PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (pág. 2)
Renato Azevedo Júnior - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (pág. 3)
Ricardo Meirelles, membro da SBEM


MOVIMENTO MÉDICO (pág. 4)
Hospital do Mandaqui


GESTÃO 2008-2013 (pág. 5)
Posse da 4ª diretoria do Cremesp


PEMC (pág. 6)
Atualização profissional


INTERNET(pág.7)
Revalidação de diplomas estrangeiros


PESQUISA (pág. 8)
Planos de saúde


PLANOS DE SAÚDE (pág. 9)
Mobilização dos médicos paulistas


ENSINO MÉDICO 1 (pág. 10)
Inscrições abertas


ENSINO MÉDICO 2 (pág. 11)
Formação acadêmica


COLUNA CFM (pág. 12)
Artigos dos representantes do Estado de São Paulo no Conselho Federal de Medicina


AGENDA DA PRESIDÊNCIA (pág. 13)
XVII Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia


BIOÉTICA (pág. 15)
Comissões de Ética Médica


GALERIA DE FOTOS



Edição 296 - 09/2012

GESTÃO 2008-2013 (pág. 5)

Posse da 4ª diretoria do Cremesp


4ª diretoria do Cremesp toma posse e reafirma compromisso com os médicos


Diretoria reeleita reafirma compromisso pela busca de melhores salários e condições de trabalho para os médicos 


Azevedo: novas ações para o Movimento Médico

O Brasil não conseguiu se decidir ainda sobre qual sistema de saúde pretende adotar. Saúde é mercadoria? Acreditamos que é um dever do Estado e neste sentido conduzimos nossas lutas, tanto pela defesa de melhorias no Sistema Único de Saúde (SUS) quanto na saúde suplementar”, afirmou Renato Azevedo Júnior em seu discurso como presidente reeleito do Cremesp, durante solenidade realizada no dia 24 de agosto, na capital paulista.

Também foi dada posse à 4ª diretoria – que compõe a gestão 2008/2013 e estará à frente do Conselho durante o período de julho de 2012 a setembro de 2013 –, na presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha; do secretário adjunto da Saúde do Estado de São Paulo, José Manoel de Camargo Teixeira (representando o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri); do secretário adjunto municipal da Saúde, José Maria da Costa Orlando (representando o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o secretário municipal da Saúde, Januário Montone); do presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto d’Avila; e demais representantes de entidades médicas nacionais e estaduais.

Azevedo fez um balanço das atividades realizadas nos 15 meses de sua gestão. Ressaltou as manifestações dos médicos por melhores salários e condições de trabalho no SUS e na saúde suplementar, a campanha Eu Luto pela Saúde (de valorização da Medicina, autonomia e carreira de Estado aos médicos, além de mais qualidade na gestão do SUS e por mais recursos à Saúde), as posições políticas contrárias à abertura desenfreada de escolas médicas e à flexibilização na revalidação de diplomas médicos obtidos no exterior, entre outras. Azevedo pediu que Padilha aceitasse e levasse o pleito dos médicos – para que 10% da receita bruta da União seja destinada à Saúde – à presidente da República, Dilma Rousseff, e que ela receba os médicos em audiência sobre o tema.

Entre as ações da nova gestão, destacou o ato de protesto a ser realizado em São Paulo e Brasília, pela regulamentação da Emenda 29. Ele explicou que o Conselho foi quase forçado a criar a obrigatoriedade de participação no Exame do Cremesp para obtenção do registro profissional, como tentativa de barrar a abertura de novas escolas e proteger a qualidade do ensino médico.


Novos desafios
O presidente do CFM, Roberto d’Avila, afirmou que toda continuidade traz uma responsabilidade maior, e o Cremesp enfrentará enormes desafios  nos próximos 15 meses porque o momento é de cautela. “Nossos adversários, que não estão dentro do movimento médico, maquiam dados estatísticos e são contrários aos interesses da sociedade. Há uma tentativa, no Congresso Nacional, de criar uma entidade reguladora dos Conselhos de profissionais da Saúde porque os CRMs incomodam, não querem receber médicos formados no exterior”, comentou.

O ministro Padilha destacou que São Paulo tem papel decisivo, não só em termos de valorização dos médicos, como pelas características de qualidade e competência em influenciar a saúde com sua capacidade política de representação, inclusive no diálogo com os planos de saúde. “Não há valorização da saúde da população se não houver valorização dos médicos, assim como não existem médicos e gestores valorizados sem esforços contínuos para a qualidade da Saúde. Não podemos adotar medidas simplistas porque o problema da Saúde no país não é só gestão ou financiamento. Há outros desafios, como a qualidade de atendimento no SUS e a desconcentração de médicos em todo o país”, disse. Defendeu a abertura de novas escolas médicas, mas também o fechamento daquelas que não demonstrarem qualidade de ensino.

A cerimônia contou com a participação de José Luiz Gomes do Amaral, presidente  da Associação Médica Mundial; Florentino de Araújo Cardoso Filho, presidente da Associação Médica Brasileira; Florisval Meinão, presidente da Associação Paulista de Medicina; Casemiro dos Reis Júnior, presidente da Federação dos Médicos do Estado de São Paulo (e representante do presidente da Federação Nacional dos Médicos, Geraldo Ferreira Filho); Affonso Renato Meira, presidente da Academia de Medicina de São Paulo; e Cid Célio Jayme Carvalhaes, presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo, entre vereadores, deputados, secretários de Saúde, diretores de Conselhos Regionais de Medicina, delegados regionais do Cremesp e outras autoridades.



Este conteúdo teve 99 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 333 usuários on-line - 99
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.