PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
O movimento médico para a implantação urgente da CBHPM


ENTREVISTA
Luiz Flávio Borges D'Urso, presidente da OAB, é o convidado desta edição


ATIVIDADES DO CREMESP
Campanha Proteja-se e Movimento Propaganda Sem Bebida


ELEIÇÃO
Chapa 3 é a vencedora


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 1
Movimento pela implantação da CBHPM já atinge 18 Estados


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 2
Mobilização cresce em todo o Estado


CONJUNTURA
Transmissão vertical da Aids: 630.000 crianças infectadas por ano


SAÚDE E SEGURANÇA
A violência no ambiente de trabalho


GERAL
Destaque para evento sobre responsabilidade médica


AGENDA
Temas em discussão durante o mês: Paciente Terminal, Ato Médico e encontro Sul-Sudeste, entre outros


NOTAS
Alerta Ético


PARECER
Densitometria Óssea


ANESTESIOLOGIA NA HISTÓRIA
Carlos Pereira Parsloe e Pedro Geretto


GALERIA DE FOTOS



Edição 203 - 07/2004

AGENDA

Temas em discussão durante o mês: Paciente Terminal, Ato Médico e encontro Sul-Sudeste, entre outros


Belo Horizonte sedia encontro Sul-Sudeste

O importante momento pelo qual passa o movimento médico no país foi o tema principal do XVI Encontro dos Conselhos Regionais de Medicina das Regiões Sul e Sudeste, realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, entre os dias 23 e 26 de junho.

Na ocasião, representantes de Conselhos de 24 Estados discutiram a importância da luta por um bom sistema de saúde para a população, sem que isso sofra interferência do setor econômico e das grandes corporações.  Em conseqüência, foram debatidos a implantação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), o Projeto de Lei do Ato Médico, a avaliação das escolas médicas e a situação da saúde suplementar no país, entre outros assuntos.

Representando o Cremesp, participaram do evento seu presidente, Clóvis Francisco Constantino – que ministrou palestra sobre o tema “Ato Médico” –, os diretores do Cremesp Krikor Boyaciyan, Bráulio Luna Filho, Luiz Carlos Aiex Alves e Pedro Henrique Silveira e o conselheiro Isac Jorge Filho.

A “Carta de Minas”, documento aprovado em assembléia no final do evento, ratificou a importância da luta por melhores condições de trabalho e para a saúde por parte dos médicos.

Diretor do Cremesp solicita abolição de prêmio de “melhores médicos”

“Não posso aceitar o vosso convite, assim como solicito que essa premiação seja abolida, em atenção à Resolução do Conselho Federal de Medicina”. Assim o diretor primeiro-secretário do Cremesp, Krikor Boyaciyan, respondeu ao convite que lhe foi feito para receber prêmio de os “Melhores Médicos do Brasil de 2004”, que será outorgado na cidade de São Paulo, em setembro próximo.

A Resolução citada em sua resposta é a de número 1.701, de setembro de 2003, que estabelece: “o médico não deve permitir que seu nome seja incluído em concursos ou similares, cuja finalidade seja escolher o “médico do ano”, “destaque” ou “melhor médico”.

Bragança Paulista promove Semana Médica

A Delegacia Regional do Cremesp na cidade de Bragança Paulista, interior do Estado, promoveu a XXII Semana Médica entre os dias 21, 22, 23 e  25 de junho. Sediado na Universidade São Francisco, o evento foi dirigido a estudantes e profissionais da área que atuam na região e discutiu, em seu primeiro dia, os temas “Ato Médico” e “Responsabilidade Civil”, com as presenças dos conselheiros do Cremesp Gilberto Luiz Scarazatti e Moacyr Esteves Perche.

No dia 22, a conselheira do Cremesp Maria do Patrocínio Tenório Nunes apresentou o tema “Perfil do Médico Residente” e o delegado regional do Cremesp em Bragança Paulista, Carlos Alberto Rosa, falou sobre as implicações psicológicas dos estudantes de Medicina frente à morte.

Em 23 de junho, foi realizado um julgamento simulado e a Semana Médica foi encerrada no dia 25, com uma discussão sobre “Relação Médico-Paciente”.

Paciente terminal é tema de plenária

O trato conferido aos pacientes terminais foi tema de sessão plenária especial, realizada na sede do Cremesp, dia 2 de julho. Além de diretores e conselheiros do Cremesp, contou também com a  presença de representantes Ministério Público Estadual, de hospitais e suas Comissões de Ética Médica, de entidades médicas e instituições de ensino. O presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino, compôs a mesa dos palestrantes juntamente com o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Rodrigo César Rebello Pinho; a juíza da Vara do Júri de Santo Amaro, na capital paulista, Vivian Wipfli; o conselheiro do Cremesp Luiz Alberto Bacheschi; o professor da Unicamp Renato Giuseppe Giovanni Terzi; e o delegado regional do Cremesp Max Grimberg.  As conclusões desse trabalho  serão divulgadas pelo Cremesp em breve.

Cremesp e diretores de hospitais discutem Ato Médico

O tema Ato Médico foi objeto de discussão da sessão plenária realizada pelo Cremesp, com a presença de diretores de hospitais, dia 22 de junho.
Na ocasião, estiveram presentes, além do corpo de conselheiros do Cremesp, os diretores clínicos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Marcos Boulos; do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto, Hélio Rubens Machado; do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, Celso Vieira de Souza Leite; do Hospital das Clínicas de Marília, João Alberto Salvi; do Hospital Samaritano, Nelson Xavier Soares Júnior; do Hospital Sírio Libanês, Fábio Henrique Gregory; o representante da diretoria clínica do Hospital Israelita Albert Einstein, Milton Gleser; e o diretor-executivo da Fundação da Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto.

Atividades Didáticas

O Cremesp promoveu, durante o mês de junho, os seguintes julgamentos simulados:

Ribeirão Preto – dia 17 de junho, no Departamento de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, com a presença do conselheiro do Cremesp Isac Jorge Filho.
São Paulo – dia 18 de junho, no Hospital Emílio Ribas, com as presenças dos conselheiros do Cremesp Reinaldo Ayer de Oliveira e Ruy Yukimatsu Tanigawa.
Bragança Paulista – dia 23 de junho, na Universidade São Francisco, por iniciativa da delegacia regional do Cremesp na cidade, com a presença do conselheiro Moacyr Esteves Perche.
Limeira – realizado na Associação comercial da cidade, dia 24 de junho, com a presença dos conselheiros Renato Françoso Filho e Gilberto Luiz Scarazatti.



Foto: Osmar Bustos

Este conteúdo teve 96 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 324 usuários on-line - 96
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.