PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
A análise sem preconceito da qualidade do ensino médico - Isac Jorge Filho


ENTREVISTA
Maria Cristina Cury, secretária municipal de Saúde


GERAL 1
Destaque p/a posse das novas diretorias da AMB e APM


CBHPM
Projeto de Lei 743/2005 é apresentado por deputados estaduais médicos


ATIVIDADES DO CONSELHO
Módulo de dezembro de EMC aborda Infectologia, Psiquiatria e Neurologia


COMUNICAÇÃO
Cadastre-se para receber em seu e-mail nosso Boletim Eletrônico!


FORMAÇÃO MÉDICA
Inscritos na primeira etapa do exame do Cremesp superou expectativas


ATUALIZAÇÃO
A prevenção e o diagnóstico do câncer de próstata


ARTIGOS
Opinião do conselheiro - Lavínio Nilton Camarim e Itiro Shirakawa


GERAL 2
Delegado do Cremesp em Ribeirão Preto, Nelson Okano, é homenageado


AGENDA
Destaque para a visita que o Cremesp realizou ao Jornal Folha de S. Paulo


NOTAS
Alerta Ético sobre imperícia


GERAL 3
Médicos do Estado conquistam reajuste salarial


HOMENAGEM
O médico patologista João Paulo Aché de Freitas é o homenageado desta edição


GALERIA DE FOTOS



Edição 218 - 10/2005

GERAL 2

Delegado do Cremesp em Ribeirão Preto, Nelson Okano, é homenageado


Nelson Okano, delegado do Conselho em Ribeirão Preto,
é homenageado

O delegado do Cremesp em Ribeirão Preto, Nelson Okano, foi homenageado por sua dedicação a esta Casa, com a inauguração de uma placa dando seu nome à sala do anfiteatro da delegacia do Conselho naquela cidade, no dia 14 de outubro.

Abrindo a cerimônia, o presidente do Cremesp, Isac Jorge Filho, ressaltou que na função de delegado, “Okano encarna o Conselho em Ribeirão Preto e região e nada mais justo do que perpetuar seu nome nesta delegacia”.

O conselheiro Gabriel David Hushi, que ocupava o cargo de presidente do Cremesp, por ocasião da compra da sede da delegacia  em Ribeirão Preto, manifestou: “Okano é elogiado por todos seus alunos e foi difícil convencê-lo a aceitar esta homenagem. Ele é, aparentemente, impenetrável, mas quem o conhece de perto sabe o quanto é uma pessoa doce e bondosa; é um mestre e seus discípulos somos nós”. Em seguida, Hushi dedicou-lhe uma poesia.   

Além de Isac e Gabriel Hushi, estiveram presentes à homenagem o vice-presidente do Cremesp, Desiré Callegari, e os conselheiros André Scatigno, João Ladislau Rosa, Eurípedes Carvalho, Lavínio Nilton Camarim, Marco Tadeu Moraes e Rui Telles Pereira. Compareceram também a esposa de Okano, Fátima, e seus dois filhos Nelson e Priscila, além de vários alunos e colegas de Ribeirão Preto.

O tom informal da homenagem proporcionou a oportunidade para que vários depoimentos emocionados a respeito da trajetória de Okano fossem feitos de forma espontânea, por parte de quase todos os conselheiros presentes, alunos e colegas. Sua experiência e habilidade na condução de processos disciplinares, formação como médico e humanista, e seus atos de solidariedade foram ressaltados como exemplos a serem seguidos (na foto, em sentido horário, Desiré Callegari, Isac Jorge, Nelson Okano e sua esposa, Fátima).

Cremesp entrega diploma a médicos com 50 anos de exercício da Medicina
sem infrações éticas

Médicos de Ribeirão Preto e região que têm 50 anos ou mais de exercício da Medicina sem nenhuma denúncia de infração ética receberam uma merecida homenagem por parte do Cremesp. Na presença de seus familiares, colegas e conselheiros, os profissionais receberam um diploma de honra ao mérito, em cerimônia realizada dia 13 de outubro, no auditório do Centro Médico daquela cidade.

A mesa foi composta pelo presidente e vice-presidente do Cremesp, respectivamente Isac Jorge Filho e Desiré Callegari, pelo presidente do Centro Médico, Oswaldo Cruz Franco e pelo delegado do Conselho em Ribeirão Preto, Nelson Okano. No texto, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo confere aos homenageados o diploma “de boa conduta ético-profissional pelos relevantes serviços prestados ao povo paulista nos anos trabalhados, principalmente por suas ações e princípios éticos que contribuíram para elevar o prestígio e dignificar a ciência e a arte médica”. Ao todo foram homenageados 58 médicos. Alguns não puderam comparecer à cerimônia, mas receberão o diploma em suas residências.

“Um diploma é muito pouco para esses colegas que nos orgulham, mas é apenas um simbolismo, um jeito de dizer muito obrigado!”, declarou Isac Jorge, acrescentando: “são médicos que uniram ciência, arte e poesia e pegaram ainda a fase do médico humanista e respeitado que antecedeu à massificação da Medicina.” Callegari também cumprimentou os profissionais, ressaltando: “feliz a sociedade que pode homenagear aqueles que nos ensinaram e abriram caminho para nós”.

Homenagem póstuma
Além da entrega dos diplomas, a cerimônia incluiu também uma homenagem póstuma a dois médicos da cidade falecidos recentemente: Luiz Carlos Raia e Ruy Escorel Ferreira Santos. Presentes, suas esposas, respectivamente Vanda e Célia, receberam flores. Franco falou sobre Raia: “quem o conheceu jamais esquecerá seu exemplo de vida como médico, cidadão, secretário de Saúde, pai e esposo”. Áureo José Ciconelli discursou sobre Ferreira Santos: “tudo que tenho devo a ele, um mestre que infelizmente nos deixou”.

Vigilância

CRM de Roraima homenageia Cremesp

No dia 15 de outubro, como parte das comemorações relativas ao Dia do Médico, o presidente do Cremesp, Isac Jorge Filho, recebeu a “Comenda Dr. Sylvio Lôfego Botelho” que o Conselho Regional de Medicina do Estado de Roraima (CRM-RR) concede aos médicos que tenham colaborado de forma relevante com a Medicina daquele Estado.

Na ocasião foram também homenageados mais três médicos, todos roraimenses. O presidente do CRM-RO, Hiran Manuel Gonçalves da Silva, explicou que os homenageados foram escolhidos por votação entre os conselheiros daquele Estado e que a homenagem a Isac Jorge se prendia a sua colaboração com o CRM-RR.

O presidente do Cremesp agradeceu, emocionado, a homenagem, que creditou à amizade a Hiran e a outros conselheiros de Roraima, deixando claro que a recebia não como distinção pessoal, mas como uma homenagem ao Cremesp. Enfatizou que “este Conselho tem e terá enorme satisfação em colaborar e fazer trabalhos conjuntos com o Conselho-irmão de Roraima”.

Isac reiterou sua preocupação quanto à maneira como tem sido imposta a demarcação de áreas indígenas que, do seu ponto de vista, prejudica a população e o desenvolvimento de Roraima. “Não interessa sequer aos povos indígenas e, possivelmente, esconde interesses  internacionais que lutam pelas riquezas da região e pela inter–nacionalização da Amazônia. A homenagem ocorreu no Iate Clube de Boa Vista e foi prestigiada por mais de 800 pessoas.  

Delegacias Regionais funcionam em novos horários

As Delegacias Regionais do Cremesp na Grande São Paulo e no Interior do Estado têm novos horários de funcionamento. Leia abaixo a relação das cidades e os respectivos horários:

Delegacia  - Horário
Assis - 8:00  / 17:00
Americana -  8:00 / 17:00
Araraquara -  8:00 / 17:00
Araçatuba -  8:00 / 17:00
Bragança Paulista -  9:00 / 18:00
Bauru  - 8:00 / 18:00
Barretos  - 9:00 / 18:00
Botucatu  - 10:00 / 18:00
Campinas  - 9:00 / 18:00
Franca  - 9:00 / 18:00
Guarulhos  - :00 / 18:00
Jaú - 9:00 / 18:00
Jundiaí  - 9:00 / 17:00
Limeira  - 9:00 / 18:00
Marília  - 8:00 / 17:00
Mogi das Cruzes  - 9:00 / 18:00
Osasco  - 9:00 / 18:00
Piracicaba  - 8:00 / 18:00
Presidente Prudente  - 8:00 / 17:00
Registro  - 8:00 / 17:00
Regional Leste/Oeste/Norte/Sul  - 9:00 / 18:00
Ribeirão Preto  - 8:00 / 18:00
Santo André  - 10:00 / 19:00 (provisoriamente)
Sorocaba  - 9:00 / 18:00
São Bernardo do Campo  - 9:00 / 18:00
São José dos Campos  - 9:00 / 18:00
São José do Rio Preto  - 9:00 / 18:00
Santos  - 9:00 / 18:00
Taubaté  - 8:00 / 17:00


Este conteúdo teve 93 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 333 usuários on-line - 93
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.