Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • 09-04-2024
    Publicação
    Cremesp lança versão impressa de livro sobre Homeopatia com transmissão ao vivo pelo Youtube  
  • 08-04-2024
    Demografia Médica 2024
    Número de médicos registrados no Cremesp cresce 56% em 13 anos
  • Notícias


    10-06-2014

    Saúde pública

    CFM e CRMs pedem fortalecimento das estruturas de fiscalização do SUS


    Os Conselhos de Medicina cobraram do Ministério da Saúde o fortalecimento das estruturas de fiscalização, controle e avaliação do Sistema Único de Saúde (SUS), e medidas urgentes que garantam e evitem a incompetência administrativa, os abusos e a corrupção na saúde pública.

    O pedido foi feito publicamente no dia 30 de maio, quando o Conselho Federal de Medicina (CFM) avaliou as recentes denúncias no setor, exibidas em reportagens apresentadas em rede nacional.

    Em nota de esclarecimento à sociedade, a entidade  criticou a omissão do Estado em oferecer à população acesso à assistência médica com qualidade e informou que, com apoio dos  Conselhos Regionais, serão realizadas novas fiscalizações em caráter de urgência nas unidades citadas nas reportagens.

    Para o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) e os demais CRMs, este e outros esforços estão alinhados com o engajamento das entidades médicas na identificação de gargalos que afetam o atendimento oferecido pelo SUS à população e na cobrança de respostas efetivas dos gestores.


    Fonte: CFM
     



    Acompanhe a íntegra do documento:


    NOTA DE ESCLARECIMENTO À SOCIEDADE

    Assunto: Fiscalização de hospitais denunciados pela imprensa 


    Diante da omissão do Estado em oferecer à população acesso à assistência médica com qualidade, desrespeitando os direitos humanos e até mesmo decisões judiciais, conforme tem sido apresentado em reportagens recentes em rede nacional, o Conselho Federal de Medicina (CFM) determinou a adoção de medidas para o enfrentamento desse quadro de crise que afeta, sobretudo, os mais de 150 milhões de brasileiros que dependem exclusivamente do SUS para ter acesso a consultas, exames, internações e cirurgias. Neste sentido, o CFM determinou que:
     

    - Com o apoio dos CRMs locais, sejam realizadas novas fiscalizações em caráter de urgência nas seguintes unidades: Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (MT), Hospital Regional da Asa Norte (DF), Hospital Regional do Gama (DF), Hospital Regional de Ceilândia (DF), Hospital Geral de Salvador (BA), Hospital Cleriston Andrade (em Feira de Santana, BA) e Maternidade Dona Regina (TO);
    - Os relatórios de vistoria com a descrição de todas as fragilidades encontradas em termos de infraestrutura e recursos humanos sejam encaminhados – em âmbito local - aos gestores do SUS e aos representantes dos Poder Legislativo, do Poder Judiciário, dos Tribunais de Contas, do Ministério Público e de outras instâncias de fiscalização e controle, bem como ao Ministério da Saúde;
    - Os CRMs – em articulação com outras entidades locais – proponham aos gestores do SUS a adoção de medidas emergenciais para resolver os problemas detectados, garantindo aos pacientes melhor atendimento e aos profissionais condições de atuar adequadamente nas unidades;
    - O mesmo procedimento deve acontecer em outras denúncias que, porventura, sejam divulgadas pela imprensa, assegurando o comprometimento do sistema conselhal com a melhora da assistência.

    Por outro lado, na esfera federal, o CFM solicita ao Ministério da Saúde a apresentação urgente de propostas que contemplem os seguintes pontos:

    - Um plano detalhado e de longo prazo para melhoria efetiva da infraestrutura de toda a rede hospitalar que integra o SUS, com ênfase nos setores de urgência e emergência;
    - A criação de uma carreira de Estado para os médicos e outros profissionais da saúde, como forma de estimular sua adesão e permanência na rede pública;
    - A reposição das perdas acumuladas dentro da Tabela SUS (em consultas e procedimentos), cuja defasagem tem contribuído para a redução da cobertura assistencial oferecida pela rede pública;
    - O aumento imediato e significativo da oferta de leitos de internação e de UTI para atender a demanda crescente de internações e cirurgias de média e alta complexidade;
    - A promoção de campanhas de esclarecimento à sociedade sobre os fluxos corretos de atendimento no âmbito do SUS, com consequente reforço e aperfeiçoamento da respectiva estrutura para absorver a demanda reprimida;
    - O fortalecimento das estruturas de fiscalização, controle e avaliação - em todas as esferas de gestão do SUS – com a garantia de apoio para agirem com autonomia, rapidez e transparência no acompanhamento de ações, projetos e programas do SUS, evitando-se a incompetência administrativa, os abusos e a corrupção. 

    Finalmente, o CFM e os CRMs pedem à Câmara Federal a aprovação do Projeto de Lei nº 174/2011, que já recebeu aval terminativo do Senado e aguarda a deliberação dos deputados. O texto estabelece que ocupantes de cargos do Poder Executivo (presidente, governador ou prefeito, por exemplo) poderão ser cobrados e penalizados pelo descumprimento de compromissos e promessas feitos à população.

    Estes esforços dos Conselhos de Medicina estão alinhados com seu engajamento na identificação de gargalos que afetam o atendimento oferecido pelo (SUS) à população e na cobrança de respostas efetivas dos gestores. Os resultados deste trabalho têm sido absorvidos por outros órgãos, como o Tribunal de Contas da União (TCU), o Ministério Público e o Congresso Nacional, que os incorporaram em seus relatórios sobre o assunto, provando a pertinência das ações implementadas pelo sistema conselhal.


    Brasília, 30 de maio de 2014.

    CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA
    CONSELHOS REGIONAIS DE MEDICINA

    Tags: SUSfiscalizaçãoesclarecimentosistema público de saúdereportagenshospitais.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 61 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 500 usuários on-line - 61
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.