PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
O amanhã se faz agora


ENTREVISTA
Classe médica esclarece a população sobre sua relação com os planos de saúde


GERAL 1
Destaque para a implantação da CBHPM em Pernambuco


COMUNICAÇÃO
Pesquisa DataFolha avalia as publicações do Cremesp


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 1
Faça a sua parte: ajude a CBHPM a virar lei!


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 2
Acompanhe - em detalhes - todas as decisões da assembléia pela CBHPM de 9 de setembro, realizada aqui em São Paulo


SIMPÓSIO
Bioética e Conflito de Interesses


ATIVIDADES DO CONSELHO
Cremesp agora tem programas especiais na TV Unifesp


GERAL 2
Destaque especial para os avanços nos estudos do CFM sobre prontuário eletrônico


AGENDA
Acompanhe a participação do Cremesp em eventos de grande importância para a classe


NOTAS
Alerta Ético


RESOLUÇÃO
Resolução CFM nº 1.752/04 - doação de órgãos e tecidos de anencéfalos para transplantes


HISTÓRIA
José Fernandes Pontes


GALERIA DE FOTOS



Edição 205 - 09/2004

COMUNICAÇÃO

Pesquisa DataFolha avalia as publicações do Cremesp


Publicações do Cremesp são bem avaliadas e têm alto índice de leitura

Médicos destacam conteúdo editorial em pesquisa do Datafolha

As publicações do Cremesp têm alto índice de leitura e são bem avaliadas pelos médicos paulistas, apontou uma pesquisa do Instituto Datafolha, realizada entre os dias 26 de julho e 6 de agosto. De acordo com a amostra encomendada pelo Cremesp, 98% dos médicos, quase a totalidade dos profissionais atuantes no Estado, têm hábito de leitura ou acesso a alguma publicação do Conselho, com destaque para o Jornal do Cremesp, com 95%, e a revista Ser Médico, com 83%.

A freqüência de leitura também é alta para esses dois periódicos: os entrevistados declararam ler 9 em cada 10 edições. A Ser Médico alcançou 91% de avaliações positivas – soma das atribuições ótimo e bom – e o Jornal do Cremesp, 80%. Embora apenas 20% dos médicos tenham declarado hábito de acesso ao site www.cremesp.org.br, a avaliação positiva também ficou próxima do jornal. A margem de erro da amostra é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.    

O Datafolha entrevistou, por telefone, 501 médicos da capital (49%), interior (43%) e região metropolitana (8%). A pesquisa avaliou, item por item, cada uma das seções de todas as publicações, que também foram pesquisadas em relação ao espírito crítico, conteúdo editorial, qualidade dos textos e confiabilidade das informações. Desses, destacou-se a confiabilidade das informações, com 87% (soma de muito satisfeito e satisfeito). Os aspectos gráficos, qualidade do papel e layout do Jornal do Cremesp e da revista Ser Médico também apresentaram altos índices de aprovação.

O site foi bem avaliado em relação aos mecanismos de busca e à atualidade das informações. Porém, houve algumas críticas em relação ao conteúdo, à dificuldade de encontrar os links e à organização das páginas. Entre os médicos pesquisados, a maior parte declarou acessar o site uma vez por mês, seguido de uma vez a cada 15 dias e uma vez a cada trimestre. Com essa indicação de freqüência de acesso, parte dos entrevistados pode não ter considerado, no momento da pesquisa, o novo layout e conteúdo de dois dos três sites do Cremesp, o www.cremesp.org.br e www.bioetica.org.br, que foram reformulados recentemente. 

Perfil da amostra
De acordo com o perfil da amostra, a maioria dos médicos paulistas é do sexo masculino e a idade média dos profissionais é 46 anos. As avaliações dos profissionais do interior foram ligeiramente melhores em praticamente todos os atributos focalizados. A freqüência e o hábito de leitura também é maior entre os médicos do interior.

Obs.: os gráficos demonstrativos dos resultados da pesquisa podem ser observados na versão impressa desta edição 205 do seu Jornal do Cremesp


Este conteúdo teve 87 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 440 usuários on-line - 87
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.