PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
A Eleição Presidencial e o SUS


CONSELHO
Cremesp lança Caderno de Ética em Ginecologia e Obstetrícia


ENTREVISTA
“O contrário da violência não é a não violência. É a cidadania”


ARTIGOS
Emílio César Zilli e Nabil Ghorayeb


GERAL 1
Formulários brancos precisam ser preenchidos com mais atenção


GERAL 2
Terapia de Reposição Hormonal exige maior cautela


ESPECIAL
O programa de Saúde dos presidenciáveis


DESTAQUE
Hospital Santa Catarina: quase um século de bons serviços


ATUALIZAÇÃO
Programa de Hepatites Virais adota medidas preventivas


GERAL 3
De Olho no Site do Cremesp


AGENDA
Mini rodada de Anestesiologia é realizada em Santo André


GERAL 4
Cirurgia em pessoa com mais de 70 anos


AIDS
Conferência de Barcelona aponta o futuro da epidemia


GALERIA DE FOTOS



Edição 180 - 08/2002

AGENDA

Mini rodada de Anestesiologia é realizada em Santo André


Mini rodada de Anestesiologia é realizada em Santo André

A Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (Saesp), por meio de sua diretoria científica, realizou, no dia 29 de junho, a 54º Rodada de Anestesiologia do Interior do Estado de São Paulo – Mini Raiesp do ABC. A Regional da APM em Santo André foi a anfitriã do evento, que contou com a presença de anestesiologistas da região. Entre os palestrantes, estavam Sérgio Stanicia, que falou sobre “Anestesia para Procedimentos Ambulatoriais”; e Celso Schunialfuss Nogueira, falando sobre “Anestesia em Procedimentos Videolaparoscópicos”.

“Os participantes ressaltaram a importância da realização do evento para a região, salientando o compromisso de todos trabalharem para que mais encontros sejam promovidos, no sentido de se ampliar as trocas de experiências e os laços de companheirismo”, afirmou Desiré Carlos Callegari, conselheiro do Cremesp e coordenador do evento juntamente com Deoclécio Tonelli e Guilherme Toledo Moraes. O evento contou, ainda, com o apoio da APM-Regional de Santo André, Faculdade de Medicina da Fuabc e do CET da Fundação ABC.



Hospital Santa Rita inaugura pronto-atendimento

O Hospital Santa Rita inaugurou, no dia 22 de maio, seu pronto-atendimento. Localizado no bairro de Vila Mariana, a área funciona 24 horas por dia e tem capacidade para atender casos de clínica geral, cirurgia, ortopedia e pediatria.

Segundo o diretor-presidente do hospital, Carlos Lichtenberger, foram gastos cerca de R$ 8 milhões na obra, além de se continuar investindo também na tecnologia dos serviços: foi recém adquirido um equipamento de angiografia de última geração, importado da Holanda, que possibilitará a redução de 70% da dose de radiação à qual paciente e médico são expostos e teve o custo de R$ 3 milhões.

Estiveram presentes à cerimônia de inauguração os conselheiros do Cremesp João Eduardo Charles e Desiré Carlos Callegari.



Conselho Estadual de Entorpecentes realiza reunião

Foi realizada, em 5 de julho, Reunião Plenária do Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen), no Pátio do Colégio, na capital paulista.

O Conen, que atua por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania, é formado por diversas entidades, com o objetivo de discutir políticas que dizem respeito ao uso de entorpecentes, ações de combate, pesquisas e coordenação de programas de prevenção. “As reuniões são mensais e nelas são discutidas políticas relacionadas ao álcool e outras drogas, sempre em sintonia com os Conselhos Municipais de Entorpecentes do Estado”, lembrou o conselheiro do Cremesp, Reinaldo Ayer de Oliveira, que participa das reuniões.



Fórum Regional de Lideranças Médicas

Dando continuidade aos eventos realizados pelo Fórum Regional de Lideranças Médicas de São José do Rio Preto e região foi realizada, no dia 25 de julho, a 27ª reunião, na cidade de Catanduva.

O recém-inaugurado auditório da Unimed da cidade recebeu cerca de 70 participantes, que trataram do tema “Atestado de Óbito: aspectos éticos e jurídicos”, com palestra ministrada por Luiz Fernando Spinola Micuci, conselheiro do Cremesp. “Além das discussões pertinentes ao tema, é importante ressaltar a boa participação dos residentes do Hospital Padre Albino, da Faculdade de Medicina de Catanduva, presentes ao evento”, afirmou.

Participaram, ainda, Miguel Zeitune Leão, presidente do Sindicato dos Médicos de Votuporanga; Renato Eugênio Macchione, diretor da 8ª distrital da APM e presidente da APM em Catanduva; Paulo Cézar Mariani, presidente da APM de Jales; e Jarbas Alves Teixeira, presidente da Unimed de Fernandópolis.



Sociedade Caipira de Oftalmologia realiza Congresso

A Universidade do Sagrado Coração, em Bauru, recebeu, nos dias 12 e 13 de julho, o II Congresso da Sociedade Caipira de Oftalmologia. Os cerca de 220 presentes discutiram casos apresentados, trocando informações e experiências.

No segundo dia, o conselheiro do Cremesp, Luiz Fernando Spinola Micuci, proferiu palestra. “Foi apresentada a participação da oftalmologia no Conselho, no que diz respeito à área judicante, como o número de casos que aguardam ser julgados e quais os artigos do Código de Ética Médica mais infringidos. Foi destacada também a atuação da Câmara Técnica de Oftalmologia”, lembrou.

O evento teve o apoio da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa e Sociedade Brasileira da Catarata e Implantes Intraoculares.



Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão inaugura nova sede

A Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão inaugurou, no dia 17 de julho, sua nova sede em São Paulo, localizada no Convention Corporate Plaza, um anexo do Hotel Blue Tree Towers. O presidente da sociedade, Cláudio Henrique Barbieri, recebeu, na oportunidade, representantes de entidades médicas como Gabriel David Hushi, presidente do Cremesp; Regina Ribeiro Parizi, presidente licenciada do Cremesp; Eleuses Vieira de Paiva, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB); José Luiz Gomes do Amaral, presidente da Associação Paulista de Medicina (APM); Luiz Carlos Alves, representante do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp); e Geovanni di Sarno, superintendente do Hospital Municipal São Paulo.



Cema promove palestra sobre prontuário médico

O Hospital Cema, localizado na zona leste da cidade de São Paulo, realizou, dia 7 de agosto, palestra sobre o tema “Prontuário Médico – aspectos éticos e legais”. O evento contou com a presença do presidente do Cremesp, Gabriel David Hushi, e do diretor clínico do Cema, Assad Frangieh.

O conselheiro do Cremesp, Samir Jacob Bechara, foi o palestrante e ressaltou a receptividade dos presentes. “Foi excelente e muito gratificante a boa participação de todos, inclusive de todo o corpo clínico do hospital; muitas dúvidas foram esclarecidas na ocasião”, destacou Bechara.

Este conteúdo teve 83 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 346 usuários on-line - 83
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.