PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2))
"As escolas médicas brasileiras deveriam autoavaliar o ensino que praticam"


ENTREVISTA (JC pág. 3)
Renato Adam Mendonça, vice-presidente do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR)


ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
A implantação da 1ª unidade AME-Psiquiatria na Vila Maria, em São Paulo


PEMC (JC pág. 5)
A Medicina e a Condição Feminina lembrou a atuação das mulheres médicas no voluntariado


ATIVIDADES 2 (JC pág. 6)
Florianópolis sedia 1º Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina deste ano


SAÚDE PÚBLICA (JC pág. 7)
Portaria estabelece normas para o atendimento de travestis e transexuais


FISCALIZAÇÃO (JC pág. 8 e 9)
Levantamento nos Centros de Atendimento Psicossocial do Estado


ÉTICA & BIOÉTICA (JC pág. 10)
Atualizações do CEM entraram em vigor em 13 de abril


INFLUENZA (JC pág. 11)
Na avaliação do Conselho, todos os médicos deveriam ser vacinados


GERAL 1 (JC pág. 12)
CFM regulamenta métodos terapêuticos que visam o equilíbrio celular


CFM (JC pág. 13)
Representantes do Estado no Conselho Federal se dirigem aos médicos e à sociedade


ALERTA ÉTICO (JC pág. 14)
Análises do Cremesp ajudam a prevenir falhas éticas causadas pela desinformação


GERAL 2 (JC pág. 15)
Aplicabilidade do Novo Código de Ética Médica será tema do treinamento de funcionários dos CRMs


GALERIA DE FOTOS



Edição 269 - 04/2010

ATIVIDADES 2 (JC pág. 6)

Florianópolis sedia 1º Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina deste ano


Conselhos se reúnem para analisar desafios da profissão


Representantes dos Conselhos de Medicina discutem carreira de Estado para médicos

A proposta de criação da carreira de Estado para os médicos foi a tônica do I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2010, promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), em Florianópolis (SC). O evento, realizado de 3 a 5 de março, contou com a participação de representantes de 27 Conselhos Regionais de todo o país, além de convidados nacionais e estrangeiros.

Palestrantes e convidados apresentaram suas impressões sobre a Emenda Constitucional nº 454/09, de autoria dos deputados Eleuses Paiva (DEM-SP) e Ronaldo Caiado (DEM-GO), que atualmente tramita na Câmara dos Deputados.

A intenção do encontro foi debater e avaliar as principais propostas que envolvem a prática da medicina e da saúde no Brasil, no presente e no futuro, em diferentes contextos. A iniciativa permitiu traçar um amplo quadro da saúde e da medicina, além de compartilhar problemas, possibilitando respostas e diretivas nacionais.

A programação incluiu ainda discussões sobre cuidados paliativos, assistência pré-hospitalar, novo Código de Ética Médica, sistemas de saúde, atuação política das entidades médicas, conflitos entre médicos peritos e assistentes e ensino médico, entre outros.

O Cremesp esteve representado no evento pelo seu presidente e vice-presidente, Luiz Alberto Bacheschi e Renato Azevedo Júnior, respectivamente, além dos diretores e conselheiros Carlos Alberto de Campos, Carlos Gobbo, Clóvis Francisco Constantino, Denise Barbosa, João Ladislau, João Márcio Garcia, Krikor Boyaciyan, Lavínio Nilton Camarim, Mauro Aranha, Pedro Teixeira Neto, Renato Françoso, Rodrigo Durante Soares, Rui Telles Pereira, Silvana Morandini e Silvia Helena Mateus. Também estiveram presentes os presidentes do CFM, Roberto D’Ávila, da Associação Médica Brasileira (AMB), José Luiz Gomes do Amaral; Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Paulo Argollo Mendes; Sociedade Brasileira de Medicina Legal, Railton Bezerra; Associação Nacional de Médicos Peritos, Luiz Carlos de Teive Argollo; e Sociedade Brasileira de Perícias Médicas, Cláudio José Trezub. Entre os conferencistas, o encontro contou com palestras dos escritores Moacyr Scliar e Rubem Alves; do professor da Universidade do Porto (Portugal), Rui Nunes; e da presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos de Portugal, Isabel Caixeiro.

Pré-Enem
Fórum Sul-Sudeste discute saúde pública  e suplementar


Renato Azevedo e João Ladislau entre os participantes do encontro

Diretores e conselheiros do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) receberam representantes de outros Conselhos Regionais e de diversas entidades médicas para debater temas da saúde pública e suplementar no II Fórum Sul-Sudeste Pró-SUS de Trabalho e Remuneração Médica, realizado em 19 de março. O Cremesp esteve representado no evento pelo seu vice-presidente, Renato Azevedo Júnior, e pelo conselheiro João Ladislau Rosa.

O fórum tratou inicialmente da situação geral de atendimento e do médico que atua no sistema público de saúde. Na segunda parte do evento, discutiu-se a importância da reestruturação das comissões estaduais de honorários médicos no setor privado. Como alguns Estados já têm feito essa análise, foram indicados dois novos fóruns sobre o assunto, sendo um em São Paulo e outro em Belo Horizonte. 

Os participantes apresentaram propostas para a formação de um dossiê sobre a saúde pública em todo Brasil e a realização de uma pesquisa sobre a situação do médico que trabalha no Sistema Único de Saúde (SUS).  Ao final do encontro, ficou agendado o pré-Enem Regional Sul-Sudeste para os dias 14 e 15 de maio, em São Paulo. As sugestões deverão ser compartilhadas dentro dos movimentos médicos e encaminhadas ao Encontro Nacional das Entidades Médicas (Enem), que será realizado em Brasília, entre os dias 27 e 30 de julho.

Jornal do Cremesp e revista Ser Médico estão digitalizadas na Internet

As publicações impressas do Cremesp – Jornal do Cremesp (mensal) e revista Ser Médico (trimestral) –, já disponíveis on line, passam a adotar também a versão em páginas digitalizadas. O sistema propicia a leitura dos textos na tela do computador tal qual as publicações impressas, facilitando o acesso do leitor ao conteúdo. As versões digitais permitem a virada de páginas com apenas um toque; seleção rápida, através do índice, de matérias ou sessões de interesse;  ampliação e redução do texto com perfeição (sem distorções da fonte); e impressão e envio de matérias por e-mail com rapidez e segurança.

Comentários sobre a nova tecnologia podem ser enviados para o endereço eletrônico: editoria@cremesp.org.br


Este conteúdo teve 622 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2020 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 357 usuários on-line - 622
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior