PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Vamos festejar a cidadania


ENTREVISTA
Clóvis Francisco Constantino


RETROSPECTIVA 1
Cremesp faz retrospectiva do 1º período da gestão


RETROSPECTIVA 2
Cremesp faz retrospectiva do 1º período da gestão


POLÍTICA DE SAÚDE
Estréia, a partir desta edição, série de matérias sobre o SUS


GERAL
Cremesp implanta sistema de suporte de vida


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO
Medidas jurídicas fortalecem a CBHPM


VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
Alerta: Febre Maculosa Brasileira


AGENDA
Reinauguração de delegacias do Cremesp


NOTAS
Alerta Ético


PARECER
Prontuários Médicos


HISTÓRIA
Cremesp - uma trajetória


GALERIA DE FOTOS



Edição 208 - 12/2004

AGENDA

Reinauguração de delegacias do Cremesp


Membros de CEM tomam posse

No dia 26 de novembro, no auditório da Sociedade Médica de Sorocaba, o Cremesp realizou a sessão solene de diplomação e posse dos novos membros das Comissões de Ética Médica das cidades de Sorocaba, Votorantim, Boituva, Capão Bonito, Ibiúna, Itú, Itapetininga, Itapeva, Itararé, Marinque, Pilar do Sul, Salto, Salto de Pirapora e São Roque.

Foram empossadas 42 Comissões de Ética Médica, de 27 cidades do Interior paulista, dos quais 88 médicos fizeram o curso de capacitação.

O presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino, e os conselheiros João Márcio Garcia e Moacyr Esteves Perche, além de todos os delegados do Conselho em Sorocaba, e o delegado de Franca, Carlos Riad Aoud e o prefeito eleito de Sorocaba, o médico Vitor Lippi, participaram do evento.

Também em novembro, no dia 17, foi empossada a CEM do Hospital 9 de Julho na Capital, com a presença do conselheiro do Cremesp Luiz Alberto Bacheschi.

Gacem
As Comissões de Ética Médica (CEMs) representam os Conselhos de Medicina dentro das instituições de atendimento à saúde da população. Cabe a elas, além das sindicâncias, opinar e instruir sobre as questões referentes ao desempenho ético da profissão junto ao corpo clínico, direção e  paciente, além de fiscalizar as condições de trabalho do médico e o atendimento prestado.

Para o bom desempenho dessas funções, o Cremesp instituiu o Grupo de Apoio às Comissões de Ética Médica (Gacem), vinculado ao Centro de Bioética, cujo objetivo principal é fornecer um programa de treinamento básico e estimular a inter-relação entre as CEMs e o Conselho, resultando em benefícios recíprocos.

Presidente do Cremesp profere palestras sobre Ato Médico

A Associação Paulista de Medicina (APM) Regional Piracicaba, sediou, no dia 24 de novembro, a palestra proferida pelo presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino, na qual abordou o tema “Ato Médico: A Ética Do Exercício Profissional”, apontando como pontos cardeais do PLS 25/2002 – que regulamenta o Ato Médico – o reconhecimento do aspecto multiprofissional na assistência à saúde; as prerrogativas profissionais; o respeito às profissões regulamentadas e a proteção da sociedade em face do acelerado avanço científico.

Sobre o mesmo tema, Clóvis Constantino falou aos presentes na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas (Unicamp), no dia 3 de dezembro.

Ética e avanços da Medicina são temas de palestra

Abordando o assunto “A Ética frente aos avanços da Medicina”, o presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino, proferiu palestra a convite do Hospital Regional de Franca, no dia 1º de dezembro.
Durante a palestra Constantino ressaltou: “a ética é um dos mecanismos de regulação das relações sociais do homem que visa garantir a coesão social e harmonizar interesses individuais e coletivos. Vivemos numa sociedade pluralista, na qual coexistem diversas compreensões e interpretações sobre os princípios e valores ético-sociais e na qual não se aceita a existência de deveres e princípios absolutos”.

Congresso reúne médicos em Piracicaba

Com apoio da Associação Médica Brasileira (AMB), do Cremesp, da Prefeitura de Piracicaba, a Associação Paulista de Medicina de São Paulo (APM) Regional de Piracicaba realizou, entre os dias 21 e 23 de outubro, o VIII Congresso Médico. Coordenado pelo médico Antonio Haddad Dib, abordou temas como Síndrome Coronária; Passado, Presente e Futuro da Cirurgia Cardíaca; Diabetes; Hipertensão Arterial; Reprodução Assistida; Antibioticoterapia; Reposição Hormonal; Células -tronco; Cirurgia Fetal; entre outros.

O conselheiro do Cremesp Jorge Carlos Machado Curi proferiu palestra sobre o tema “aspectos éticos e sociais das políticas de saúde – onde estamos e para onde vamos?”. Renato Françoso Filho, também conselheiro do Cremesp, fez parte da comissão organizadora do evento.

Cremesp reinaugura delegacias

No mês de dezembro o Cremesp reinaugurou duas delegacias. Na regional de Guarulhos,  reinaugurada em 2 de dezembro, as salas de reuniões e dos delegados foram ampliadas e a recepção foi reestruturada, propiciando maior conforto aos usuários dos serviços prestados.

O presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino; o diretor primeiro-secretário, Krikor Boyaciyan; o coordenador das Delegacias do Interior, Pedro Henrique Silveira; o tesoureiro suplente e conselheiro da região de Guarulhos, Kazuo Uemura; e a delegada Ana Elizabete  Carvalheira Kirzner participaram da reinauguração, que contou também com a presença do presidente da APM local, Cristovão Canedo; e do secretário de Saúde adjunto do município, Márcio Diniz.

No dia 15 de dezembro foi realizada a inauguração das novas instalações da Delegacia Metropolitana da Zona Leste. O espaço foi ampliado e conta agora com sala para manifestação do médico a respeito de denúncias e processos, recepção, atendimento e sala dos delegados.

Delegacia Regional de Guarulhos
R. José Maurício, 235 - 8º andar - Cj. 84 - CEP 07011-060
Fone/Fax: (11) 6440-3899 - 6468-0049
Horário: 09:00 às 12:00 e das 13:00 às 18:00 - segunda a sexta
e-mail: drgrs@cremesp.org.br

Delegacia Metropolitana da Zona Leste
Rua Coelho Lisboa, nº 61, sala 18 CEP: 03323-010 - Tatuapé
Fone/Fax: (11) 6197-3133 ou 294-2293
Horário: 09:00 às 12:00 e das 13:00 às 18:00 horas
e-mail: drrle@cremesp.org.br

Julgamentos Simulados

- Centro Acadêmico Antonio Prudente, da Faculdade de Medicina de Mogi das Cruzes, dia 17 de novembro. Participaram: Kazuo Uemura, tesoureiro suplente, e Nacime Salomão Mansur, diretor de Comunicação.

- No anfiteatro da Fundação Educacional de Ituverava, dia 25 de novembro. Participou: Lavínio Nilton Camarim, conselheiro.

- No anfiteatro do Hemocentro em Marília, aos estudantes do 3º ano do curso de Medicina da Faculdade de Marília, dia 26 de novembro. Participou: Alfredo Rafael Dell’Aringa, conselheiro.

- Na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, aos internos do 5º ano da disciplina de Clínica Médica e residentes do Departamento de Medicina, dia 26 de novembro. Participaram: José Marques Filho, conselheiro, e Renato Azevedo Júnior, 2º Secretário.

- No Cema, dia 27 de outubro. Participaram: os conselheiros Gabriel David Hushi, André Scatigno Neto e Desiré Carlos Callegari, corregedor.

- Na Sociedade Beneficente Hospital Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto, dia 27 de outubro. Participaram: os conselheiros Isac Jorge Filho e Lavínio Nilton Camarim.


Este conteúdo teve 92 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 444 usuários on-line - 92
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.