PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Contra os Cartões de Desconto


ENTREVISTA
Rafael Guerra


ARTIGOS
Infecção Hospitalar e Tecnologia & Humanização são os temas em destaque desta edição


MOBILIZAÇÃO
Política Médica e CPI dos Planos de Saúde


MOVIMENTO MÉDICO
Confira as propostas das Entidade Médicas para a Saúde


ESPECIAL 1
Resultados da fiscalização de 1.012 hospitais e prontos-socorros do Estado, realizada pelo Cremesp


GERAL 1
Destaque: capacitação dos membros de Comissões de Ética Médica


GERAL 2
Entre os destaques desta seção está a parceria firmada entre o Cremesp e o Idec


INTERNET
Confira as novidades dos sites Cremesp: institucional, Banco de Empregos Médicos e Bioética


AGENDA
Participação do Cremesp nos eventos mais importantes do mês


NOTAS 1
Telemedicina na Amazônia e Médicos Sem Fronteiras são os destaques da Seção


NOTAS 2
Celobar e o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem


ESPECIAL 2
Seguro de Responsabilidade Civil nos Estados Unidos


GALERIA DE FOTOS



Edição 190 - 06/2003

GERAL 1

Destaque: capacitação dos membros de Comissões de Ética Médica


Jovens são alvo da nova campanha contra o fumo

Está sendo veiculada a nova campanha antitabagista do Ministério da Saúde, que tem como público-alvo os jovens de 13 a 19 anos de idade. Com o slogan “Fique esperto! O cigarro usa o cinema, a TV e a moda pra te viciar”, a campanha começou em 24 de maio com cerca de 700 outdoors espalhados pelas capitais do país.

A campanha deste ano é dirigida aos jovens, por serem eles o alvo preferencial da indústria do tabaco. O merchandising em cinema, TV e moda é um verdadeiro filão para conquistar cada vez mais fumantes, atraídos pela associação do cigarro ao sucesso profissional, à saúde e ao prazer. Segundo pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 90% dos fumantes começaram a fumar na adolescência.

Mundo sem tabaco
A Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovou, no dia 21 de maio, em Genebra, o Convênio para Controle do Tabaco, que estava em negociação há quatro anos e visa o controle da oferta e consumo do fumo. As nações signatárias, entre elas o Brasil, se comprometeram a coibir a venda de tabaco a menores de idade, a restringir e, em alguns casos, banir a propaganda de cigarros e introduzir alertas mais fortes sobre os danos à saúde. A iniciativa da OMS por um Mundo Livre do Tabaco é dirigida pela brasileira Vera Luiza da Costa e Silva.

Membros de Comissões de Ética Médica participam de capacitação

Uma significativa procura marcou o calendário do Curso de Capacitação das Comissões de Ética Médica em junho – o primeiro mês de aplicação efetiva aos alunos propriamente ditos, já que as aulas anteriores destinaram-se aos instrutores: até o fechamento desta edição, treinamentos já haviam sido marcados pelas delegacias do Cremesp de Jundiaí, Registro e Guarulhos, além das regionais da Zona Sul e Zona Oeste, na Capital, entre outras. As inscrições estão sendo realizadas nas delegacias do Cremesp, por meio de telefone, fax ou pessoalmente. Maiores informações sobre endereços e contatos podem ser obtidas na Internet, no endereço:
http://www.cremesp.org.br/administra/delegacias/.

Benefícios
Ao oferecer os módulos Teórico e Prático do curso, o Grupo de Capacitação das Comissões de Ética Médica (Gacem) – formado por Gabriel Oselka, coordenador do Centro de Bioética do Cremesp; Lisbeth Afonseca Ferrari Duch, Max Grinberg e Sérgio Gomes de Souza, delegados metropolitanos do Cremesp e Moacyr Perche, conselheiro do Cremesp – espera fundamentalmente facilitar o trabalho dos membros das Comissões nas suas funções básicas; homogeneizar sua atuação e subsidiar as discussões que envolvem a análise ética de problemas da prática médica.

Caso completarem a carga horária do treinamento – um sábado, das 8 às 18 horas – os alunos receberão o certificado oficial do Cremesp, bem como será informado oficialmente ao diretor clínico e à administração das instituições de origem que seus membros foram capacitados a melhorar ainda mais a respectiva atuação, entre outros benefícios secundários.

A íntegra do Projeto Gacem e a agenda dos cursos podem ser encontradas no site do Centro de Bioética, link http://www.bioetica.org.br/cem/gacem

Audiência discute lei que regula novos cursos de Medicina

Foi realizada, dia 17 de junho, no Auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa do Estado, uma audiência pública para discutir a regulamentação da lei 10.860, que restringe a abertura de novos cursos de Medicina.

A lei foi criada em 2001, mas para ter validade precisa ainda ser regulamentada. O seu texto estabelece critérios para criação, autorização de funcionamento, avaliação e reconhecimento dos cursos de graduação na área da Saúde, para instituições públicas e privadas em todo o Estado de São Paulo. A iniciativa foi do deputado estadual Vanderlei Siraque (PT), que reuniu na ocasião representantes do Cremesp, dos Conselhos Regionais de Fonoaudiologia, Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia, além dos Conselhos Estaduais de Saúde e Educação, Associação Paulista de Medicina – APM - e Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina – Denem.

Recente estudo feito pelo Cremesp sobre as escolas médicas no Estado concluiu, entre outras coisas, que o número de médicos formados pelas 23 instituições de São Paulo já é mais que suficiente para atender toda a população. O máximo que acontece, nesse caso, são problemas de distribuição dos profissionais.

Bolsistas de Ética Médica apresentam resultados

Os estudantes de Medicina contemplados em 2002 com a bolsa de pesquisa em Ética Médica apresentaram, dia 7 de junho, na subsede do Cremesp na Vila Mariana, as conclusões de seus projetos.

Entre os temas abordados destacaram-se dilemas éticos com relação a novas relações de trabalho médico, cuidados a pacientes terminais e com outras doenças, novas tecnologias aliadas à Medicina, entre outros. Os projetos foram orientados por professores das escolas médicas onde os alunos contemplados estudam.

A bolsa de pesquisa em Ética Médica do Cremesp, em sua 3ª edição neste ano, é uma iniciativa do Centro de Bioética do Conselho e já escolheu os próximos pesquisadores que deverão apresentar os resultados em 2004. A iniciativa já vem se firmando como um importante canal para os estudantes interessados em realizar pesquisas na área médica. “Os resultados foram muito interessantes e a procura pelas bolsas tem sido cada vez maior”, destacou Reinaldo Ayer de Oliveira, conselheiro do Cremesp e coordenador das bolsas. Para mais informações, acesse o site do Centro de Bioética do Cremesp (http://www.bioetica.org.br).


Este conteúdo teve 83 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 277 usuários on-line - 83
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.