Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    03-02-2015

    Vicente Amato Neto *

    Isolamento

    Essa palavra motiva diversas interpretações. Todavia, o momento parece oportuno para efetuarmos considerações sobre ela quando relacionada com prevenção de doenças contagiosas. Atualmente, é comumente citada em múltiplos ambientes, sobretudo meios de comunicação. O motivo é surto de infecção pelo vírus ebola, vigente em vários países da África Ocidental, causando temor de disseminação. Esse microorganismo é muitíssimo capaz de se disseminar e de propiciar acometimento grave em atingidos.

    Classicamente, isolamento é “edifício ou pavilhão destinado a doentes com enfermidades infecto-contagiosas ou àqueles que se acham em observação por suspeita desse tipo de moléstia”. O fundamental é evitar contágio e atualmente são utilizados variados procedimentos.

    Vale a pena comentar o assunto porque aqui no Brasil cabem análise e providências. O rigor necessário e a eficácia não satisfazem e o acontecimento deverá suscitar aprimoramento dos métodos.

    Em virtude de nossa atividade pudemos conhecer o que vem ocorrendo há anos. O hospital Emílio Ribas era qualificado como de isolamento, agindo com esforços e de forma rudimentar. Em prontos-socorros, vimos camas encostadas em paredes, com biombos simplérrimos identificando lugares específicos, perigosos. Também constatamos conduta criticável ainda presente em determinados hospitais: separar os pacientes a ser isolados no espaço disponível nos quartos simplesmente com um aviso, expressando contagiosidade. Surgiram tentativas para atenuar perigosidade: quartos contando com adoção de mais leitos e, ainda bem, revelando certo esmero para enfrentar eventuais contágios; placas com explicações marcam “sem isolamento”, “cuidados pertinentes a excreções ou secreções” e “isolamento”. Essa intenção contou com médicos e enfermagem treinados, equipamentos como aventais, luvas, gorros, máscaras, desinfetantes, água em torneira de pia isolada, sacos para separar roupas e utilidades, sem descuidos diários ou terminais. Retratou vontade de aperfeiçoar.

    Em suma, em um contexto que faz parte do conjunto de componentes indispensáveis para tornar aceitável um padrão, não é viável o isolamento descuidado. Citamos improvisações, falta de profissionais preparados, estrutura inexistente para acolhimento básico de doentes ou de suspeitos de serem contagiantes. São demonstrações de que a realidade atual não tem respaldo para persistir. O isolamento não é para ser encarado como dispensável.

    O atual surto da infecção por ebola, sem dúvida muito maléfico, merece ficar conhecido como estimulador do emprego de isolamento. Para proteção está sendo utilizado o nível IV, máximo, como visto na divulgação dos meios de comunicação. Percebe-se a complexidade, justificada pela contagiosidade – muito grande, no caso.

     

    *Vicente Amato Neto e Jacyr Pasternak são professores universitários, com especialização em clínica de doenças infecciosas e parasitárias.

    Tags: doençascontagiossasmicro-organismoscontágio.

    Este conteúdo teve 25 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 373 usuários on-line - 25
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.