PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (pág. 2))
Nossos votos para que 2011 seja um ano com saúde, conquistas e realizações


ENTREVISTA (pág. 3)
Luiz Fernando Ferraz da Silva, coordenador do Bandeira Científica


EVENTOS 1 (pág.4)
Cremesp debate atualizações do CEM sob a forma de palestras


EVENTOS 2 (pág.5)
Eventos sobre urgência e emergência aconteceram na capital e no interior


GERAL 1 (JC pág. 6)
Veja opções de pagamento (pessoa física e jurídica)


ATIVIDADES 1 (pág. 7)
Encontro apresentou dados de pesquisa Datafolha encomendada pela Casa


EXAME DO CREMESP (pág. 8)
Iniciativa confirma urgência na qualificação do ensino da Medicina no Estado


PLANOS DE SAÚDE (pág. 10)
Coletiva de imprensa: seguradoras não priorizam os profissionais


SAÚDE MENTAL (pág. 11)
A abordagem multidisciplinar no tratamento do paciente psiquiátrico


GERAL 2 (pág. 12)
Lei do Ato Médico e a normatização de procedimentos exclusivos da Medicina


COLUNA DO CFM (pág. 13)
Canal de comunicação dos representantes do Estado no CFM com médicos e sociedade


ALERTA ÉTICO (pág. 14)
Análises do Cremesp ajudam a prevenir falhas éticas causadas pela desinformação


GERAL 3 (pág. 15)
Destaque para a presença do Cremesp em almoço oferecido à presidente eleita


GALERIA DE FOTOS



Edição 277 - 12/2010

EVENTOS 2 (pág.5)

Eventos sobre urgência e emergência aconteceram na capital e no interior


Emergências cardiovasculares são tema de curso na Capital


Público comparece ao auditório da Sede para discutir emergências

Instruções sobre procedimentos científicos e éticos para o atendimento correto de emergências cardiovasculares deram a tônica do Programa de Educação Médica Continuada (PEMC) de Emergências em Cardiologia, realizado pelo Cremesp no dia 6 de novembro. O evento, que aconteceu na sede do Conselho, teve a coordenação do conselheiro, cardiologista e intensivista, José Henrique Andrade Vila.

Os temas tratados visam orientar os médicos que se deparam com situações de emergência cardiológica, ajudando a reduzir a probabilidade de óbito dos pacientes. “Essa iniciativa é muito importante porque os médicos que assistiram às palestras convivem com situações como essas na prática diária. Eles participaram ativamente do debate, com questões de ordem prática, que fazem parte do dia a dia da profissão”, afirma o cardiologista Agnaldo Pispico, que enfatizou as novas normas do ACLS (sigla em inglês para Advance Cardiologic Life Support) e atendimento inicial da ICO (Insuficiência Coronariana) aguda.

O PEMC contou ainda com palestras do cardiologista Anselmo Antonio Salgado, delegado da DR/Vila Mariana do Cremesp, que palestrou sobre cateterismo cardíaco e angioplastia, e do especialista em clínica médica e cardiologia Carlos Alberto Pessoa Rosa, delegado da DR/Bragança Paulista, que discorreu sobre o tratamento clínico da ICO.

Vila destaca que o foco foi direcionado aos aspectos práticos das emergências em cardiologia e na atualização dos médicos com o que há de mais novo nas condutas efetivamente práticas feitas em emergências. “Esse programa foi muito rico em conhecimento divulgado aos colegas. Tivemos palestrantes extremamente qualificados, discutindo temas de grande relevância”, comentou o conselheiro. O evento contou com 85 participantes. 

Clube do Fígado
Os casos de um paciente portador de hepatocarcinoma e outro, portador de metástase hepática de câncer colorretal, ambos submetidos a ressecções hepáticas, ganharam destaque na 9ª e última reunião deste ano do Clube do Fígado, realizada no dia 7 de dezembro, na sede do Cremesp. O evento teve a coordenação da Santa Casa de São Paulo, e moderação de Luiz Arnaldo Szutan, médico e diretor do curso de medicina da Entidade. A plateia participou ativamente das discussões.

As reuniões acontecem mensalmente, sempre na primeira terça-feira do mês, às 10 horas, e integram o Programa de Educação Médica Continuada (PEMC) do Cremesp. São coordenadas pelos setores de hepatologia e cirurgia do fígado da Escola Paulista de Medicina da Unifesp, Faculdade de Medicina da USP e Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP; e reúnem especialistas em hepatologia clínica, cirurgiões do fígado, radiologistas e anatomopatologistas. O objetivo do Clube é atualizar e reciclar todos os médicos interessados do Estado de São Paulo.

Balanço
A última reunião encerrou o ciclo de encontros, que existe desde 2008 e vem crescendo a cada ano, em decorrência do interesse pela especialidade.

Com os avanços científicos ocorridos  na área e a possibilidade do contato direto dos hepatologistas clínicos e cirurgiões com alguns dos principais especialistas do país, há uma aproximação entre os colegas de diferentes escolas, propiciando várias iniciativas de intercâmbio e mesmo de confraternização entre eles.

Para 2011, o Clube deve continuar com o mesmo formato presencial, na sede do Cremesp, acrescido da possibilidade de transmissão por meio de videoconferência para outros centros do Estado de São Paulo e do país.

Campinas
Fórum de Urgência e Emergência reúne hospitais e entidades


Campinas: reivindicações dos médicos são entregues a secretário 

O Cremesp reuniu representantes de hospitais e entidades médicas no Fórum de Urgência e Emergência, realizado no dia 29 de novembro, na sede social da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas.

O evento foi realizado sob a coordenação da conselheira do Cremesp Denise Barbosa, e contou também com a participação do conselheiro e coordenador da Comissão de Urgência e Emergência do Cremesp, Renato Françoso e a presença de mais de 40 pessoas.

O fórum foi realizado para analisar e debater as necessidades da região, “pois assim proporcionamos um melhor atendimento para a população, melhorando o trabalho médico e diminuindo as denúncias encaminhadas ao Cremesp”, explica Denise.

Foram discutidos temas como o aumento do número de leitos nos hospitais da região e a definição de Urgência e Emergência como especialidade médica, entre outros. Um documento com todas as reivindicações será entregue ao secretário de saúde de Campinas.


Franca
Interior sedia último módulo de atualização do ano


Palestra sobre riscos cardiovasculares fecha ciclo de debates

A Delegacia de Franca do Cremesp realizou, no dia 15 de dezembro, na Sede Recreativa do Centro Médico do município, o último módulo de 2010 do Programa de Educação Médica Continuada (PEMC).

A programação contou com palestras do conselheiro responsável pela região, Lavínio Nilton Camarim (Momento Ético); e do professor de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Catanduva, Olavo de Carvalho Freitas (Riscos em Doenças Cardiovasculares).

Participaram da mesa de debate e encerramento do PEMC deste ano, Alexandre Ferreira, secretário de saúde de Franca; Domingos Cassis Neto, presidente do Centro Médico de Franca; e Marco Aurélio Piacesi, presidente do Sindicato dos Médicos de Franca e Camarim.


Este conteúdo teve 95 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 283 usuários on-line - 95
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.