PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (Pág.2)
Mauro Gomes Aranha de Lima


ENTREVISTA (Pág. 3)
Jorge Kalil


INSTITUIÇÕES DE SAÚDE (pág.4)
Saúde da mulher


FORMAÇÃO MÉDICA (Pág. 5)
Cremesp Educação


SAÚDE PÚBLICA (Pág. 6)
Fosfoetanolamina


SAÚDE PÚBLICA 2 (Pág. 7)
Influenza


H1N1 - (Pág. 8)
Oseltamivir


DSTs - (Pág. 9)
DSTs


JOVENS MÉDICOS (Pág. 10)
Ameresp


EU MÉDICO (Pág. 11)
Horas da Vida


AGENDA DA PRESIDÊNCIA (Pág.12)
Bráulio Luna e Mauro Aranha


GESTÃO (Pág.13)
Rodízio de diretores


EDITAIS (Pág. 14)
Convocações


BIOÉTICA - (Pág. 15)
Aborto: limites e proibições


GALERIA DE FOTOS



Edição 335 - 04/2016

JOVENS MÉDICOS (Pág. 10)

Ameresp


Governo adia aumento da bolsa de Residência

 

Reajuste já estava previsto em Portaria Interministerial
e  publicado no Diário Oficial da União,
em março deste ano


Residentes fizeram várias manifestações no ano passado,
até obter a aprovação do aumento da bolsa

 

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) encaminhou comunicado à Associação dos Médicos Residentes do Estado de São Paulo (Ameresp) manifestando a impossibilidade de efetuar a concessão de aumento das bolsas de Residência Médica. O reajuste havia sido uma conquista do Movimento Nacional de Valorização da Residência Médica, coordenado pela Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), do qual participou ativamente a Ameresp. O aumento da bolsa de Residência foi expresso na Portaria Interministerial nº 3, de 16 de março de 2016, publicada no Diário Oficial da União no dia seguinte.

A SES-SP alegou que o aumento dependeria “de decisão governamental, que não pode ser tomada prontamente”. Em reunião com a Ameresp, no dia 25 de março, a entidade explicou que a crise econômica e a falha na comunicação prévia do governo federal com o estadual não possibilitaram a inclusão do aumento no orçamento desse ano, fechado no final do ano passado.

No mesmo encontro, ficou estabelecida a necessidade de consulta de instâncias superiores à Coordenação de Residência Médica da SES-SP, para modificação orçamentária e trabalho em conjunto com outras Secretarias. “Estamos tentando discutir e efetuar acordos antes de qualquer outra medida”, afirma Paulo César Rozental Fernandes, presidente da Ameresp. A entidade enviou ofício ao secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip, solicitando uma reunião para viabilização e cumprimento, o mais brevemente possível, da Portaria Interministerial.

 

Ameresp faz parceria para curso e sistema de gestão para consultório

A Associação dos Médicos Residentes do Estado de São Paulo (Ameresp) estabeleceu parceria com uma empresa privada para que os residentes melhorem a rotina administrativa de seus consultórios por meio de sistema eletrônico de gestão e de pagamentos. Com isso, os médicos poderão acessar gratuitamente essas ferramentas por um ano.

De acordo com Paulo Cesar Rozental, presidente da Ameresp, dependendo da adesão, novas gratuidades estão previstas, bem como os descontos após o primeiro ano do benefício. “O uso das tecnologias é eficaz para a gestão e isso inclui os serviços em saúde. Essa ação da Ameresp visa auxiliar a manutenção do equilíbrio financeiro do médico residente”, diz.

Além dos serviços também estão previstos cursos gratuitos de gestão voltados para os médicos residentes. O treinamento pode ser útil para quem deseja montar seu primeiro consultório, planejar a vida financeira ou começar a fazer investimentos. O primeiro curso online será sobre finanças. O residente receberá todas as aulas por e-mail e ao final, haverá uma aula presencial, reunindo todos os participantes. As inscrições podem ser feitas pelo site http://cursos.gestaoe saude.com.br/financas-para-medicos/

 


Literatura médica

Livro O atestado de óbito ganha nova edição,
publicada pelo Cremesp

Obra esclarece e auxilia médicos e estudantes de Medicina no
preenchimento e nos aspectos jurídicos, legais e éticos do documento

 

O Atestado de Óbito – Aspectos médicos estatísticos, éticos e jurídicos, o “livrinho verde” – como é conhecido entre médicos e estudantes de Medicina que buscam orientações sobre como preencher atestados de óbito – é relançado pelo Cremesp em nova versão, atualizada e ampliada.

Numa parceria entre o Cremesp e o Centro Brasileiro de Classificação de Doenças da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e sob a coordenação de Reinaldo Ayer de Oliveira, coordenador do Centro de Bioética, e de João Ladislau Rosa, ex-diretor 2º tesoureiro do Cremesp, o livro foi reeditado pelos autores: o médico e professor titular da FSP/USP, Ruy Laurenti – falecido em 12 de junho de 2015 e postumamente homenageado com esse lançamento – e a advogada e professora associada da FSP/USP, Maria Helena P. de Mello Jorge, ambos ligados ao Departamento de Epidemiologia da faculdade.

A publicação, concebida em meados da década de 80, com objetivo principalmente didático, visa esclarecer e auxiliar médicos e estudantes de Medicina no preenchimento de atestados de óbito, abordando, em sua segunda parte, os aspectos jurídicos, legais e éticos capazes de orientar o profissional quanto à obrigatoriedade, ou não, de seu fornecimento.

Em função da grande procura pela obra, em outubro de 2013, após palestra sobre o tema na sede do Conselho, consumou-se a ideia desta nova edição. “Em um gesto de grandiosidade dos autores, eles não só realizaram a revisão, acrescentando um novo capítulo com pareceres do Conselho sobre atestado de óbito, como também cederam os direitos autorais para o Cremesp”, afirmou Bráulio Luna Filho, ex-presidente e atual diretor 1º secretário. Com isso, o livro pertence a todos os médicos de São Paulo.

 

 


Este conteúdo teve 93 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 357 usuários on-line - 93
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.