PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Estudo inédito do Cremesp avalia a relação médico-indústria


ENTREVISTA (JC pág. 3)
Mauricio Ceschin, presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar


ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
Atualização profissional do Cremesp chega aos médicos do interior do Estado


ATIVIDADES 2 (JC pág. 5)
Obra coordenada pelo conselheiro Eurípedes Carvalho avalia as carências do setor


POLÍTICAS DE SAÚDE (JC pág. 6)
Na pauta das discussões do evento, a valorização do trabalho médico


ATIVIDADES 3 (JC pág. 7)
Cremesp aprimora sua estrutura de serviços à população e aos médicos do Estado


PESQUISA (JC pág. 8)
Acompanhe íntegra do estudo do Cremesp, com resultados e conclusões


GERAL 1 (JC pág. 10)
Federação Ibero Latinoamericana de Cirurgia Plástica tem novo presidente


GERAL 2 (JC pág. 11)
Número de usuários de crack no Estado cresce em ritmo alarmante


CFM (JC pág. 12)
Representantes do Estado no CFM se dirigem aos médicos e à sociedade


GERAL 3 (JC pág. 13)
Em agosto, o encontro de especialistas em hepatologia acontece dia 3


GERAL 4 (JC pág. 14)
Análises do Cremesp ajudam a prevenir falhas éticas causadas pela desinformação


ESPECIALIDADES (JC pág. 16)
SBCP-SP reúne atualmente mais de 1.700 médicos da especialidade


GALERIA DE FOTOS



Edição 271 - 06/2010

ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)

Atualização profissional do Cremesp chega aos médicos do interior do Estado


Educação Continuada realiza módulos no Interior

Para auxiliar na capacitação e na reciclagem dos profissionais do Interior, o Cremesp realizou diversas etapas do Programa Educação Médica Continuada (PEMC), no mês de maio


Franca


Neto, Hellu, Piacesi, Camarim, Bacheschi e Azevedo: encontro em Franca discutiu AVCs e TEPs

Temas relacionados aos AVCs e TEPs foram debatidos no Programa de Educação Médica Continuada, em Franca. O módulo 74 ocorreu na sede recreativa do Centro Médico, no dia 26 de maio, e contou com a presença de 28 participantes. O conselheiro responsável pela região, Lavínio Nilton Camarim, abriu o evento com a palestra Momento Ético. Para ele, “essa é uma excelente forma de reciclar o conhecimento dos médicos do Interior por um custo baixo, sem onerar a categoria”.

Na sequência, o evento contou com as palestras Profilaxia, Diagnóstico e Tratamento Inicial nos AVCs (Luiz Alberto Bacheschi, presidente do Cremesp) e Profilaxia, Diagnóstico e Tratamento nos TEPs (Renato Azevedo Júnior, vice-presidente do Cremesp). Também prestigiaram o encontro Domingos Cassis Neto, presidente do Centro Médico; Marco Aurélio Piacesi, presidente do Sindicato dos Médicos; e Raul Hellu Junior, técnico da Secretaria de Saúde da região.

Araraquara
O programa realizado na cidade de Araraquara recebeu os participantes na Associação Paulista de Medicina (APM) local, no dia 5 de maio. Inicialmente foi apresentada a palestra Momento Ético, pelos delegados do Cremesp José Manuel Bombarda, Aluísio Margarido Alberici e José Antônio Gomes, durante a qual foram abordadas questões específicas ligadas a prontuários.

A palestra Complicações e Tratamento da Hipertensão Arterial, apresentada pelo conselheiro José Henrique Andrade Vila, tratou das complicações da pressão arterial que, segundo ele, atualmente é um grande inimigo silencioso, tanto de homens como de mulheres. “Aproximar os médicos do Conselho, eliminar suas dúvidas e mostrar a importância dessa parceria com as regionais, para a reciclagem profissional, são os principais objetivos desses eventos realizados no interior paulista”, ressalta Vila.

Andradina
Atendendo a pedidos de médicos da cidade, o Cremesp apresentou o tema Hemoterapia, no dia 8, na Casa do Médico de Andradina. Esse módulo do programa, em especial, fez parte de uma parceria entre a regional do Cremesp e os médicos do Banco de Sangue de Ribeirão Preto, que também atende a cidade.

Os temas apresentados foram: Momento Ético – Transfusão de Sangue em Testemunha de Jeová (José Marques Filho); Indicação de Hemocomponentes e Reações Transfusionais (Volney Góis Barreto).

“Como se tratou de uma solicitação dos próprios médicos, houve muita discussão em torno de questões práticas, com ativa participação da plateia, integrada por grande parte dos profissionais da região”, comentou o conselheiro e palestrante José Marques Filho.

Bebedouro
O módulo 73 do programa foi realizado no Hospital Unimed II, na cidade de Bebedouro, com a participação do conselheiro responsável pela região, Pedro Teixeira Neto. Ele ministrou as duas palestras do encontro (Cuidados Paliativos: Passado, Presente e Futuro e Novo Código de Ética), seguidas por um debate. Neto ressaltou a importância de divulgar e debater os avanços que chegam com o novo Código. “Não só apresentar essas mudanças, mas discutir com a comunidade do Interior as principais implicações dessas novidades na atividade médica”. O evento, que reuniu 20 pessoas, ocorreu no dia 17 de maio.

Ribeirão Preto
O 71º módulo do Programa, realizado pelo Cremesp no dia 20 de maio, teve como foco a Psiquiatria. O evento ocorreu no Centro Médico de Ribeirão Preto e contou com a presença de 51 pessoas. O conselheiro responsável pela região, Isac Jorge Filho, abriu o encontro com a palestra Momento Ético. “Não se pode esquecer que o Cremesp é um órgão de supervisão ética e um médico atualizado tem, indispensavelmente, que levar em conta os aspectos éticos em suas atitudes perante os pacientes, familiares, colegas e a sociedade como um todo”, afirmou.

As outras palestras ministradas foram: A Identificação de Sintomas Psiquiátricos Comuns pelo Clínico Geral (Edson Scherer); Identificação e Manejo do Paciente Alcoolista Pelo Clínico Geral (Ricardo Dmetruk); Avaliação do Risco de Suicídio (Ibiracy de Barros Camargo) e Quando Encaminhar o Paciente para o Psiquiatra. A Ética do Encaminhamento (Mauro Gomes Aranha).


Cremesp vai ao encontro dos médicos em seus locais de trabalho

O Conselho vem realizando, nos últimos meses, diversos encontros com  médicos em hospitais, centros médicos e escolas, tanto da Capital como do interior do Estado, para apresentar e esclarecer as dúvidas sobre o novo Código de Ética Médica, que entrou em vigor no dia 13 de abril deste ano.

A partir do segundo semestre deste ano, as palestras nos hospitais paulistanos devem continuar, mas com temas variados, ligados às condições de trabalho, principalmente dos profissionais que trabalham no Sistema Único de Saúde (SUS). 

No mês de maio, os encontros foram realizados nos seguintes locais: Congresso de Cirurgia Espinhal (1); Hospital do Servidor Público Municipal, InCor e em São João da Boa Vista (5); em Amparo (7); em Jaú, em Catanduva (10); Hospital São Camilo (12); em Itatiba (13); no Curso de Medicina da Universidade Mogi das Cruzes, Hospital e Maternidade São Luiz (19); Santa Casa de São Paulo, Hospital Santa Catarina, em Atibaia (20); no Curso Gastro 2010 (26); na Unicid e no Hospital das Clínicas de Botucatu (27).
 


Este conteúdo teve 91 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 333 usuários on-line - 91
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.