PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Momentos críticos marcaram a sobrevivência do SUS no ano que passou...


ENTREVISTA (JC pág. 3)
O advogado previdenciário Gândara Martins fala sobre a aposentadoria especial para médicos


ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
Publicidade médica: conscientização para reduzir número de processos


ATIVIDADES 2 (JC pág. 5)
Plenária especial avalia demissões no Servidor Público Estadual


ATIVIDADES 3 (JC pág. 6)
Resolução do Cremesp, pioneira no país, regulamenta atividades das UTIs paulistas


ATIVIDADES 4 (JC pág. 7)
Índice de reprovação dos formandos de Medicina torna o Exame do Cremesp foco da mídia paulista


ESPECIAL (JC págs. 8 e 9)
Falsos médicos: registros do Conselho sobre crescimento dos falsários são alarmantes


GERAL 1 (JC pág. 10)
Em Opinião de Conselheiro, Antonio Pereira Filho aborda emissão de atestados falsos


EPIDEMIA (JC pág. 11)
Atenção ao diagnóstico da dengue: "estima-se que para cada caso sintomático ocorram dez asintomáticos"


ENSINO MÉDICO (JC pág. 12)
Veja a opinião de Nildo Alves Batista sobre a graduação médica no país


GERAL 2 (JC pág. 13)
Na Coluna dos Conselheiros do CFM desta edição, Ato Médico e Decisões Judiciais


ALERTA ÉTICO (JC pág. 14)
Esclareça suas dúvidas sobre a presença de acompanhante durante consulta ou exames


GERAL 3 (JC pág. 15)
Auto-hemoterapia: Conselho Federal de Medicina divulga parecer-consulta


HISTÓRIA (JC pág. 16)
Centro Médico da Polícia Militar: 115 anos de história e serviço público de excelência


GALERIA DE FOTOS



Edição 244 - 01/2008

GERAL 2 (JC pág. 13)

Na Coluna dos Conselheiros do CFM desta edição, Ato Médico e Decisões Judiciais


Coluna dos conselheiros do CFM*


Clóvis Francisco Constantino
e-mail:
biblioteca@cfm.org.br





Ato Médico
O CFM participou, em 27 de novembro, do Simpósio Nacional sobre a Regulação da Medicina no Brasil, Projeto de Lei nº 7.703/206, conhecido como Ato Médico. O relator do projeto, deputado Edinho Bez, deve apresentar o relatório final no âmbito da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) até março de 2008.

De acordo com o presidente do CFM, Edson de Oliveira Andrade, o projeto – que foi aprovado no Senado a partir de consenso entre treze profissões da área da saúde – não tem como objetivo tirar o direito de nenhuma dessas categorias, que já esteja garantido em lei. Compuseram a mesa de abertura o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia; o presidente da CTASP, deputado Nelson Marquezelli; o deputado Edinho Bez; e a diretora do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde, Maria Helena Machado, representando o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Decisões Judiciais
Importantes decisões judiciais foram proferidas de forma favorável ao CFM:

- no processo nº 2006. 34.00. 021295-5, o juiz concluiu que, no que se refere à Resolução 1.701/2003, que estabelece os critérios da propaganda em Medicina, não há qualquer vício que seja contra a Constituição ou invada a competência da União ao tratar do tema, uma vez que ela apenas estabelece parâmetros e balizas éticas para a propaganda médica.
- no processo nº 2005. 38.01. 002122-1, foi proferida sentença, em Ação Ordinária Coletiva, na qual foi fundamentado de forma clara que a CBHPM não configura violação da ordem econômica.
- no processo Medida Cautelar nº 2001.34.00.031804-7 e Ação Ordinária nº 2001. 34.00. 032978-1, foi julgado procedente o pedido do CFM de nulidade da Resolução COFEN nº 197/1997, que autorizava enfermeiros a praticarem acupuntura, tendo o juiz entendido que essa atividade é exclusiva do médico.


Funções do Conselheiro Suplente
Isac Jorge Filho
e-mail:
ijfilho@terra.com.br



O Conselheiro Suplente do CFM tem função básica de substituir o titular quando ele não puder exercer suas atividades. Adicionalmente, recebe recursos de sindicâncias, vindos de outros Estados, que não o seu, para análise e emissão de parecer quanto à abertura de processo ou arquivamento. As decisões quanto a essas sindicâncias são definidas por Câmaras de Recursos formadas por conselheiros suplentes que se reunem em Brasília, a cada três meses, por um período de dois dias. Graças a esse trabalho, o Conselho Federal de Medicina tem conseguido diminuir em muito a fila de recursos de sindicância à espera de votação. Os suplentes participam também dos Encontros Nacionais do CFM e, eventualmente, são convocados pelo Presidente a participar de reuniões ou eventos importantes.

*Representantes de São Paulo no Conselho Federal de Medicina

Agenda da presidência

Inaugurado memorial em homenagem a
estudantes da Santa Casa de São Paulo

O Centro Acadêmico Manoel de Abreu (Cama) realizou, em 7 de dezembro, uma homenagem aos estudantes Chael Charles Schreier e Hiroaki Torigoe, mortos durante o período da ditadura militar. Em reconhecimento à sua trajetória de vida, foi realizada uma cerimônia de inauguração do Memorial, que foi acompanhada pelo presidente do Cremesp, Henrique Carlos Gonçalves. A solenidade também  contou com a presença da ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, e recebeu apoio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

3ª Jornada médico-jurídica da Fenam/Simesp
Nos dias 6 e 7 de dezembro aconteceu a 3ª Jornada médico-jurídica da Fenam/Simesp. Na ocasião, o Cremesp esteve representado pelo seu presidente, Henrique Carlos Gonçalves, que fez parte da mesa de abertura do evento. A jornada já acontece há três anos, percorrendo vários estados brasileiros. Durante os debates realizados, Henrique Carlos foi palestrante do tema Responsabilidade civil, criminal e ética do médico.

Nova unidade do Hospital São Luís
Com a presença do prefeito Gilberto Kassab, do secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, e do presidente do Cremesp, Henrique Carlos Gonçalves, a presidência e a diretoria do Hospital São Luiz inauguraram, oficialmente, a unidade Anália Franco, a terceira da rede, no último dia 11. O novo empreendimento tem abertura prevista para janeiro de 2008.

Outras atividades
-
Participou, em 30 de novembro, de reunião com representantes das faculdades de medicina sobre o Exame do Cremesp, em São Paulo;
- Esteve presente, no dia 6 de dezembro, à abertura da Jornada Legal e Perícia Médica, organizada pela APM, em São Paulo, onde também, no dia 8, proferiu palestra sob o tema A Perícia Médica, a Medicina Legal e o CRM;
- Compareceu, no dia 7 de dezembro, à cerimônia de inauguração da nova sede do Colégio Brasileiro de Radiologia, em São Paulo;
- Participou, também no dia 7 de dezembro, da abertura do Fórum da Codame, na sede do Cremesp, na Capital;
- No dia 12 de dezembro, participou de Plenária Extraordinária no Cremesp para tratar dos problemas que envolvem o Hospital do Servidor Público Estadual;
- Presenciou, no dia 13 de dezembro, a abertura do Simpósio Regional Notivisa - Um Novo Paradigma para a Vigilância Sanitária, realizado no Cremesp.

Conselheiro vai presidir Colégio Brasileiro de Cirurgiões
O conselheiro do Cremesp e também professor associado e chefe da disciplina de gastroenterologia cirúrgica da Unifesp, Gaspar de Jesus Lopes Filho, foi eleito Mestre do Capítulo de São Paulo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), para a gestão do biênio 2008/2009. A eleição ocorreu em novembro deste ano e a posse será em 19 de janeiro de 2008. Juntamente com Gaspar foram eleitos Paulo Kassab (vice-mestre), Paulo Maurício Chagas Bruno (1° secretário), Fernando M. Herbella Fernandes (2º secretário), Sidney Roberto Nadal (1º tesoureiro), Cláudio José Caldas Bresciani (2° tesoureiro) e o conselheiro do Cremesp, Renato Françoso Filho (defesa profissional).

O Colégio Brasileiro de Cirurgiões existe desde 1929 e é tido como a sociedade mais representativa da categoria no país, congregando atualmente  cerca de seis mil membros. De acordo com Gaspar, “o objetivo principal da nova diretoria é fazer com que  todos os cirurgiões do Estado de São Paulo participem mais ativamente da entidade”.


Este conteúdo teve 89 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 395 usuários on-line - 89
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.