Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    19-09-2015

    Exame do Cremesp

    Terminou o prazo das inscrições para a prova, que será aplicada em 18 de outubro em dez cidades

    A 11ª edição do Exame do Cremesp de 2015 será realizada no dia 18 de outubro, nos municípios de Botucatu, Campinas, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São Paulo e Taubaté. As inscrições foram abertas em 27 de agosto e encerraram neste 25 de setembro.

    Todas as informações a respeito da prova podem ser obtidas no portal da Fundação Carlos Chagas.

    No ano passado, 3.328 egressos de Medicina em todo o País realizaram a prova, representando um aumento significativo no número de participantes.Nos egressos do Estado de São Paulo, os índices de reprovação se mantiveram em níveis alarmantes, chegando a 55% entre os recém-formados por escolas públicas e alcançando 65% naqueles graduados em escolas privadas.Já com relação aos formados em cursos de Medicina de outros Estados, 63% não obtiveram desempenho satisfatório.

    Para o presidente do Cremesp, Bráulio Luna Filho, o percentual é preocupante e, os participantes que não passam no exame "são recém-formados que não sabem, por exemplo, abordar um indivíduo com infarto do miocárdio ou que desconhecem procedimentos básicos para atender uma criança com febre”. Em função desse despreparo dos profissionais recém-saídos das faculdades e do aumento das denúncias de erro médico, há mais de dez anos o Conselho defende enfaticamente a adoção de um teste de conhecimentos para que os egressos possam exercer a Medicina.

    Prova objetiva
    O Exame do Cremesp, realizado anualmente, consiste em teste cognitivo, abrangendo as áreas essenciais da Medicina, com ênfase nos conteúdos básicos imprescindíveis ao bom exercício profissional.

    A prova objetiva de 2015 reunirá 120 questões de múltipla escolha que abordaram Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Pública, Saúde Mental, Bioética e Ciências Básicas (Fisiologia, Bioquímica, Microbiologia e Parasitologia, Biofísica e Biologia Molecular). Não obtendo a nota mínima instituída pelo Cremesp, o recém-formado poderá realizá-la novamente nos anos subsequentes. Os resultados individuais são confidenciais, revelados única e exclusivamente aos participantes.

    As regras para a realização do Exame foram criadas por uma Comissão Interna do Cremesp, em conjunto com a Fundação Carlos Chagas, responsável pela elaboração e aplicação das provas.

    Avaliação do recém-formado em Medicina tem apoio de 94% da população

    Para 94% da população brasileira, médicos e engenheiros deveriam passar por uma prova de conhecimentos para ter o direito de exercer a profissão, assim como acontece com os advogados atualmente. É o que revela recente pesquisa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), realizada pelo Instituto Datafolha. O estudo ouviu 2.125 pessoas, em 135 municípios de todas as regiões do País, e reacendeu o debate sobre a necessidade de um exame que avalie a qualidade de ensino das escolas de Medicina.

    Acompanhando essa tendência de grande aceitação de uma prova para avaliar a formação médica, também tem sido crescente a adesão ao Exame do Cremesp como instrumento balizador para o ingresso no mercado de trabalho e em programas de Residência Médica, por parte de qualificadas instituições de ensino e saúde.

    “O exame passou a ser considerado importante fator para o jovem médico ingressar no mercado de trabalho e nos melhores programas de Residência”, afirma o presidente do Cremesp, Bráulio Luna Filho. Ele também revela que, a partir de 2016, “as Unimeds do Estado de São Paulo – maior empregadora do médico no Estado – irão exigir dos novos cooperados que tenham realizado a prova do Conselho para serem aceitos”.

    Adesões ao exame
    Entre as diversas instituições de ensino e de saúde do Estado de São Paulo que já reconhecem a importância da avaliação aplicada anualmente pelo Cremesp para o acompanhamento da qualidade dos cursos de Medicina, está a Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, que também irá adotar o Exame como critério de seleção de candidatos ao programa de Residência Médica.

    O Complexo Hospital das Clínicas-Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) de Ribeirão Preto também entrou no grupo de instituições que irão utilizar o Exame do Cremesp como critério de pontuação para a Residência Médica. Por sua vez, a Unimed de Ribeirão Preto se comprometeu a valorizar o Exame do Cremesp entre os critérios para seleção de novos cooperados.

    Além dessas instituições de ensino e saúde, a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, o Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo e as faculdades de Medicina da USP, Unifesp, do ABC e a PUC de Campinas também sinalizaram o interesse em incluir o Exame Cremesp entre os critérios de Residência. Hospitais de notória excelência em São Paulo, como Albert Einstein e Sírio-Libanês, e a Unimed Campinas são outras que devem considerar o desempenho no exame para contratação e credenciamento de médicos para o seu quadro de funcionários.

    Veja também:

    Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto adota pontuação do Exame do Cremesp como parâmetro para ingresso na RM

    Psiquiatria da USP adota pontuação do Exame do Cremesp como critério para ingresso na RM

    A exemplo do Cremesp, Conselho de Rondônia passará a avaliar recém-formados em Medicina

    Resultados do Exame do Cremesp 2014

     

     

     

    Tags: Exame Cremesp2015inscriçõesavaliaçãoacadêmica.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 56 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 291 usuários on-line - 56
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.