PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
A revalidação da certificação médica obtida no exterior, por Luiz Alberto Bacheschi


ENTREVISTA (JC pág. 3)
Expedicionários da Saúde: heróis anônimos à frente do terremoto no Haiti


ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
O reconhecimento pelos 50 anos dedicados integralmente à prática da Medicina


ATIVIDADES 2 (JC pág. 5)
Já estão programados novos encontros entre os presidentes dos CRMs e a diretoria do CFM


ÉTICA & JUSTIÇA (JC pág. 6)
A publicidade médica e a atuação das Comissões de Divulgação de Assuntos Médicos


LEGISLAÇÃO (JC pág. 7)
Cartões de descontos e a Resolução do Conselho Federal de Medicina nº 1.939


ESPECIAL (JC pág, 10)
Levantamento realizado pelo Cremesp mostra a distribuição dos médicos no Estado


ARTIGO (JC pág. 10)
A emissão de receitas médicas e a prescrição de medicamentos controlados


ICESP (JC pág. 11)
Instituto do Câncer: priorização dos pacientes conforme os recursos clínicos de última geração


GERAL (JC pág. 12)
Acompanhe a agenda de cursos e eventos em diversas especialidades


CFM (JC pág. 13)
Coluna dos representantes do Estado no Conselho Federal de Medicina


ALERTA ÉTICO (JC pág. 14)
Análises do Cremesp ajudam a prevenir falhas éticas causadas pela desinformação


PRESIDÊNCIA (JC pág. 15)
Confira a participação do Cremesp em eventos relevantes para a classe


ESPECIALIDADE (JC pág. 16)
Uma pausa para conhecer a Câmara Técnica Interdisciplinar de Bioética e o Centro de Bioética do Cremesp


GALERIA DE FOTOS



Edição 268 - 03/2010

ATIVIDADES 2 (JC pág. 5)

Já estão programados novos encontros entre os presidentes dos CRMs e a diretoria do CFM


Encontro reúne presidentes e diretores do CFM e CRMs


Presidente do Cremesp e do CFM (à mesa) discutem projetos de integração entre os Conselhos

Propostas de resoluções sobre contribuição sindical e critérios para que a consulta seja considerada retorno, novos projetos de sistemas de integração na área de informática e os progressos obtidos com os fóruns educativos sobre publicidade médica foram debatidos na 3ª Reunião da Diretoria do CFM com os presidentes dos Conselhos Regionais de Medicina, realizada no dia 25 de fevereiro, na cidade de São Paulo. A iniciativa visa incentivar a troca de experiências, parceria e integração nas diretrizes dos Conselhos Regionais de Medicina do Brasil.

Luiz Alberto Bacheschi, presidente do Cremesp, recepcionou os convidados da reunião e ressaltou a importância das discussões sobre temas comuns entre os Conselhos, da otimização dos recursos e dos projetos conjuntos. “Isso facilitará as iniciativas e irá melhorar as discussões sobre as resoluções, uma vez que elas já saem com o aval dos conselhos estaduais. Também permitirá que a experiência de outros Conselhos possa ser compartilhada e os demais possam adotar as precauções necessárias”, disse.

Henrique Carlos Gonçalves, coordenador do Departamento Jurídico do Cremesp, expôs a experiência do Conselho paulista em relação à regulamentação da ativação dos conselheiros suplentes para dar vazão a mais de três mil sindicâncias por ano.

Pelo Cremesp, estiveram presentes também Renato Azevedo, vice-presidente; Silvia Mateus, tesoureira; Krikor Boyaciyan, corregedor; e Marli Soares, conselheira.
Roberto D’Ávila, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), conduziu os trabalhos e, após os debates afirmou, a propósito das consultas-retorno, levará as sugestões dos presidentes e conselheiros dos CRMs – que propõem a extinção dessa prática – aos planos de saúde. O tema foi suscitado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, por conta dos inúmeros retornos de consulta gerados rotineiramente, o que avilta a remuneração dos médicos, principalmente dos pediatras.

Integração de sistemas
Também foram apresentados os projetos de informática do CFM para 2010, objetivando maior integração dos sistemas administrativo e financeiro, que exigirão investimentos em infraestrutura, tecnologia e recursos humanos.

Entre as novidades, destaque para a constituição do CFM como autoridade certificadora para assinatura digital, a criação da nova carteira de identidade do médico (a ser confeccionada em policarbonato com chip) e a reformulação do Portal Médico e do jornal Medicina, entre outras.

Estão programados encontros entre gerentes de tecnologia da informação dos Conselhos de Medicina de todo o país para estudar o planejamento e operacionalização do processo, bem como o desenvolvimento de softwares. “O investimento na estruturação desses sistemas pretende dar maior agilidade à comunicação entre os Conselhos”, afirmou Desiré Callegari, conselheiro representante de São Paulo no CFM, encarregado dos projetos.
 
Durante o encontro, Lavínio Nilton Camarim, coordenador das delegacias do Interior e da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) do Cremesp, ministrou palestra a respeito dos avanços promovidos com os fóruns de caráter pedagógico sobre publicidade médica. “Despertamos o médico para a existência de normas éticas para divulgação que devem ser seguidas, sob pena de aplicação de mecanismos punitivos previstos na legislação. Essa ação visa prevenir e coibir exageros, sensacionalismo e autopromoção por parte dos profissionais”, explicou.

As reuniões entre a diretoria do CFM e os presidentes dos CRMs passarão a ser mensais, sendo a próxima agendada para dia 5 de abril, em Roraima, quando será exposto o planejamento estratégico da entidade.


Cremesp recebe nova diretoria do CFM


Diretores do Cremesp e do CFM durante plenária especial

Luiz Alberto Bacheschi, presidente do Cremesp, e o conselheiro e representante do Estado no Conselho Federal de Medicina (CFM), Desiré Carlos Callegari, receberam oficialmente a visita dos diretores do CFM, em plenária especial rea¬lizada no dia 24 de fevereiro.

O evento faz parte de uma série de visitas do CFM previstas para 2010 a todos os CRMs do país, com o objetivo de apresentar os novos diretores da casa e ouvir críticas e sugestões dos conselheiros regionais. “Estamos visitando os Conselhos para ouvir as sugestões e, principalmente, críticas, já que são elas que favorecem as mudanças”, afirmou o presidente do CFM, Roberto Luiz D’Ávila.

O encontro, que reuniu diretores e conselheiros das duas entidades, representou mais uma etapa do processo de integração entre o CFM e os CRMs. Até o momento, já houve reuniões do mesmo tipo com os Conselhos do Distrito Federal, Santa Catarina, Pernambuco e Rio de Janeiro.

Na ocasião, os diretores do CFM tiveram a oportunidade de ouvir sugestões e comentários dos conselheiros paulistas, que poderão balizar e orientar as ações que serão desenvolvidas, em nível federal, em prol da medicina e da assistência à população.

Pelo Conselho Federal de Medicina estiveram presentes, além do presidente da entidade, Roberto Luiz D’Ávila, os diretores Aloísio Tibiriçá Miranda, Gerson Zafalon Martins, José lbertino Souza, José Fernando Maia, Frederico Henrique de Mello, Henrique Batista e Silva, Carlos Vital Tavares e José Hiran da Silva Gallo.

Para Bacheschi, “a iniciativa dos encontros promovidos pelo CFM tem aberto um importante canal de diálogo com os Conselhos Regionais, que poderão agregar conquistas que beneficiarão a todos os médicos.”

CLUBE DO FÍGADO
A primeira reunião deste ano do Clube do Fígado foi realizada no dia 2 de março, na sede do Cremesp. Estas reuniões acontecem mensalmente, sempre na primeira terça-feira do mês, às 10h, e integram o Programa de Educação Médica Continuada do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.

As reuniões, coordenadas pelos setores de hepatologia e cirurgia do fígado da Escola Paulista de Medicina da Unifesp, Faculdade de Medicina da USP e Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP, reúnem especialistas em hepatologia clínica, cirurgiões do fígado, radiologistas e anatomopatologistas e visam atualizar e a reciclar nessa área todos os colegas interessados do estado de São Paulo, consistindo na discussão de casos clínicos muito bem documentados, permitindo a troca de informações entre os colegas.

Nesse encontro, sob a coordenação da Faculdade de Medicina da USP, tendo como moderador Paulo Herman e a participação ativa da platéia, foram discutidos três casos clínicos: um paciente portador de metástases hepáticas de tumor de testículo não seminomatoso, um paciente portador de colangiocarcinoma e um paciente portador de metástases hepáticas colorretais com trombose de porta submetido à ressecção hepática.





Este conteúdo teve 95 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 276 usuários on-line - 95
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.