PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (pág. 2)
Presidência de Luiz Alberto Bacheschi: continuidade e aprimoramento das ações já implementadas


VIDA DE MÉDICO (pág. 2)
Delegado da Regional Leste conta sua trajetória profissional


GERAL 1 (pág. 4)
Tomaram posse, neste mês, novos diretores do CBC, da SAESP e da Socesp


GERAL 2 (pág. 5)
Levantamento mostra predomínio crescente de mulheres médicas


GERAL 3 (pág. 6)
Comentários de Renato Azevedo e Antonio Pereira sobre as novas coberturas aprovadas pela ANS


ESPECIAL (pág, 7)
Novos diretores à frente da Casa durante os próximos 15 meses


ENTREVISTA (pág. 8)
Metas e opiniões do novo presidente do Cremesp, Luiz Alberto Bacheschi


2ª DIRETORIA (pág. 9)
Conselheiros que estão à frente do Cremesp até 2011


ÉTICA & JUSTIÇA (pág. 10)
A fiscalização da atividade dos diretores das operadoras


GERAL 4 (pág. 11)
Declaração de óbito & índices reais da mortalidade materna no Brasil


GERAL 5 (pág. 12)
Destaques: artigos dos Conselheiros do CFM e agenda da presidência


ALERTA ÉTICO (pág. 13)
Análises do Cremesp ajudam a prevenir falhas éticas causadas pela desinformação


ESPECIALIDADE (pág. 16)
Os 110 anos do hospital do Juqueri, parte importante da história da Psiquiatria no país


GALERIA DE FOTOS



Edição 267 - 01-02/2010

GERAL 2 (pág. 5)

Levantamento mostra predomínio crescente de mulheres médicas


Médicas inscritas são maioria em 2009

Os dados sobre inscrições de novos médicos no Cremesp consolidam uma mudança: entre os 3.029 formandos em Medicina que se inscreveram em 2009, 1.645 (54%) são mulheres e 1.384 (46%) homens.

Os homens representavam 66,43% das novas inscrições em 1980. Vinte anos depois, em 2000, a presença masculina diminuía mas ainda era predominante, com 55,39% dos novos inscritos no Cremesp.

A inversão nesse cenário ocorreu somente em 2006, quando as mulheres passaram a representar 51,75% dos 3.030 novos registros profissionais daquele ano. Em 2007, as mulheres representavam 52,78%  e, em 2008, 52,96%.

Para o presidente do Cremesp, Luiz Alberto Bacheschi, neurologista e professor da Faculdade de Medicina da USP, “tendo em vista tratar-se do quarto ano consecutivo com predomínio crescente das mulheres, a série histórica indica a tendência de feminilização da profissão médica no Estado de São Paulo”.

No conjunto dos médicos em atividade, a presença dos homens ainda é majoritária. Dos 101.087 médicos em atividade no Estado em janeiro de 2010, aproximadamente 60% são homens.

O equilíbrio de gênero entre médicos deve demorar mais de uma década, embora em algumas especialidades isso já ocorra. Em São Paulo, dentre as 53 especialidades médicas oficialmente reconhecidas, os homens são maioria em 39 delas e chegam a ser dez vezes mais em Ortopedia/Traumatologia e em Urologia. No entanto, as mulheres têm larga vantagem, por exemplo, em Pediatria e Dermatologia, em que são, proporcionalmente, cerca de quatro vezes mais numerosas que os homens.

Conselho divulga novo Código de Ética Médica

A cidade de Osasco foi sede de mais um encontro do Cremesp com médicos, para apresentar as alterações no Código de Ética Médica (CEM). O evento, realizado no dia 28 de janeiro, no auditório do Hospital Municipal Antônio Giglio, reuniu 55 médicos e autoridades locais e contou com a palestra do vice-presidente do Cremesp, Renato Azevedo Junior.

Para a médica pediatra do hospital onde o evento foi realizado, Kátia Aparecida de Jesus, é importante que estes eventos sejam feitos no local de trabalho do médico porque devido à grande carga horária de trabalho, nem sempre é possível participar. Em sua opinião, “os médicos também têm de tirar um tempo para que possam discutir a ética da profissão”.

Segundo Azevedo, o interesse dos médicos é muito grande em relação ao tema. “Como o novo texto entra em vigor em abril, pretendemos fazer uma grande divulgação, culminando com um seminário na Sede, aberto à participação de todos os médicos, para fazermos um lançamento oficial do novo Código”, declarou.

Também estiveram presentes no evento o secretário municipal de Saúde de Osasco, Gelso Aparecido de Lima, e os delegados da Regional do Cremesp na cidade, Edson Umeda, Agliberto Barbosa de Oliveira, Paulo Cesar Pucci e Claudio Graieb Sarno.

No mesmo dia também foram realizados encontros nas cidades de São José dos Campos e Presidente Prudente. O evento também está previsto para os municípios de Guarulhos (03/02), São José do Rio Preto (04/02) e São Miguel Paulista (04/02); e, em São Paulo, na Vila Penteado e Grajaú (10/02 e 25/02, respectivamente).

Cremesp participa de workshop da Fmusp


Renata Gallotti, Bacheschi, Marcos Boulos, Arruda Martins e Iolanda Tibério

A primeira edição do Workshop do Internato 2010 – realizada nos dias 7 e 8 de janeiro de 2010, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – contou com a parceria do Cremesp. A autarquia esteve representa pelo seu atual presidente, Luiz Alberto Bacheschi, que ministrou palestra sobre Postura Ética.

Na ocasião, Bacheschi manifestou grande satisfação pela oportunidade de, como professor da instituição, fazer sua primeira apresentação oficial como presidente do Cremesp.
Também presentes na solenidade o diretor da Faculdade de Medicina, Marcos Boulos; Mílton de Arruda Martins, presidente da Comissão de Graduação; e as professoras Renata Gallotti e Iolanda Calvo Tibério.
 
O principal objetivo dos dois dias do evento foi divulgar informações, aos acadêmicos do 5º ano de Medicina da instituição, sobre o regime de internato.

Delegacia de São José do Rio Preto é reinaugurada


Eleuses Paiva, Bacheschi, Henrique Carlos, Gobbo e Teixeira 

A Delegacia Regional do Cremesp de São José do Rio Preto foi reinaugurada em dezembro e já atende em novo endereço desde o dia 4 de janeiro. “O novo ambiente foi modernizado e ficou bastante funcional. Agora também contamos com elevadores para pessoas com dificuldade de locomoção”, declarou Pedro Teixeira, conselheiro responsável pela região.

Estiveram presentes à solenidade, Henrique Carlos Gonçalves, na ocasião presidente do Cremesp; Eleuses Vieira de Paiva, secretário geral da Frente Parlamentar da Saúde da Câmara Federal; José Victor Maniglia, secretário de Saúde de São José do Rio Preto; Helencar Ignácio, presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de São José do Rio Preto; Regina Maria Volpato Bedone , diretora regional da APM de São José do Rio Preto; Luiz Alberto Bacheschi  (presidente empossado oficialmente em 15/01/10)  e os conselheiros André Scatigno Neto e Carlos Alberto Monte Gobbo.


CREMESP EM NÚMEROS

Novembro/2009

Atendimento
Atendimentos presenciais nas delegacias: 7827
 Atendimentos na sede: 3838
Atendimentos na sub-sede Vila Mariana: 2955
Consultas respondidas: 1323
Levantamentos de temas éticos realizados pela Biblioteca: 1216

Atividade judicante dos conselheiros
Denúncias recebidas: 277
Audiências realizadas: 145
Oitivas realizadas: 224
Processos abertos: 43
Processos julgados: 48
Processos em andamento: 2974

Infraestrutura operacional
Câmaras técnicas: 32
Comissões de Ética Médica: 79
Conselheiros: 42
Delegacias: 31
Delegados: 250
Funcionários: 322
Títulos disponíveis na Biblioteca: 2137

Outras atividades
Comissões de Ética Médica capacitadas: 1
Cursos de Educação Médica Continuada: 3
Eventos diversos: 7
Fiscalizações a locais de trabalho: 70
Julgamentos simulados: 3
Reuniões de Câmara Técnica: 15
Participações de conselheiros em palestras e eventos: 26
Plenárias de conselheiros: 4

Registros
Médicos registrados: 277
Empresas registradas: 206



Este conteúdo teve 142 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 490 usuários on-line - 142
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.