Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-04-2024
    Complexo Hospitalar Padre Bento
    Cremesp discute questões éticas e bioéticas com residentes de Guarulhos
  • 19-04-2024
    Formação médica
    Cremesp pede a revogação imediata do decreto sobre a CNRM
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • Notícias


    18-08-2015

    Saúde Pública

    Veja informações que o médico deve saber sobre sarampo, doença com casos confirmados no país


    Sarampo volta a registrar casos confirmados no Brasil


    Considerado erradicado do País em 2000, o vírus do sarampo ainda exige atenção constante, já que a doença permanece endêmica em outras regiões do mundo. Nos últimos dois anos, houve registro de números significativos de casos confirmados da doença no Brasil, principalmente nos Estados de Pernambuco e Ceará, o que vem alertando as autoridades para o perigo de reintrodução do vírus.

    São Paulo se mantém em alerta por apresentar um trânsito intenso e diário de pessoas de diferentes locais do Brasil e do mundo. Em 2015, ainda não houve casos confirmados no Estado (até julho deste ano), porém, em 2014, foram registradas sete ocorrências.

    “O risco de reintrodução do vírus ocorre a partir de sua importação de locais onde existe circulação viral. A alta transmissibilidade do sarampo e a facilidade dos deslocamentos internacionais e nacionais constituem permanentes desafios à consolidação da eliminação do vírus”, explica Ana Lúcia Frugis Yu, médica da Divisão de Doenças de Transmissão Respiratória do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (CVE/SES-SP). Ela lembra que a vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba, principalmente para os profissionais da saúde.
     

    Sintomas

    Transmitido por meio de secreções expelidas pelo contaminado ao tossir, falar ou respirar, o sarampo é caracterizado por exantema (manchas avermelhadas na pele) e febre, além de tosse, coriza, mal-estar, perda de apetite, conjuntivite e manchas brancas na parte interna das bochechas (exantema de Koplik). O período de transmissibilidade é de cerca de cinco dias antes e cinco dias depois da erupção cutânea.

    Não há tratamento especifico para a doença, mas a recuperação do doente ocorre entre duas e três semanas. Em crianças menores de cinco anos e adultos que apresentem desnutrição ou imunossupressão, pode haver complicações mais graves, deixar sequelas (cegueira e pneumonia) e levar a óbito.
     


    Recomendações do CVE-SP

    A Divisão de Doenças de Transmissão Respiratória do CVE/SES-SP recomenda atenção aos sintomas dos pacientes, a fim de detectar o contágio precocemente e garantir resposta rápida ao sarampo, assegurando a interrupção da circulação do vírus. “Se o paciente apresentar febre e manchas avermelhadas no corpo, ele deve evitar deslocamentos e contato com outras pessoas até que possa ser avaliado por um profissional da saúde”, orienta Ana Lúcia Frugis Yu, médica da Divisão de Doenças de Transmissão Respiratória do CVE/SES-SP.

    Já as Secretarias Municipais de Saúde devem, diante da detecção de casos suspeitos, notificar em até 24 horas à Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizar as coletas necessárias para realização do diagnóstico laboratorial e adotar medidas de controle, assim como recomendar o isolamento social do doente.

    Tags: sarampocasosinformaçõesdiagnósticosintomasCVEvacinaimunização.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 67 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 341 usuários on-line - 67
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.