PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Cremesp apoia decisão do MEC que impede a abertura de novos cursos no Estado


ENTREVISTA (JC pág. 3)
Luiz Roberto Ramos: a depressão é a principal doença mental deste século


ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
Atualização profissional gratuita nas cidades do interior paulista


ATIVIDADES 2 (JC pág. 5)
Cremesp visita hospitais para esclarecer dúvidas sobre o novo Código


ATIVIDADES 3 (JC pág. 6)
Cerimônia homenageou aqueles que fizeram a diferença na prática médica


GERAL 1 (JC pág. 7)
Portaria proíbe, oficialmente, a abertura de escolas médicas no Estado


MEDICINA LEGAL (JC págs. 8 e 9)
Encontro abordou temas complexos inerentes a acidentes de grandes proporções


ÉTICA & JUSTIÇA (JC pág. 10)
Acompanhe como agir diante de um processo ético-profissional


GERAL 2 (JC pág. 11)
Diretora do Cremesp analisa a atuação das cooperativas médicas no país


VIDA DE MÉDICO (JC pág. 12)
A dedicação, incondicional, deste ortopedista à prática médica, é exemplo de profissionalismo


COLUNA DO CFM (JC pág. 13)
Callegari e Françoso inauguram coluna como novos representantes de São Paulo


ALERTA ÉTICO (JC pág. 14)
Análises do Cremesp ajudam a prevenir falhas éticas causadas pela desinformação


GERAL 3 (JC pág. 15)
Ações sociais do Cremesp levam informações de saúde até a periferia da cidade


ESPECIALIDADE (JC pág, 16)
Na série de matérias especiais, a hora e a vez da...


GALERIA DE FOTOS



Edição 265 - 11/2009

ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)

Atualização profissional gratuita nas cidades do interior paulista


PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA

O Programa de Educação Médica Continuada do Cremesp, realizado todos os meses em diversos municípios do Estado, tem por objetivo organizar, gratuitamente, cursos e apresentar palestras sobre os mais diferentes temas para os profissionais que, muitas vezes, não dispõem de tempo para se deslocar até os grandes centros. Nos meses de outubro e novembro, foram realizados os seguintes programas:

Botucatu
Para suprir a necessidade de capacitação no atendimento a emergências, o Programa desenvolveu o Curso de Emergência Clínica na cidade de Botucatu, nos dias 24 e 25 de outubro. A atividade foi fruto de uma parceria entre o Cremesp, a Faculdade de Medicina de Botucatu, a Prefeitura Municipal, a Associação Paulista de Medicina (APM) e a Unimed local.


Botucatu: participantes desenvolvem atividade prática durante o curso

A comissão organizadora era formada pelos médicos José Carlos Christovan, José Carlos Souza Trindade Filho, José Guilherme Minossi e Luiz Augusto Bianchi.

Os participantes foram divididos em dois grupos de trabalhos. No primeiro dia, as 20 pessoas presentes participaram de cursos teóricos e, no segundo, os 15 participantes tiveram aulas práticas. No final, realizaram uma avaliação.

No dia 24, os temas tratados foram: Crises Hiperativas, Intoxicantes Exógenas (Luis Au-gusto Bianchi); Complicações Agudas do Diabetes (Bertha Furlan Polegato); Hemorragia Digestiva Alta (Fábio da Silva; e Sindromes Coronarianas Agudas (Melina Goi Roscani).

Já no dia 25 os temas foram: Arritmias – teórica; Arritmias Cardíacas (Luis Augusto Bian-chi); e Prática – PCR/RCP (Bertha Furlan Polegato).

Colina
Para melhor capacitar os médicos da cidade de Colina, o Cremesp promoveu um encontro para tratar do tema Abordagem Inicial no Abdômen Agudo, dentro do 63º módulo do programa. O evento aconteceu no dia 26 de outubro, na Secretaria da Educação da cidade.


Colina: sede da Secretaria da Educação Municipal acolheu os participantes, que assistiram as palestras

Foram apresentados os seguintes temas: Momento Ético – Atestado Médico (José Eduardo Pereira) e Abordagem Inicial¬ no Abdômen Agudo (André Luciano Baitello). Estiveram presentes 17 participantes, que puderam acompanhar as palestras e participar do debate.

São Joaquim da Barra
Temas Diversos foi o assunto do 64º módulo do Educação Continuada, promovido pelo Cremesp no dia 29 de outubro, em São Joaquim da Barra. Os tópicos tratados no programa atenderam a um pedido de capacitação dos próprios médicos da região. As palestras apresentadas foram: Momento Ético (Isac Jorge Filho); Atestado Médico e Atestado de Óbito (Eduardo Luiz Bin); e Propaganda Médica – Codame (Lavínio Nilton Camarim).

Estiveram presentes dezenas de participantes no evento, organizado pelo delegado regional de Ribeirão Preto, Gabriel Junqueira Leite. “A função desses encontros é capacitar técnica e eticamente os profissionais de todas as cidades do Estado de São Paulo”, explicou o conselheiro responsável pela região, Isac Jorge Filho.

Itapetininga
Atualidades da área médica e O Novo Código de Ética Médica foram alguns dos assuntos tratados no módulo 62º, sob o tema Abdômen Agudo e Dor Torácica. O evento foi realizado na região de Itapetininga, no dia 7 de novembro.


Itapetininga: palestras atualizam médicos médicos em urgências

A escolha dos temas para o evento atendeu a uma solicitação dos médicos da região, que além de exercerem sua especialidade, trabalham no serviço de urgência. “Na microrregião de Itapetininga, que são cidades pequenas, os médicos têm poucas oportunidades de se atualizarem e, quando o fazem, participam de congressos na sua área de especialização”, explica João Márcio Garcia, conselheiro responsável pela região.

As palestras apresentadas para os 23 participantes foram: Momento Ético (João Márcio Garcia); Dor Torácica (Renato Azevedo Júnior); e Abdômen Agudo (Milton Steinman).
“É importante essa atualização para os médicos de cidades pequenas, que têm de atender a todos os tipos de emergências e, por vezes, ainda atuam no Programa Saúde da Família”, completa Garcia.


Clube do Fígado faz 8ª discussão de casos aberta a médicos interessados

Foi realizada na sede do Cremesp a 8ª reunião deste ano do Clube do Fígado, no dia 3 de novembro. Esses eventos acontecem mensalmente, sempre na primeira terça-feira do mês, às 10h, e integram o Programa de Educação Médica Continuada do Cremesp.

As reuniões – coordenadas pelos setores de hepa¬tologia e cirurgia do fígado da Escola Paulista de Medicina da Uni¬fesp, da Faculdade de Medicina da USP e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP – contam com a participação de especialistas em hepatologia clínica, cirurgiões do fígado, radiologistas e anatomopatologistas.

Visam atualizar e reciclar nessas áreas todos os médicos interessados do Estado de São Paulo. Consistem na discussão de casos clínicos muito bem documentados, especialmente escolhidos com essa finalidade, permitindo a troca de informações entre os colegas e resultando na melhoria da formação médica e da qualidade da assistência prestada à população.

Nesse último encontro, sob a coordenação da Escola Paulista de Medicina (Unifesp) e tendo como moderador Tarcísio Triviño, com a participação ativa da plateia, foram discutidos dois casos clínicos de pacientes portadores de hepatocarcinoma em fígados cirróticos submetidos a ressecções hepáticas.


50 anos de profissão
MÉDICOS SÃO HOMENAGEADOS EM JABOTICABAL

O Cremesp promoveu, juntamente com a Associação Médica de Jaboticabal e com a Câmara Municipal da cidade mais uma homenagem aos médicos com mais de 50 anos de profissão, no dia 19 de novembro.

Foram homenageados os médicos José Batista Nogueira, Jamil Calil Sader e Aleudo Coelho Santana em uma cerimônia com cerca de 70 pessoas. Pelo Cremesp, estiveram presentes o conselheiro responsável pela região, Isac Jorge Filho; e os delegados Nereu Rodolfo Krieger da Costa – responsável pela promoção e realização do evento –, Eduardo Luiz Bin e Ângelo Mario Sarti. Também estiveram presentes, o prefeito da cidade, José Carlos Hori, e o presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Mauro Henrique Cenço.

“É sempre muito gratificante homenagear esses médicos que se dedicaram tantos anos à medicina sem nunca terem sido punidos”, disse Jorge Filho.



Este conteúdo teve 629 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2020 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 337 usuários on-line - 629
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior