PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
A revalidação da certificação médica obtida no exterior, por Luiz Alberto Bacheschi


ENTREVISTA (JC pág. 3)
Expedicionários da Saúde: heróis anônimos à frente do terremoto no Haiti


ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
O reconhecimento pelos 50 anos dedicados integralmente à prática da Medicina


ATIVIDADES 2 (JC pág. 5)
Já estão programados novos encontros entre os presidentes dos CRMs e a diretoria do CFM


ÉTICA & JUSTIÇA (JC pág. 6)
A publicidade médica e a atuação das Comissões de Divulgação de Assuntos Médicos


LEGISLAÇÃO (JC pág. 7)
Cartões de descontos e a Resolução do Conselho Federal de Medicina nº 1.939


ESPECIAL (JC pág, 10)
Levantamento realizado pelo Cremesp mostra a distribuição dos médicos no Estado


ARTIGO (JC pág. 10)
A emissão de receitas médicas e a prescrição de medicamentos controlados


ICESP (JC pág. 11)
Instituto do Câncer: priorização dos pacientes conforme os recursos clínicos de última geração


GERAL (JC pág. 12)
Acompanhe a agenda de cursos e eventos em diversas especialidades


CFM (JC pág. 13)
Coluna dos representantes do Estado no Conselho Federal de Medicina


ALERTA ÉTICO (JC pág. 14)
Análises do Cremesp ajudam a prevenir falhas éticas causadas pela desinformação


PRESIDÊNCIA (JC pág. 15)
Confira a participação do Cremesp em eventos relevantes para a classe


ESPECIALIDADE (JC pág. 16)
Uma pausa para conhecer a Câmara Técnica Interdisciplinar de Bioética e o Centro de Bioética do Cremesp


GALERIA DE FOTOS



Edição 268 - 03/2010

ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)

O reconhecimento pelos 50 anos dedicados integralmente à prática da Medicina


Médicos são homenageados em Presidente Prudente


Salvador (1º à dir.) ao lado dos médicos homenageados (3º e 4º à dir.)

Pesquisas em humanos, ortotanásia, eutanásia, negligência, imperícia, imprudência e outros temas previstos no novo Código de Ética Médica – que entra em vigor em abril de 2010 – foram abordados no Programa de Educação Médica Continuada (Pemc), do Cremesp, que aconteceu na Casa do Médico de Presidente Prudente, no dia 28 de janeiro. O evento foi uma parceria entre o Conselho e a Sociedade de Medicina do município. Por meio do Pemc, o Cremesp leva aos médicos do Interior do Estado e da Capital a possibilidade de atualização e renovação de seus conhecimentos nas áreas de maior demanda em suas regiões.

Após a palestra realizada pelo vice-corregedor do Conselho, Clóvis Francisco Constantino, o pneumatologista e cirurgião de tórax, cabeça e pescoço, Wilson Meneguci, e o ginecologista e obstetra, Sizuvo Iamada, foram homenageados pelos seus 50 anos de carreira.

Meneguci foi o primeiro cirurgião de tórax da região e também implantou a cirurgia de tumores de cabeça e pescoço. Iamada implantou a primeira maternidade horizontal na zona rural. Foi ele quem trouxe o primeiro aparelho de ultrassonografia, entre outros que não existiam no local, ajudando na capacitação da medicina na cidade.

“Os discursos dos homenageados se tornaram uma verdadeira aula, porque os dois falaram de suas experiências, sobre as cooperativas médicas e as mudanças na medicina, antes e depois do surgimento do SUS”, declarou o conselheiro responsável pela região, Henrique Liberato Salvador.

O evento contou com a presença de 250 participantes, sendo finalizado com uma palestra de Salvador e a entrega de 60 carteiras médicas a novos profissionais. “Fiz questão de ressaltar aos novos médicos a importância de iniciar a profissão de acordo com o novo Código de Ética Médica e de lhes dar a oportunidade de ouvir as experiências de médicos pioneiros”, disse.

Dengue e Leishmaniose

Também em Presidente Prudente, no dia 25 de fevereiro, outro módulo do Programa de Educação Médica Continuada, do Cremesp, abordou o tema Atualização e Capacitação em Dengue e Leishmaniose. Os 320 participantes que foram até a Sociedade de Medicina de Presidente Prudente puderam conferir as palestras de José Wilson Zangirolami, infectologista, que falou sobre Epidemiologia, diagnóstico, tratamento e complicações da dengue; e de Vânia Maria Alves Silva, coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal, que discorreu sobre A situação da dengue no município, os trabalhos realizados e a avaliação entomológica do vetor da dengue na cidade.

Segundo Liberato, a atenção dada ao tema por meio da realização desse programa tem ajudado a aprimorar o tratamento da doença e a diminuir os casos de dengue na região.


Conselho divulga novo Código de Ética Médica


Cremesp em Guarulhos, com a presença dos conselheiros Clóvis Constantino, Renato Azevedo, Kazuo e João Márcio

Mais um Encontro do Cremesp com Médicos, para apresentação do novo Código de Ética Médica, foi realizado em 3 de fevereiro, desta vez em Guarulhos, na sede da Associação Paulista de Medicina (APM) da cidade. O evento reuniu 75 médicos, contando com a apresentação de palestra do conselheiro Clóvis Constantino.

Segundo o conselheiro daquela cidade, Kazuo Uemura, “os médicos participantes consideraram o novo Código um avanço e afirmaram que, após a reformulação, as determinações ficaram mais claras”.

A maratona de encontros que estão sendo realizados pelo Conselho tem priorizado a divulgação do novo Código – aprovado em agosto passado durante a 4ª Conferência Nacional de Ética Médica (Conem) – nos postos de trabalho dos médicos, facilitando o acesso desses profissionais às reuniões. “Como o novo texto entra em vigor em abril, pretendemos fazer uma grande divulgação, culminando com um seminário na sede do Cremesp, aberto à participação de todos os médicos, para fazermos um lançamento oficial do novo Código”, declarou Azevedo.

Para o conselheiro e  1º secretário Mauro Aranha, o contato com os médicos no local de trabalho é fundamental para que haja maior adesão ao novo Código, além de permitir que o Cremesp amplie sua visão sobre as reais necessidades destes profissionais. “São estas vivências particulares dos médicos nos locais de trabalho que vão nos instruir no trabalho judicante”, afirmou Mauro Aranha.


Biblioteca do Cremesp disponibiliza grande acervo para os médicos

Dentro do programa de atualização e aprimoramento profissional que o Cremesp oferece aos médicos, destaca-se o acervo da Biblioteca “Dr. Flamínio Fávero”, que inclui livros, periódicos, revistas e jornais especializados em bioética, ética médica, direito médico, em edições nacionais e internacionais.

Também estão disponíveis para consulta as normas legais, que incluem resoluções do Conselho Federal de Medicina e do Cremesp, leis, decretos, resoluções, portarias e instruções normativas das esferas federal, estadual e municipal, sobre bioética e o exercício da medicina.

Para o conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira, “a biblioteca é um serviço ofertado ao médico com o objetivo de proporcionar-lhe uma educação continuada e maior facilidade de consulta à bibliografia e legislação voltadas à área da saúde”.

O acesso físico à biblioteca e ao seu acervo é aberto aos médicos e público em geral, mas quem preferir, poderá consultar as referências dos livros e revistas por meio do portal do Cremesp. A legislação está integralmente disponível no site.

Caso seja necessário, a biblioteca possui serviço de fotocópias, além de um acervo de livros editados pelo Cremesp, que podem ser distribuídos entre os que a visitam e se mostram interessados pelas obras.

O horário de funcionamento da biblioteca é de segunda à sexta-feira, das 9h às 17 horas. Telefones: (11) 3017-9337 / 3017-9309.


Este conteúdo teve 502 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 7h às 21h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2020 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 262 usuários on-line - 502
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior