e pela diretora Silvia Helena Mateus, o Cremesp participou do 2º Fórum Nacional de Cooperativismo Médico, realizado em Brasília, no dia 4 de junho. O evento discutiu mudanças no modelo de cooperativismo atualmente em vigor e abriu espaço para a sugestão de propostas que melhorem as condições de trabalho dos médicos de todo o país. “É muito importante que se tenha um trabalho conjunto entre cooperativas e entidades médicas para que os resultados beneficiem não somente a categoria, mas também os pacientes”, afirmou Henrique Carlos.

Outros eventos

- Ministrou palestra no curso Direito Médico e da Saúde, realizado na sede da Associação dos Advogados de São Paulo, no dia 18 de maio;
- Participou de evento na sede do Conselho, onde foi discutido e lançado o livro Exame de Egressos do Cremesp, em 22 de maio;
- Compareceu, em 24 de maio, na abertura do evento Fronteiras da Educação Médica, no teatro Sírio Libanês;
- Participou da abertura do Fórum Pró-SUS, onde também prestigiou a conferência do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, no dia 28 de maio;
- Compareceu na audiência de conciliação no Ministério Público Federal, para discutir o caso Unisa, no dia 28 de maio;
- Esteve presente, em 30 de maio, na 16ª edição do Ação Global, no qual o Cremesp prestou auxílio por meio do Programa de Educação em Saúde para a Comunidade (PESC);
- Participou da solenidade de entrega do Prêmio Nacional da Gestão em Saúde – PNGS, realizada no auditório da APM, em 1º de junho;
- Promoveu o discurso de abertura do CQH 2009 - XIII Congresso de Qualidade em Serviço de Saúde, realizado durante a XVI Feira Hospitalar, no Expo Center Norte, em 2 de junho;
- Esteve II Fórum Nacional de Cooperativismo Médico, realizado em Brasília, no dia 4 de junho.

Curtas

SBPM lança 1º concurso de certificação
A Sociedade Brasileira de Perícias Médicas (SBPM) está divulgando o edital do primeiro concurso para Certificação na Área de Atuação de Perícia Médica, com inscrições até 31 de julho. Os candidatos devem estar inscritos no Conselho Regional de Medicina e possuir registro definitivo, contar com mais de seis anos de formado em Medicina e título de especialista em qualquer uma das especialidades reconhecidas pelo CFM, estar exercendo ou ter exercido atividade na área de perícia médica durante pelo menos cinco anos, ser indicado mediante Carta de Apresentação por dois sócios da SBPM de sua região de trabalho, com descrição das atividades profissionais do postulante, e comprovar a realização das atividades inerentes ao cargo.

CFM e Febrasgo querem vínculo com maternidade

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) entendem que as Casas de Parto, regulamentadas pela Portaria 185/1999 do Ministério da Saúde, devem ser acopladas às maternidades. O Brasil tem hoje 11 Casas de Parto, sendo que cinco são isoladas. Para o coordenador da Comissão em Defesa do Parto Normal do CFM, José Fernando Maia Vinagre, a assistência à obstetrícia pode gerar emergências médicas e essas casas precisam estar preparadas com técnicas cirúrgicas, de acordo com a necessidade da gestante.

Fumantes lideram ligações recebidas pelo Disque Saúde

Os fumantes que querem abandonar o vício do cigarro lideram as ligações recebidas pelo Disque Saúde (0800-611997) nos quatro primeiros meses de 2009. Dúvidas sobre o tabagismo ocuparam o segundo lugar, seguidas pelas demandas a respeito de doenças em geral. O estudo foi realizado pelo Ministério da Saúde por ocasião do Dia Mundial Sem Tabaco, em 31 de maio.

Com relação ao tratamento, as perguntas mais frequentes foram sobre orientações para aquele que quer parar de fumar, para quem quer ajudar alguém  nessa situação e sobre o uso de medicamentos. Em relação às principais complicações detectadas em quem faz uso do tabaco, destacaram-se as dúvidas sobre quais as principais doenças associadas ao fumo, a relação tabagismo/gravidez e tabagismo/impotência sexual.

O Ministério da Saúde disponibiliza tratamento para quem deseja parar de fumar, nas unidades básicas de saúde e em hospitais, com a prescrição de adesivo de nicotina (7 mg,14 mg e 21 mg), goma de mascar e o medicamento cloridrato de bupropiona (150 mg).

Segunda edição do Guia de Cardiologia
O Guia de Cardiologia ganhou segunda edição, que inclui temas como cardiopatia na gravidez, cardiologia aplicada à atividade física e síncope. A obra agrega ainda um cd-rom com as imagens do livro na versão em cores. O livro, publicado pela editora Manole, faz parte da série Guias de Medicina Ambulatorial e Hospitalar, escrita por profissionais da Unifesp-EPM.


Este conteúdo teve 467 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 7h às 21h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2020 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 306 usuários on-line - 467
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior