PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Apoio à mobilização dos médicos residentes: CRM acompanha crise nacional


ENTREVISTA
Acompanhe o encontro com Clilton Guimarães dos Santos, Promotor Público do Estado


ATIVIDADES DO CREMESP 1
Terminalidade de Vida: resolução é publicada no Diário Oficial da União de 28/11


ATIVIDADES DO CREMESP 2
Recadastramento dos médicos: imprescindível parz evitar a atuação de falsários


AVALIAÇÃO
Segunda fase do Exame do Cremesp foi realizada em 05/11, com prova prática


MOVIMENTO MÉDICO
A crise dos médicos residentes de todo o país que lutam pela qualidade da especialização


PUBLICIDADE MÉDICA
Já foram realizados 12 Fóruns sobre ética em publicidade médica, com resultados promissores


ATIVIDADES DO CREMESP 3
Congresso de Bioética em Ribeirão Preto: reflexão ética sobre desafios da modernidade


MEDICINA E JUSTIÇA
Ações judiciais p/garantir medicamentos focam a prescrição médica


GERAL - CURTAS
Anti-retrovirais: Cremesp participa de plenária pública sobre Lei Federal 9313/96


ACONTECEU
Acompanhe as atividades dos diretores e conselheiros no mês de novembro


ALERTA ÉTICO
Alerta Ético: dúvidas e respostas para abandono de paciente e transferência de atendimento


GERAL - CURSOS
Destaque p/a criação de rede internacional p/tratamento de dependentes


HISTÓRIA
Iamspe: acredite, recebe mais de 3 milhões de pacientes


GALERIA DE FOTOS



Edição 231 - 11/2006

ACONTECEU

Acompanhe as atividades dos diretores e conselheiros no mês de novembro



Atividades de diretores e conselheiros

Homenagem

O Cremesp e seu presidente, Desiré Carlos Callegari, foram homenageados na solenidade de formatura da Faculdade de Medicina do ABC, realizada dia 1º de novembro. O diretor da faculdade, Luiz Henrique Camargo Paschoal; o patrono José Jorge Namura; a homenageada especial Lígia Fátima Nóbrega Reato; o paraninfo, Marco Prist: e o orador da turma, Leandro Luongo, reiteraram “a honra de ter um de seus professores na presidência do Conselho”.

Dia do médico no Simesp

Desiré Callegari participou das comemorações do Dia do Médico realizadas pelo Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) no dia 23 de outubro. O evento foi iniciado com a palestra “Processos Profissionais e Medidas Profiláticas”, proferida pelo presidente do Simesp, Cid Carvalhaes. A diretora do Simesp, Graça Souto, defendeu as médicas mulheres e lembrou a violência que ameaça a atuação profissional. Cid Carvalhaes criticou a abertura indiscriminada de escolas de medicina – “mais preocupadas com o lucro do que com o ensino” – e defendeu um atendimento mais humanizado aos pacientes. Destacou-se no evento a homenagem feita ao médico Romeu Romanelli Filho, que participa da Associação dos Médicos Aposentados do Simesp.

Congresso tem participação do Cremesp
O presidente do Cremesp, Desiré Carlos Callegari, proferiu palestra sobre Ética Médica, dia 19 de outubro, durante o 15º Comepp (Congresso Médico Estudantil de Presidente Prudente), evento realizado pela Faculdade de Medicina de Presidente Prudente entre os dias 18 e 20 de outubro. Voltado a acadêmicos e profissionais da área de Saúde, o congresso contou com palestras, reuniões e apresentação de trabalhos científicos. Outros temas abordados foram: Emergência, Saúde Coletiva/Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Clínica Cirúrgica e Ética na Publicidade Médica. O evento aconteceu no anfiteatro do HU (Hospital Universitário Dr. Domingos Leonardo Cerávolo), em Presidente Prudente.


Outros eventos da presidência


Desiré Callegari, Henrique Liberato, Jaime Barbosa e Ademar Anzai

Desiré Callegari proferiu palestra sobre Ética Médica no Congresso Médico Estudantil, na Faculdade de Medicina de Presidente Prudente, dia 19 de outubro. No mesmo dia participou de julgamento simulado na Sociedade de Medicina de Presidente Prudente. Em ambas atividades estiveram presentes também o conselheiro do Cremesp na região, Henrique Liberato Salvador e Lavínio Nilton Camarim, e o delegado regional Jaime Barbosa.

- Compôs mesa de abertura no 3º Encontro de Obstetrícia do Hospital Maternidade Interlagos, na sede do Cremesp, em São Paulo, dia 21 de outubro.

- Participou da abertura do Congresso de Bioética e proferiu palestra sobre Os 50 anos do Cremesp, juntamente com Clóvis Francisco Constantino, Reinaldo Ayer de Oliveira, José Marques Filho e Caio Rosenthal, em Ribeirão Preto, dia 26 de outubro.

- Participou da solenidade comemorativa pelo Dia do Médico, promovida pela APM, em São Paulo, dia 27 de outubro.

- Dirigiu a plenária especial de homenagem aos ex-presidentes do Cremesp, juntamente com o descerramento do quadro do ex-presidente Isac Jorge Filho, na sede do Cremesp, dia 31 de outubro.

- Reuniu-se com os médicos residentes em greve, no Hospital das Clínicas, em São Paulo, dia 10 de novembro.

 -Abriu a solenidade de reinauguração da Delegacia da zona oeste, em São Paulo, dia 9 de novembro.


Diretores e conselheiros

Henrique Carlos Gonçalves participou de debate sobre Responsabilidade Médica nos Âmbitos Civil, Criminal e Ético. O que você precisa Saber, a convite da Unimed Paulistana, em São Paulo, dia 21 de outubro.

Antonio Pereira Filho, José Marques Filho, Renato Ferreira da Silva e o delegado Jarbas Simas participaram do curso sobre Educação Continuada, em São José do Rio Preto, dia 21 de outubro.

Renato Azevedo Júnior participou do Congresso Brasileiro de Cardiologia, em Recife, de 20 a 24 de outubro.

Gabriel David Hushi participou da solenidade Dia de São Lucas, Padroeiro dos Médicos, a convite da Associação Médica de Santos, em Santos, dia 18 de outubro. Também participou do Fórum de Discussão sobre Ensino Médico, proferindo palestra sobre Como as Instituições de Ensino Médico estão inseridas na Comunidade, a convite dos ex-alunos da Faculdade de Ciências Médicas de Santos, em Santos, dia 21 de outubro.

Ieda Therezinha do Nascimento Verreschi participou do curso Aspectos Práticos da Ética Médica, a convite da Unifesp, em São Paulo, dia 19 de outubro.

João Ladislau Rosa participou do 15º Congresso Médico Acadêmico de Botucatu, proferindo palestra sobre A política Nacional de Saúde e sua Influência no Trabalho Médico, em Botucatu, dia 19 de outubro. Também participou do 6º Prêmio de Biblioteconomia Paulista Laura Russo, em São Paulo, dia 30 de outubro.

Krikor Boyaciyan, diretor corregedor, apresentou trabalho sobre O perfil dos médicos denunciados que exercem Ginecologia e Obstetrícia no Estado de São Paulo no 18º Congresso Mundial de Ginecologia e Obstetrícia, em Kuala Lumpur - Malásia, dia 7. Proferiu palestras: no Curso de Medicina Reprodutiva para o Ginecologista, na FMUSP, dia 24; e na APM Regional Barretos, dia 29.

Reinaldo Ayer de Azevedo participou do 2º Congresso Internacional de Cuidados Paliativos e Dor,  abordando o tema Ensino de Cuidados Paliativos no Brasil, em Curitiba, dia 20 de outubro. No mesmo congresso abordou o tema sobre Bioética no Final da Vida, dia 21 de outubro.

Renato Françoso Filho proferiu palestra sobre Prontuário Médico, Atestado e Preenchimento de Laudos e Relatórios, a convite da CEM da Secretaria Municipal de Saúde de Jundiaí, dia 24 de outubro. Também participou da reunião técnica sobre Ética em Perícia Médica,  em São João da Boa Vista, dia 11 de novembro.

João Márcio Garcia participou da reunião para discutir a vistoria na Santa Casa de Sorocaba, dia 25 de outubro. Também esteve presente ao Fórum Aspectos Éticos sobre a Resolução 151/06, em Sorocaba, dia 26 de outubro. Participou da inauguração da Informatização da UBS-Unidade Básica de Saúde – Valinhos e do 1º Simpósio de Telessaúde de Tatuí, a convite da Prefeitura do local.

Eurípedes Balsanufo Carvalho participou de sessão solene de abertura do 2º Simpósio Regional de Genitoscopia, Cervicolp – 17º Encontro de Atualização em PTGI e Colposcopia, em São Paulo, dia 26 de outubro.

José Manoel Bombarda e Luiz Carlos Aiex Alves participaram do 24º Congresso Brasileiro de Psiquiatria, em Curitiba, de 25 a 28 de outubro. Durante o Congresso, apresentaram um julgamento simulado em mesa-redonda realizada dia 28 de outubro.

Marli Soares participou do workshop sobre Inclusão Social: Questão de Cidadania, na sede do Ministério Público, dia 30 de outubro.

Luiz Alberto Bacheschi participou da solenidade de Colação de Grau da Unisa, em São Paulo, dia 31 de outubro.

Renato Azevedo Junior e Antonio Pereira Filho participaram de reunião sobre Projeto Matriz de Performance, na Unimed Paulistana, em São Paulo, dia 6 de novembro.

José Marques Filho proferiu palestra sobre Valores, Moral e Código de Ética Médica, a convite da Faculdade de Medicina de Marília, dia 6 de novembro.

José Henrique de Andrade Vila proferiu palestra sobre Preenchimento de Atestado de Óbito e Indicações de Verificação de Encaminhamento ao IML, a convite do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, dia 8 de novembro.

Lavínio Nilton Camarim participou do 12º Fórum Regulamentador de Publicidade Médica do Cremesp, em Araçatuba, dia 9 de novembro. Também participou do 43º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, em Recife, dia 14 de novembro.


Este conteúdo teve 81 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 253 usuários on-line - 81
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.