PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
A Saúde no Brasil. Como evitar os constantes "apagões" no setor?


ENTREVISTA
Antonio Carlos Lopes faz um RX da Residência Médica no país


ATIVIDADES DO CREMESP 1
Exame para recém-formados em Medicina: é hora de começar a discussão sobre o ensino médico no país


EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA
Módulos de Educação Médica Continuada agora podem ser acessados pela internet


ATIVIDADES DO CREMESP 2
Acompanhe os temas abordados no Encontro Nacional dos CRMs, realizado em Brasília


MOVIMENTO MÉDICO
Oficinas de trabalho preparam questões para o próximo ENEM


ATIVIDADES DO CREMESP 3
Encontrar respostas... este foi o maior desafio do II Congresso Paulista de Ética Médica


ATUALIZAÇÃO
Hepatite C: 3 a 4 milhões de brasileiros estão infectados


GERAL 1
Moacyr Scliar abrilhanta evento que homenageou as médicas do Estado


GERAL 2
Em destaque, a posse da nova diretoria da Sociedade Brasileira de Radiologia


ACONTECEU
Confira a participação do Cremesp em eventos relevantes para a classe


ALERTA ÉTICO
Dúvidas relacionadas ao plantão? Veja respostas a duas perguntas comuns...


GERAL 3
Financiamento p/o setor da Saúde é pauta de reunião na Câmara


HISTÓRIA
Complexo Hospitalar do Mandaqui: considerado um centro de formação médica


GALERIA DE FOTOS



Edição 236 - 04/2007

GERAL 2

Em destaque, a posse da nova diretoria da Sociedade Brasileira de Radiologia



Posse na Sociedade Paulista de Radiologia

A Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR) realizou, em abril, a 37ª Jornada Paulista de Radiologia (JPR’2007). Durante a sessão de abertura do evento, dia 12, o presidente em exercício André Scatigno Neto – também conselheiro do Cremesp –  transferiu o cargo para Marcelo D’Andrea Rossi, novo presidente para a gestão 2007/2009. O evento contou com a presença de lideranças médicas, entre eles o presidente do Cremesp, Desiré Callegari. No encontro, o novo presidente da SPR entregou a Callegari um documento dirigido ao governo do Estado sobre a necessidade de redução das alíquotas do ICMS na importação de equipamentos médico-hospitalares sem similares nacionais.

Dia Mundial de Combate à Tuberculose

No dia 23 de março, véspera do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, o Instituto Clemente Ferreira, com o apoio da Sociedade Beneficente Clemente Ferreira e da Rede Paulista de Controle Social da Tuberculose, realizou a “Campanha de Ações Educativas e Ativas na Luta contra a Tuberculose”, visando à conscientização da população. O Cremesp participou da  abertura do evento, representado pelo infectologista e conselheiro Caio Rosenthal (na foto com Fernando Fiúza).  

Houve distribuição de folhetos, com orientação sobre os sintomas e o tratamento da doença, e convite aos transeuntes para conhecer o trabalho realizado pela instituição. Os participantes sintomáticos respiratórios foram encaminhados para realização de exames de escarro, radiografia e consulta médica. “Temos responsabilidade quando diagnosticamos, por isso encaminhamos para tratamento todos os pacientes, independentemente de ser quadro de asma, tabagismo ou tuberculose”, afirmou Fernando Fiúza de Melo, diretor do Instituto e responsável pela iniciativa.

Idec lança nova cartilha

Seu Plano de Saúde: Conheça as Armadilhas e Abusos é a última de uma série de três cartilhas sobre saúde (a primeira foi sobre o SUS e a segunda sobre o acesso a medicamentos) que o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) lançou, dia 11 de abril.


Segundo informações do Idec, há sete anos o setor lidera com folga a lista de queixas (23% das reclamações somente em 2006), à frente de serviços como bancos e telefonia. O guia mostra que informações e “promessas” do corretor obrigam a empresa a cumpri-las e que o atendimento só pode ser suspenso caso o consumidor atrase o pagamento das mensalidades por mais de 60 dias. Se o consumidor se sentir lesado e quiser enviar algum documento ao Ministério Público, pode utilizar modelos de cartas e representações que a cartilha oferece. Acesse, on-line, a íntegra da Cartilha no site do IDEC


Consulta pública sobre fumódromos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu consulta pública sobre a proposta para regulamentar salas exclusivas para fumantes em bares, restaurantes e demais espaços públicos. Com a nova Resolução, a Agência pretende determinar que os estabelecimentos onde for permitido fumar estejam equipados com uma sala para uso exclusivo de fumantes. Nesta área será proibido o consumo de alimentos e de bebidas alcoólicas, a venda de cigarros e o uso do espaço para publicidade. Nas demais áreas desses locais, o fumo estaria proibido.

AVC e defeito genético

Resultados de um estudo realizado com mais de 9 mil pessoas na Dinamarca e publicado no periódico Neurology, mostraram que indivíduos com uma forma comum de defeito genético podem estar duas ou três vezes mais propensos a sofrer um acidente vascular cerebral do que aqueles que não o apresentam. Os cientistas acompanharam, durante 24 anos, uma coorte com 9.178 pessoas e por essa razão as conclusões foram consideradas confiáveis. Os pesquisadores ainda não entendem como o defeito genético, presente em quase 1/4 da população no norte europeu, pode causar o derrame. Mas seu envolvimento pode indicar novos rumos para a compreensão do distúrbio, impedindo que ele venha a ocorrer.


Lançado programa “Saúde da Mulher”

O novo programa paulista de Saúde da Mulher, lançado pela Secretaria Estadual de Saúde para o quadriênio 2007/2010, está voltado especialmente para planejamento familiar, controle do câncer, assistência ao parto e atendimento às vítimas de violência. Entre as ações previstas está a distribuição gratuita de anticoncepcionais e “pílulas do dia seguinte”, em parceria com os municípios paulistas e em complemento ao repasse do governo federal, além do envio de recursos extras para ampliar os serviços de laqueadura e vasectomia no Estado. A idéia é implantar no mínimo mais um centro especializado por região.

Células-tronco e diabetes tipo 1

Pesquisadores brasileiros, liderados por Júlio Voltarelli (USP de Ribeirão Preto) conseguiram deter – pela primeira vez – o diabetes tipo 1 em humanos com o emprego de células-tronco adultas. Segundo dados do estudo, publicado no Journal of the American Medical Association, a técnica foi capaz de liberar os pacientes da dependência de tomar doses diárias de insulina.

Portadores deste tipo de diabetes são prejudicados pelo seu próprio sistema imune, que ataca as células beta do pâncreas, produtoras de insulina. Os pesquisadores utilizaram células-tronco (CTs) extraídas do sangue dos pacientes voluntários que receberam, inicialmente durante uma semana, altas doses de medicamentos para suprimir o funcionamento do sistema imunológico, impedindo a destruição das células beta. Esta imunossupressão é temporária para evitar a exposição do organismo a infecções.

Vacinação contra a gripe

Entre 23 de abril e 4 de maio o Governo do Estado de São Paulo prevê vacinar ao menos 2,5 milhões de pessoas com 60 anos ou mais com a Campanha de Vacinação contra Gripe para o Idoso deste ano. O número corresponde à meta de 70% dos cerca de 3,6 milhões de idosos no Estado. A vacinação será feita em 3,4 mil postos fixos e 3 mil volantes, das 8 às 17 horas. O slogan deste ano, Fique ativo - vacine-se contra a gripe, reforça a idéia de que a vacina contra a gripe contribui para sua saúde. A iniciativa teve início em 1999.


Este conteúdo teve 90 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 309 usuários on-line - 90
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.