PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Escolas de Medicina. Formar mais ou formar melhor?


ATIVIDADES DO CONSELHO 1
Julho: eleição de representantes para o Conselho Federal de Medicina


ATIVIDADES DO CONSELHO 2
Destaques: atuação do Cremesp em Barretos; a criação de cooperativa de anestesiologistas e Curso de Ética em Jundiaí


ATIVIDADES DO CONSELHO 3
Novos serviços, layout e conteúdo do site do Cremesp


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 1
Reajuste recorde dos Planos de Saúde torna justo repasse aos honorários médicos


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 2
Médicos pressionam operadoras de saúde por todo o país


ESPECIAL: CAMPANHAS DO CREMESP 1
Campanha "Beba Cidadania": entidades podem aderir ao movimento por e-mail


ESPECIAL: CAMPANHAS DO CREMESP 2
Proibição de novos Cursos de Medicina: MEC suspende abertura por mais 180 dias


PESQUISA
A descentralização da ciência: O Brasil prepara a construção do primeiro Instituto


ALERTA CIENTÍFICO
A cocaína é responsável por 25% dos casos de IAM em pacientes entre 18 e 45 anos


SERVIÇO
Veja como funciona o CEARAS - Centro de Estudos e Atendimento Relativos ao Abuso Sexual


AGENDA
Simpósio discute Economia e Saúde; APM em Amparo comemora 25 anos e a oficina de Bioética no Incor, são os destaques


ALERTA ÉTICO
Alerta Ético, Editais e Convocações


PARECER
Envio de prontuários para auditoria em operadoras de planos de saúde


HISTÓRIA
Dr. Bussâmara Neme e Dr. Luiz Camano: depoimentos de vida emocionantes


GALERIA DE FOTOS



Edição 201 - 05/2004

ATIVIDADES DO CONSELHO 3

Novos serviços, layout e conteúdo do site do Cremesp


Site do Cremesp tem novo visual

O novo portal do Cremesp já está on line. Além de um layout mais claro e objetivo, elaborado especialmente para facilitar a consulta e o resgate rápido de informações, foram também inaugurados novos canais de comunicação entre este Conselho, os profissionais médicos e a comunidade, possibilitando um contato direto, imprescindível, da sociedade com esta entidade.

Entre as novidades, destaque para a campanha “Proteja-se – Lute pela proibição da abertura de novos Cursos de Medicina” (ver matéria especial em Campanhas do Cremesp), link de visita obrigatória para todos que desejam compreender por que a comunidade deve se manifestar firmemente para impedir a abertura de novas escolas médicas no país. Engajar-se nesta campanha representa preservar a excelência no ensino para a formação de novos profissionais e garantir qualidade na assistência à saúde de toda a população.

Outro link inaugurado com o novo portal é o “Canal Cidadão”, cuja proposta é manter permanentemente aberta uma fonte de informações sobre o compromisso deste Conselho com a população, além de oferecer dicas sobre saúde, divulgar palestras de interesse comum (gratuitas), campanhas educativas e de conscientização sobre diversas doenças, promovidas por associações médicas e sociedades de especialidades.
As publicações do Conselho ocupam, com o novo visual do site, espaços dinâmicos na página principal: o Jornal do Cremesp e a revista Ser Médico apresentam imagens de todas as seções em destaque, em sintonia com a versão em papel. Suas páginas internas – reestruturadas – permitem uma leitura mais agradável dos textos (adaptados para web) e a opção de consulta direta pelo índice (sempre presente) de qualquer matérias de interesse, sem a necessidade de voltar para a página principal.

Destaque de lançamento das publicações do Cremesp, a pesquisa “Avaliação das Condições de Funcionamento de Hospitais e Prontos-Socorros, 2001/2003” incorpora-se aos demais guias e manuais que já somam 26, todos disponíveis para consulta e impressão.

Os sites de Bioética, do Banco de Empregos Médicos e o link exclusivo para informações sobre Trabalho Comunitário estão agora bem visíveis no canto direito da página principal do site. Logo abaixo, todos os profissionais médicos interessados em receber, semanalmente, o Boletim Eletrônico do Cremesp, com as notícias de saúde que foram destaques no site durante a semana (incluindo legislação, informações sobre concursos públicos, congressos e eventos) podem cadastrar-se on line, de maneira fácil e rápida.

Não deixe de nos fazer uma visita. Queremos saber sua opinião sobre o novo Portal do Cremesp. Envie seu comentários ou sugestões para editoria@cremesp.org.br


Zorra Total
Conselho manifesta preocupação à Rede Globo

O Cremesp enviou à TV Globo um ofício registrando a preocupação dos médicos do Estado a respeito de um quadro do programa “Zorra Total”, que vai ao ar aos sábados à noite, protagonizado pelo humorista Tom Cavalcante. No quadro, o personagem João Canabrava mostra um médico alcoólatra e veicula uma visão depreciativa do SUS. Foram enviadas a todos os Conselhos Regionais, CFM, demais entidades médicas e Conselho de Enfermagem (Coren).

Leia, a seguir, a íntegra do documento:

À Central Globo de Produções
Programa “Zorra Total”

Prezados Senhores,

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo vem, por meio desta, registrar uma preocupação expressada nas últimas semanas por médicos do Estado, manifestada por cartas, e-mails e telefonemas, a respeito do personagem João Canabrava, interpretado pelo ator Tom Cavalcante, no programa “Zorra Total”.

Sabemos que rir é bom remédio. Temos a real compreensão de que o personagem é fictício e, por suas cores fortes, não pretende denegrir a imagem dos profissionais da saúde, nem os serviços que estes prestam à população.

No entanto, duas questões conceituais vêm sendo levantadas com freqüência. Dizem respeito ao grande problema que o alcoolismo representa para o Brasil e às referências que o quadro faz ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo compreende que ambas as preocupações são legítimas, principalmente se levarmos em conta a influência de uma emissora de televisão nos hábitos e costumes da população, notadamente dos mais jovens.

Atualmente, estamos nos preparando para lançar uma campanha sobre alcoolismo para esclarecer à população a respeito desse grave problema de saúde pública, que ocupa uma das primeiras colocações entre as doenças que mais incapacitam trabalhadores brasileiros, segundo a Previdência Social. Também está presente na maioria dos casos de violência doméstica e urbana, e gera conseqüências nefastas para os brasileiros, tanto social quanto economicamente.

Temos consciência de que a Rede Globo encara esse problema com enorme responsabilidade social. Tanto, que vem dedicando com sucesso, bons espaços em novelas como Mulheres Apaixonadas e Celebridade, entre outros programas, para debater o tema e alertar os cidadãos. Portanto, ao registrarmos esta ressalva conceitual, dividimos com a emissora uma preocupação comum a ambas as partes.

No que diz respeito ao SUS, nosso intuito é preservar uma instituição da Carta Magna que é vista como um bom caminho para a resolução dos problemas da área pela quase totalidade dos agentes de saúde do Brasil, desde que receba os recursos necessários para o funcionamento de todas as suas engrenagens.

Também neste tema, compreendemos o relevante papel que a Rede Globo presta ao país, quando exibe em seus noticiários as falhas ainda existentes devido às fragilidades do SUS e propostas para solucioná-las. Portanto, uma vez mais, apenas buscamos compartilhar o anseio comum pelo fortalecimento desse Sistema.

Certos de contarmos com a compreensão de Vs.Sas. em relação ao nosso cuidado com os assuntos, apresentamos protestos de distinta consideração.

Atenciosamente,

Dr. Clóvis Francisco Constantino
Presidente

Cartazes do Conselho divulgam artigos do Código de Ética

O Cremesp confeccionou e está divulgando um cartaz com o artigo 110, do Código de Ética Médica, que veda ao médico: “fornecer atestado sem ter praticado o ato profissional que o justifique ou que não corresponda à verdade”.

O objetivo, explica o diretor de Comunicação do Cremesp, Nacime Salomão Mansur, “é divulgar o Código de Ética Médica, orientar os colegas e colaborar para a melhoria da relação médico-paciente”.
Foram enviados cartazes para todos os hospitais de pequeno, médio e grande porte do Estado, Delegacias Regionais do Cremesp, Secretarias Municipais de Saúde, Faculdades de Medicina, entre outros locais de concentração de médicos.

Os interessados em obter o cartaz podem ligar para o telefone: (11) 3017-9352 (horário comercial)

 


Este conteúdo teve 97 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 299 usuários on-line - 97
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.