PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Diretrizes sobre álcool e drogas e mudanças no Ensino Médico


ENTREVISTA
Guido Cerri: novo diretor da Faculdade de Medicina da USP


ARTIGOS
Convidados escrevem sobre promoção da saúde e aquecimento global


DIRETRIZES
Orientação e tratamento de usuários de cigarro, álcool e drogas


ESPECIAL
Bioética, Poder e Injustiça


ATUALIZAÇÃO
Eritropoetina e transfusões de sangue


GERAL 1
Site do Cremesp, APM de Santo André, Sindimed e outros assuntos.


GERAL 2
Eleições 2002, Saúde no Mundo, Mercosul e outros temas.


AGENDA
Destaque para homenagem ao Prof. Luiz Decourt


NOTAS
Informações sobre atividades do Cremesp, Editais, Convocações e Contatos


PARECER
Exame de livre-docência


MEMÓRIA
Museu de História da Medicina


GALERIA DE FOTOS



Edição 183 - 11/2002

EDITORIAL

Diretrizes sobre álcool e drogas e mudanças no Ensino Médico


Duas boas notícias: diretrizes sobre álcool e drogas e mudanças no Ensino Médico

Como parte integrante do projeto Diretrizes, da Associação Médica Brasileira (AMB) e do Conselho Federal de Medicina (CFM), o Cremesp e a AMB lançaram as diretrizes para abordagem, orientação e tratamento dos usuários de cigarro, álcool e drogas. Partimos da constatação de que a dependência e o uso nocivo de substâncias psicoativas têm sido pouco diagnosticados pelos profissionais e cabe ao médico generalista ou clínico geral estabelecer o diagnóstico precoce, orientar o usuário e motivar o paciente a buscar tratamento especializado.

Sabemos que estamos diante de um problema complexo, que angustia a sociedade e arruina a saúde e a vida de milhares de brasileiros, homens e mulheres, independente da idade, da classe social ou situação econômica. O problema, no entanto, jamais será solucionado sem a participação de todos e sem a integração das ações das diferentes áreas. As diretrizes do Cremesp e da AMB são, desta forma, a contribuição pontual das entidades médicas e dos colegas especialistas para atualizar os profissionais e informar a sociedade.

Ao ressaltar que estamos diante de uma questão de saúde pública, enfatizamos a necessidade de acolhimento humanizado e da não discriminação dos pacientes, da organização dos serviços de saúde, bem como do aconselhamento e tratamento adequado dos dependentes.

O setor saúde também deve participar das ações mais amplas, como a prevenção primária, as campanhas educativas junto à população, os programas de reinserção social dos dependentes químicos, o apoio às medidas de combate ao tráfico e à violência associada às drogas; bem como as ações de combate às drogas no âmbito da segurança e da justiça.

Também é com grande satisfação que acompanhamos o resultado do primeiro processo de escolha das instituições de ensino superior selecionadas pelo Promed – Programa de Incentivo às Mudanças Curriculares nas Escolas Médicas. É um projeto inovador do Ministério da Saúde, com o apoio do Ministério da Educação, da OMS e da OPAS e que conta com a participação das entidades médicas desde sua concepção. Foram escolhidas escolas que querem, de forma voluntária, adequar os seus processos de ensino às reais necessidades de saúde do povo brasileiro.

As recentes Diretrizes Curriculares dos Cursos Médicos, do MEC, afirmam que as escolas devem formar médicos que tenham “postura ética, visão humanística, senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania; orientação para a proteção, promoção da saúde e prevenção das doenças; orientação para atuar em nível primário e secundário de atenção e resolver com qualidade os problemas prevalentes de saúde”. São estas também as orientações do Promed e da Cinaem, a comissão nacional de avaliação do ensino médico que há muito tempo vem contribuindo para a reforma do ensino da medicina do país.

Ou seja, é o início de uma importante ação coordenada entre as áreas governamentais da saúde e da educação; as escolas e as entidades médicas, o que terá repercussões positivas na formação de profissionais médicos.

Regina R. Parizi Carvalho
Presidente do Cremesp


Aviso:

Recesso Contábil
O Cremesp suspenderá os recebimentos de anuidades e taxas a partir do dia 20 de dezembro de 2002, retornando à normalidade no atendimento, via Caixa e bancos, no dia 2 de janeiro de 2003. A medida deve-se à necessidade de os departamentos Financeiro e Contabilidade cumprirem as determinações do Conselho Federal de Medicina quanto à adequação do Manual de Normas Contábeis e Financeira para o exercício do próximo ano.


Congratulações

Enviaram ao Cremesp votos de congratulações por ocasião do Dia do Médico:
Vereador Manoel Eduardo Marinho – presidente da Câmara Municipal de Diadema; vereadores Adelson e Eliete Menezes – representando a bancada do PSB na Câmara Municipal de Diadema; vereador Valmir Gonçalves – presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba e vereadora Leonor Diniz Santos Ferreira, também de Caraguatatuba; vereador Luiz Carlos da Silva Júnior – da Câmara Municipal de Itu; Dra. Ester Leme – chefe de gabinete da Câmara de Vereadores de Itu; vereadora Márcia Denise Iakimiu – presidente da Câmara de Vereadores de Itu; vereador Walter Roberto Bio, da Câmara Municipal de Suzano; e vereador José Carlos Ferreira Dias, da Câmara Municipal de Jundiaí.


Errata:
Ao contrário do que foi informado na edição do Jornal do Cremesp nº 182 (outubro), na página 13, a nova delegacia regional em Santo André funciona no horário das 10 às 20 horas (e não até 22 horas).

Este conteúdo teve 83 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 312 usuários on-line - 83
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.