PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Texto reafirma os direitos do paciente e amplia o papel do médico


ENTREVISTA (JC pág. 3)
Oded Grajew, idealizador do Movimento Nossa São Paulo


ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
Serviços do Cremesp agora disponíveis aos médicos em eventos e congressos


ATIVIDADES 2 (JC pág. 5)
Curso sobre Mercado de Trabalho & Perspectivas avaliou opções para os recém-formados


GERAL 1 (JC pág. 6)
Fórum discute terceirização e precarização da mão-de-obra no setor da saúde


CEM 2009 (JC pág. 7)
Novo Código de Ética Médica foi aprovado em plenária durante a IV Conem


ESPECIAL (JC pág. 8)
Campanhas do Cremesp alertam para a importância do cuidado com a saúde do médico


GERAL 2 (JC pág. 10)
Estudo mostra que casos de falsos médicos caíram mais de 30% em um ano


INFLUENZA A (JC pág. 11)
Comunicado especial sobre a pandemia de gripe A (H1N1)


GERAL 3 (JC pág. 12)
Em vigor, lei antifumo deve economizar nos gastos públicos com a saúde


ATIVIDADES 3 (JC pág. 13)
Coluna dos conselheiros do CFM e agenda da presidência da Casa no mês de agosto


ALERTA ÉTICO (JC pág.14)
Análises do Cremesp ajudam a prevenir falhas éticas causadas pela desinformação


GERAL 4 (JC pág. 15)
Atividades do Programa de Educação em Saúde realizadas no mês de julho


ESPECIALIDADES (JC pág. 16)
Cerca de 10 mil pacientes são beneficiados por ano com transplantes de córnea no país


GALERIA DE FOTOS



Edição 262 - 08/2009

GERAL 4 (JC pág. 15)

Atividades do Programa de Educação em Saúde realizadas no mês de julho


PESC: o Conselho na comunidade

O Programa de Educação em Saúde para a Comunidade (PESC) foi lançado pelo Cremesp em fevereiro de 2009 e conta com a parceria da Coordenadoria de Atenção às Drogas da Secretaria Municipal de Participação e Parceria de São Paulo no tema álcool e drogas.

Desde sua implantação, o programa já realizou diversas ações comunitárias com a finalidade de integrar o Conselho com a comunidade, em especial aquelas em situação de vulnerabilidade social, levando discussões sobre assuntos da área da saúde, tais como tabaco, álcool, drogas, saúde sexual e reprodutiva, doenças sexualmente transmissíveis, automedicação, direitos do paciente, obesidade e hábitos alimentares saudáveis. Nos encontros são distribuídas cartilhas educativas aos participantes.

No mês de julho, o PESC realizou os seguintes eventos:

02/07 – Exibição do documentário X-Salada e Pão com Ovo, que aborda os temas saúde sexual e reprodutiva. O evento realizado na ONG Casa do Zezinho, zona sul da Capital paulista, contou com a presença 113 adolescentes.
06 e 08/07 – Apresentação – para um público estimado de 130 crianças e adolescentes por dia – da peça Quando Eu Era Pequeno Eu Nem Sabia, pelos Doutores da Alegria na ONG Casa do Zezinho. Os temas abordados foram obesidade infantil e hábitos alimentares saudáveis. No segundo dia de apresentação, o evento contou com a presença do conselheiro Henrique Liberato Salvador.
08/07 – Apresentação da peça Ainda pela CIA Garatuja na Escola Estadual Raimundo Correia, zona leste da capital. O evento, que contou com a parceria da ONG Moca, registrou a presença de 56 jovens e do conselheiro Mauro Gomes Aranha.
12/07 – Ações de prevenção, teste de saúde, distribuição de materiais educativos, orientação e encaminhamento da população sobre DST/AIDS, Tabaco, Álcool e outras drogas, durante o Encontro dos Motociclistas de São Paulo, realizado no Parque do Carmo, zona leste da Capital. Estiveram presentes cerca de duas mil pessoas, e a conselheira Maria do Patrocínio Tenório Nunes.
13 e 15/07 – Apresentação da peça Quando eu era pequeno eu nem sabia pelos Doutores da Alegria, que aborda, dentre outros temas, a obesidade infantil e hábitos alimentares saudáveis. Cada dia do evento contou com a presença de cerca de 65 crianças. A conselheira Maria do Patrocínio Tenório Nunes participou do primeiro dia da apresentação.
15/07 – Apresentação da peça Ainda, que trata dos assuntos álcool e drogas, para 127 alunos da Escola Municipal Raimundo Corrêa. A ação foi uma parceria com a ONG Moca. No dia 16/07, a mesma peça foi apresentada para 85 jovens na ONG Casa do Zezinho.
20 e 21/07 – Exibição do filme Aurora, que aborda os temas doenças sexualmente trans¬mis-síveis e AIDS no Núcleo de Atendimento na ONG Moca. O primeiro dia do evento contou com a presença de 48 jovens e do conselheiro Caio Rosenthal. No segundo dia, a plateia foi formada por 55 jovens e adultos, além dos conselheiros Mauro Gomes Aranha e Silvia Helena Rondina Mateus.
21/07 – Exibição do filme Que Porre sobre saúde sexual e reprodutiva. O evento foi realizado na ONG Casa do Zezinho e contou com a presença de 106 adolescentes e da conselheira Maria do Patrocínio Tenório Nunes.
22/07 – Apresentação da peça Ainda para 50 jovens e adultos na ONG Casa do Zezinho. Esteve presente o conselheiro Mauro Gomes Aranha.
27/07 – Distribuição de materiais educativos e intervenção artística entre o público sobre direitos do paciente, para cerca de 200 pessoas, no ginásio do Pacaembu, Capital paulista. O ação contou com a presença da conselheira Maria do Patrocínio Tenório Nunes e teve apoio da Campanha de Doação de Sangue no Inverno da Secretaria de Estado da Saúde.
30/07 – Exibição do filme Aurora, que aborda os temas DST/AIDS para 89 jovens na ONG Casa do Zezinho.

CREMESP EM NÚMEROS

Junho/2009

Atendimento
Atendimentos presenciais nas delegacias: 7.468                                                  
Atendimentos na sede:  3.906
Atendimentos na sub-sede Vila Mariana:   3.512
Consultas respondidas:  1.520
Levantamentos de temas éticos realizados pela biblioteca:  1.253
Atividade judicante dos conselheiros
Denúncias recebidas:  325
Audiências realizadas:  130
Oitivas realizadas:  191
Processos abertos:  29
Processos julgados:  65
Processos em andamento:  2.871
Infraestrutura operacional
Câmaras técnicas:  32
Comissões de ética médica:  20
Conselheiros:  42
Delegacias:  31
Delegados:  255
Funcionários:  324
Títulos disponíveis na biblioteca:  2.045
Outras atividades
Comissões de ética médica capacitadas:  9
Cursos de Educação Médica Continuada:  4
Eventos diversos:  2
Fiscalizações a locais de trabalho:  66
Julgamentos simulados:  3
Reuniões de Câmara Técnica:  13
Participações de conselheiros em palestras e eventos:  20
Palestras Codame:  1
Plenárias de Conselheiros:  5
Registros
Médicos registrados:  192
Empresas registradas:  218

ENCONTRO DE GERAÇÕES
A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo reúne seus formandos no próximo “Encontro de Gerações”, que será realizado no dia 17 de outubro, a partir das 12 horas. O evento acontece no Centro Acadêmico Oswaldo Cruz, onde será oferecido um churrasco aos participantes. 

Cursos & Eventos

Nutrologia
Organizado pela Associação Brasileira de Nutrologia, o 13º Congresso Brasileiro de Nutrologia será realizado dos dias 16 a 18 de setembro, em São Paulo. Paralelamente ao evento, acontecem a XIV Conferência sobre Obesidade e Síndrome Metabólica, a VI Conferência de Direito Humano à Alimentação Adequada e o VII Annual Meeting International Colleges For Advancements of Nutrition. Mais informações pelos telefones (17) 3523-9732 / 3524-4929, ou pelo site www.abran.org.br/congresso.

Medicina Intensiva
O Instituto Internacional as Ciências Sociais e Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp) realizam o curso: Prevenção e Promoção da Saúde: A prática interprofissional em saúde com o foco na pessoa, com início no dia 14 de setembro. Mais informações: www.iics.org.br

Oftalmologia
O curso Oftalmologia para o Geriatra, Endocrinologista, Clínico Geral é oferecido pelo Departamento de Oftalmologia da Unifesp. O evento acontece nos dias 25 e 26 de setembro. Mais informações pelo site www.oftalmologiaunifesp.com.br ou pelo telefone (11) 5085-2026.

Bioética
8º Congresso Brasileiro de Bioética, dias 23 a 26 de setembro. Realização: Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) e Sociedade de Bioética do Estado do Rio de Janeiro (SBRio). Local: Búzios, Rio de Janeiro. Informações: www.congressodebioetica2009.com.br ou pelos telefones (21) 2499-4943 / 2496-4048.

Endoscopia
As VII Jornada de Endoscopia e Cirurgia Bilipancreática, III Jornada Internacional de Ecoendoscopia e I Jornada Internacional de Endoscopia Terapêutica do Hospital Ana Costa acontecem nos dias 26 e 27 de setembro. Os eventos serão realizados na cidade de Santos, em São Paulo. As inscrições devem ser feitas pelo site www.anacosta.com.br

Homeopatia
Congresso da Associação Paulista de Homeopatia 2009, dias 24 a 27 de setembro. Local: Águas de Lindóia, SP. Informações: aph@relations.com.br ou pelo telefone (11) 5543-4142.

Clínica Médica
10º Congresso Brasileiro de Clínica Médica, 5º Congresso Internacional de Medicina de Urgência, 1º Congresso Brasileiro de Medicina Paliativa e 4º Congresso Nacional das Ligas Acadêmicas de Clínica Médica
, dias 16 a 18 de outubro. Realização: Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Local: Centro de Convenções Anhembi, São Paulo. Informações: www.sbcm.org.br/brasileiro2009 ou pelo telefone (11) 3849-0379.


Este conteúdo teve 96 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 404 usuários on-line - 96
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.