Glaucia Franco (ao lado de Luna Filho): apresentação de modelos
de avaliação para os cursos de Medicina
O Centro de Avaliação Permanente do Ensino Médico (Capem) do Cremesp realizou sua segunda reunião visando aumentar a competência do setor nessa área importante para a Medicina, na tarde deste dia 5 de outubro, na sede do Conselho.
No encontro, a pesquisadora sênior do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (FCC), Glaucia Franco Novaes, explanou sobre o planejamento da avaliação de cursos de Medicina. Ela apresentou modelos de avaliação, como a Taxonomia de Bloom — em suas seis dimensões: conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação — e a realizada por meio de diferentes ciclos de resolução de problemas.
O evento contou com a presença de conselheiros, funcionários e membros convidados de escolas de Medicina do Estado de São Paulo, além da presidente e do vice-presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo (Coren-SP), Fabíola de Campos Braga Mattozinho e Mauro Antônio Pires Dias da Silva.
Pelo Cremesp, participaram o presidente, Bráulio Luna Filho, os conselheiros Clóvis Constantino e Luís Antônio Sardinha, além dos funcionários Alex Jones Cassenote e Osvaldo Pires Simonelli.
Fotos: Osmar Bustos
Tags: cursos, avaliação, Medicina, métodos, taxonomia, Bloom.
|