PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (pág.2)
Renato Azevedo - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (pág.3)
Robert Nicodeme


FISCALIZAÇÃO (pág. 4)
Delegacia Regional do Cremesp em Campinas


SAÚDE SUPLEMENTAR (pág. 5)
Parecer CADE


ENSINO MÉDICO (pág. 6)
Revalida


ENSINO MÉDICO (pág. 7)
Avaliação nacional


DEMOGRAFIA MÉDICA (págs. 8/9)
Relatório de Pesquisa CFM/Cremesp


REPERCUSSÃO (pág. 10)
Distribuição desigual


REGIONAIS (pág.11)
Novas instalações da Delegacia de Ribeirão Preto


COLUNA DO CFM (pág.12)
Artigos dos representantes de SP no Federal


ELEIÇÕES CREMESP 2013 (pág.13)
Este ano não haverá voto presencial


SAÚDE PÚBLICA (pág.15)
A explosão da dengue no interior de SP


ENCONTRO NACIONAL (pág.16)
CRMs defendem o SUS de qualidade


GALERIA DE FOTOS



Edição 301 - 03/2013

ELEIÇÕES CREMESP 2013 (pág.13)

Este ano não haverá voto presencial


Médico votará exclusivamente por correspondência


A eleição que definirá a gestão 2013-2018 do Cremesp ocorrerá nos dias 5, 6 e 7 de agosto, de acordo com a Resolução CFM nº 1.993/2012, que dispõe sobre as eleições dos 20 membros titulares e 20 suplentes dos Conselhos Regionais de Medicina. O voto, direto e secreto, é obrigatório e será feito exclusivamente por correspondência, não havendo voto presencial. Está prevista em lei multa para aqueles que não votarem, exceto quando justificado até 60 dias após o encerramento do pleito.

As eleições serão conduzidas por uma Comissão Eleitoral, composta por um presidente e dois secretários, que será designada pelo plenário do Cremesp.

Voto
O médico receberá, por correspondência, o material eleitoral contendo as instruções, uma papeleta de identificação e cédula eleitoral, além de envelope próprio para postagem desse material.

Os votos serão recebidos até o dia 7 de agosto. Serão considerados válidos os votos por correspondência cujo envelope contiver a chancela dos Correios.

O médico que estiver inscrito em mais de um Conselho Regional de Medicina deverá votar em pelo menos um deles.


Candidatos

O Cremesp aceitará o registro das chapas de candidato a partir das 9h do dia 3 de junho de 2013 até às 18h do dia 17 de junho de 2013. As chapas devem preencher requerimento específico e apresentar demais documentos à Comissão Eleitoral.

Serão considerados impedimentos para a candidatura ao cargo de conselheiro quem perder ou tiver suspensos seus direitos políticos, estiver impedido de exercer a profissão por decisão dos Conselhos de Medicina ou por ordem judicial, ocupar cargo ou função remunerada no Cremesp, estiver inadimplente com o Conselho, tanto na anuidade da pessoa física quanto na pessoa jurídica pela qual for responsável (diretor técnico e/ou sócio), tiver sido condenado por infração ético-profissional transitada em julgado, for condenado judicialmente a pena de suspensão do exercício profissional ou por crimes diversos, entre outras condições estabelecidas na norma.

As chapas eleitorais poderão designar um representante e um substituto regularmente inscrito no Cremesp para acompanhar os trabalhos da Comissão Eleitoral.

O mandato dos novos membros eleitos do Cremesp terá início no dia 1º de outubro de 2013.

Mais detalhes sobre a eleição Cremesp 2013 e a Resolução CFM nº 1.993/2012, que dispõe sobre as instruções para a eleição dos membros titulares e suplentes dos conselhos regionais de Medicina, podem ser obtidos no portal do Cremesp (www. cremesp.org.br).





Educação Continuada
Clube do Fígado analisa casos de tumor Klatskin


Ferreira no debate com especialistas


Dois casos de pacientes com tumor Klatskin tematizaram o primeiro encontro do Clube do Fígado deste ano, realizado na sede do Cremesp, no dia 5 de março. A reunião, moderada por Fabrício Ferreira, do Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da USP, foi transmitida via internet para as delegacias de Santos, Campinas e São José do Rio Preto.

O primeiro caso tratou de um paciente com tumor Klatskin com hepatectomia esquerda, ressecção de lobo caudado e biliodigestiva; o segundo com trissegmentecnomia direita, ressecção de lobo caudado e da veia porta.

Estiveram presentes especialistas em hepatologia clínica, cirurgiões do fígado, radiologistas e anatomopatologistas dos setores de Cirurgia de Fígado da Escola Paulista de Medicina da Unifesp, da Faculdade de Medicina da USP e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.


Debate
Médicos discutem relação com imprensa


Meinão, Carvalhaes e Ladislau: imprensa tem papel importante para o movimento médico

Os brasileiros sabem que os planos de saúde são caros, remuneram mal os médicos e prestam um serviço ruim. Essas informações foram amplamente divulgadas pela imprensa a partir de diversos contatos com as entidades médicas. Foi para debater essa relação médico-imprensa que o Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo (Simesp) promoveu o debate Saúde – a imprensa e os médicos, envolvendo representantes das entidades, do poder público e da imprensa, dia 8 de março, em sua sede, na Capital.

“Nas ações contra os planos de saúde, por exemplo, a assessoria de imprensa teve papel fundamental na disseminação de nossos interesses. Mas temos tido diversas oportunidades de ter enfoques favoráveis na mídia, com entrevistas de nossas lideranças”, afirmou João Ladislau, diretor de comunicação do Cremesp, que participou da mesa de abertura do evento. Pelo Cremesp, também estiveram presentes os conselheiros Renato Françoso, Eurípedes Carvalho e Adamo Lui Netto, além de Cid Carvalhaes, presidente do Simesp, e Florisval Meinão, presidente da Associação Paulista de Medicina (APM), entre outros.

Os participantes comentaram notícias envolvendo o poder público, os médicos e os hospitais privados.


Posse
Academia de Medicina tem nova diretoria

A Academia de Medicina de São Paulo comemorou seu 117º aniversário no dia 7 de março, ocasião em que também deu posse aos seus novos membros titulares, eleitos em 27 de fevereiro de 2013, em votação presencial.

Compareceram à solenidade, representando o Cremesp, o diretor de comunicação, João Ladislau Rosa, e os conselheiros Krikor Boyaciyan e Eurípedes Balsanufo Carvalho.

A nova diretoria terá como presidente Affonso Renato Meira; vice-presidente Luiz Celso Mattosinho França; secretário geral José Roberto de Souza Baratella; secretário adjunto, Sérgio Paulo Rigonatti; 1º tesoureiro, Antônio Carlos Gomes da Silva; 2º tesoureiro, Nelson Fontana Margarido; diretor cultural, Ruy Laurenti; e diretora de comunicações, Conceição Aparecida de Mattos Segre. A Comissão de Patrimônio é integrada por Hélio Begliomini, Luiz Fernando Pinheiro Franco e Maurício Mota Avelar Alchorne e o Conselho Científico, por José Carlos Prates, Guido Arturo Palomba e Sérgio Almeida de Oliveira.


Este conteúdo teve 98 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 411 usuários on-line - 98
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.