Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • 09-04-2024
    Publicação
    Cremesp lança versão impressa de livro sobre Homeopatia com transmissão ao vivo pelo Youtube  
  • Notícias


    09-01-2014

    Diplomas do exterior

    Apenas 6,83% dos candidatos ao Revalida 2013 foram aprovados e poderão exercer a Medicina no Brasil

    O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, em 23 de dezembro, os resultados da segunda fase do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida), de 2013. Apenas 6,83% dos participantes foram aprovados.

    Esta edição do Revalida contou com a participação de 1.595 médicos. Na primeira fase (provas objetiva e discursiva), somente 155 do total de participantes foram classificados para a segunda etapa (habilidades clínicas), na qual os participantes realizaram simulações de atendimento médico. Destes, 111 fizeram o exame, porém 109 tiveram aprovação e o diploma revalidado.

    A maioria dos profissionais médicos recém-habilitados a trabalhar no país é composta por brasileiros (50).

    Com relação à origem do diploma, Bolívia, Cuba e Paraguai tiveram 33, 14 e 14 diplomas revalidados, respectivamente. Desta forma, representam 55% do total de aprovados na avaliação de habilidades clínicas do Revalida 2013.

    Revalida
    A avaliação é dirigida a médicos formados por instituições estrangeiras interessados em trabalhar no Brasil. Criado como estratégia de unificação nacional do processo, o Revalida  utiliza parâmetros a formação médica no país, de com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Medicina. Desde 2011 é aplicado anualmente.


    Fonte:  Inep

    Tags: Revalidaaprovadosmédicos.

    Veja os comentários desta matéria


    Pois é João, infelizmente creio que o silêncio será a sua resposta. E não só porque não ter na prova uma forma de triar o bom profissional, apto a exercer profissão tão essencial. Mas também porque não há, por parte do Conselho, manifestação contundente para sua realização. Sendo que os números divulgados relativos a 2012 davam conta de que mais de 60% não tiveram a média na prova do Cremesp, e se considerar somente universidades particulares, mais de 70%. Ainda assim, o registro não é negado e estão exercendo a profissão. Há algum equívoco da minha parte nestas informações? Abs!
    Luiz Santos
    Gostaria que alguém do Cremesp pudesse me responder o porque de não se aplicar a mesma prova que o conselho faz para os formandos no Brasil ao Revalida, visto que as provas do Revalida são feitas no nível de residência, enquanto as do Cremesp são de média complexidade, conforme matéria publicada neste mesmo site.
    JOAO MELLONETO

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 110 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 278 usuários on-line - 110
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.