Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-04-2024
    Complexo Hospitalar Padre Bento
    Cremesp discute questões éticas e bioéticas com residentes de Guarulhos
  • 19-04-2024
    Formação médica
    Cremesp pede a revogação imediata do decreto sobre a CNRM
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • Notícias


    25-03-2015

    Grupo de trabalho

    Comissões de Bioética Hospitalar promovem encontro no Cremesp

     Antônio Cantero  e Janice Caron na mesa de trabalhos

     

    Desde maio do ano passado, grupo de trabalho (GT) que compõe a nova estrutura do Centro de Bioética se dedica ao apoio às Comissões de Bioética Hospitalar, com o objetivo de divulgar e estimular reflexões dentro das instituições. Várias ações foram feitas até agora – até uma sugestão de regimento interno para as novas Comissões. Isso culminou no primeiro encontro entre o GT e aqueles que gostariam de constituir grupos semelhantes, realizado no dia 25 de março, às 18 horas, na subsede do Cremesp, na Vila Mariana.

    No início de sua fala, Reinaldo Ayer de Oliveira, conselheiro e coordenador do Centro de Bioética do Cremesp, destacou que a constituição de Comissões de Bioética Hospitalar (diferentemente do que acontece, por exemplo, com a Comissão de Ética Médica-CEM) não é obrigatória nos hospitais e clínicas, mas, mesmo assim, a criação de um espaço multidisciplinar e multiprofissional voltado à bioética vem interessando muitos profissionais da saúde e instituições que tem como foco a promoção de atendimentos éticos.

    Na sequência, manifestou-se Renato Azevedo Júnior, 1° Secretário da Casa que, naquele momento, representava o presidente Bráulio Luna Filho. Segundo Azevedo, há muito tempo o Cremesp se dedica à Bioética e a seus temas tão complexos, como autonomia do paciente e do médico e terminalidade de vida. “Por meio do incentivo às Comissões de Bioética Hospitalar nosso desejo é que todas as instituições criem seus próprios Centros de Bioética”.

    Grupo de apoio e Bioética à Beira do Leito
    Diferente do que acontece com outros GTs constituídos no Centro de Bioética do Cremesp, o chamado “Grupo de Apoio às Comissões de Bioética Hospitalar” é coordenado por médicos sem nenhum vinculo institucional com a casa – não são Conselheiros ou Delegados: quem o encabeça são Antônio Cantero Gimenes, e Janice Caron Nazareth, membros das Comissões de Bioética do HCor e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

    Em suas palavras, descreveram o que o grupo tem feito ao longo dos meses de trabalho, inclusive, o esboço de regimento encaminhado a colegas. “O que marca as Comissões de Bioética Hospitalar é seu caráter multidisciplinar e multiprofissional, e sua independência em relação à instituição em que atua”, ponderou Gimenes. De acordo Janice Caron, dificuldade como a pouca procura por parte de colegas precisam ser superadas. “Nunca desistam de seu trabalho pela falta de demandas trazidas pelos colegas. Procurem onde estão os conflitos”.

    Uma das formas de superar eventuais conflitos, aliás, é o conhecimento sobre a chamada Bioética à Beira do Leito, tema tratado com propriedade por Max Grinberg, delegado metropolitano do Cremesp de Vila Mariana, que trouxe à baila o “tripé” Benefício, Segurança e Autonomia. “À custa de sermos zelosos, podemos nos confrontar com a autonomia do paciente”, lembrou em sua aula aos presentes.

    Bioética à Beira do Leito, explicou, se presta ao apoio à tomada de decisões clínicas; à resolução de conflitos; e à integração dos dilemas surgidos entre o clássico e a inovação.

    Por fim, o evento foi dedicado à troca de experiências entre as Comissões já instituídas e aquelas em formação, além para perguntas dos presentes referentes a especificidades de cada instituição.

    Fonte: Centro de Bioética 

     

    Tags: BioéticaCremespCentro.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 54 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 307 usuários on-line - 54
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.