Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-04-2024
    Complexo Hospitalar Padre Bento
    Cremesp discute questões éticas e bioéticas com residentes de Guarulhos
  • 19-04-2024
    Formação médica
    Cremesp pede a revogação imediata do decreto sobre a CNRM
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • Notícias


    02-02-2016

    Trotes violentos

    Nova Câmara Temática do Cremesp visa diminuição da violência nas escolas médicas


    Criada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) em 2015, a Câmara Temática Interdisciplinar sobre a Violência nas Escolas Médicas iniciou suas reuniões em dezembro último com a discussão de ações para a prevenção da violência entre os alunos de Medicina e promoção de uma cultura de tolerância e paz na área acadêmica.

    Uma das preocupações da Câmara é a discussão de ações para promover uma recepção humanitária e cidadã aos novos alunos que chegam às faculdades, como forma de erradicar os “trotes” violentos. Composta por médicos e psicólogos ligados ao ambiente universitário, a Câmara também discute ações para desencorajar a violência em jogos e festas promovidos por centros acadêmicos ou agremiações esportivas.

    Para a coordenadora da Câmara, a conselheira Katia Burle dos Santos Guimarães, a violência no ambiente médico é um tema que deve ser discutido durante o curso de medicina. “Uma ação ao longo da formação dos médicos certamente conseguirá melhores resultados”, afirma.

    As Câmaras Técnicas do Cremesp são compostas por médicos e não médicos, e têm por objetivo o constante acompanhamento da temática em pauta. A câmara pode propor medidas e realizar estudos para melhorias em sua área de trabalho.

    O recém-lançado Código de Ética do Estudante de Medicina orienta os estudantes a não participarem de forma ativa, ou conivente, de “trotes” ou recepção violenta.

    A primeira reunião do ano de 2016 da Câmara Temática Interdisciplinar sobre a Violência nas Escolas Médicas está prevista para 2 de fevereiro, e acontecerá na sede do Cremesp, das 17h às 19h.

     

    Tags: troteviolênciaacadêmicoscâmara temáticaescolascursosMedicina.

    Veja os comentários desta matéria


    Parabéns à Câmara pela excelente iniciativa. Aqui na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, há três anos a equipe de Supervisores Pedagógicos e a do NAPP, desenvolvem uma abordagem corpo a corpo junto ao calouro e à sua família no momento da matrícula presencial a cada semestre, esclarecendo a posição de oposição da BAHIANA Trote, fundamentados também no Regimento Interno, além de campanha nas redes sociais e em outdoor. O corpo docente também aderiu à campanha, fortalencendo assim, um sistema de resistência e não aceitação dessa prática, reverberando em sanções internas, ainda que algo ocorra fora dos muros da IES, acarretando mal estar ou assédio aos novos alunos. Os resultados têm sido muito positivos e cada vez mais temos tido o apoio da família. Sigamos juntos nessa necessária luta! Sucesso, Kátia!!
    Luiza Ribeiro
    Não há mais espaço para trote. Os conselhos devem fiscalizar as escolas médicas e puni-las juntamente com os veteranos envolvidos - severamente- e incentivar campanhas de doação de sangue/órgãos, visitas e orientações às comunidades carentes, campanhas elucidativas/preventivas de doenças infecciosas como hepatites, HIV. Este é a verdadeira missão do profissional médico!
    Walter Hannun

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 55 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 299 usuários on-line - 55
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.