Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    04-04-2017

    Além das consequências

    Mauro Aranha

    Em uma nova sondagem realizada pelo Cremesp, em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), a situação dos médicos e dos profissionais de enfermagem diante da violência segue em estado crítico. Os resultados mostram, por exemplo, que cerca de 60% dos entrevistados já sofreram algum tipo de agressão no trabalho, seja ela física, verbal ou psicológica. A maior parte ocorre no âmbito do SUS.

    Os altos índices e a recorrência da violência não são indicadores de desgaste da relação entre profissionais de Medicina e de Enfermagem com os pacientes e seus familiares, como alguns equivocadamente podem deduzir. Prova disso é que, em 15 de março, o Datafolha divulgou pesquisa dando conta de que os médicos são os profissionais com maior credibilidade e confiança junto à população, seguidos pelos professores e bombeiros. No fim da lista, os políticos.

    É justamente na bifurcação entre a política e a gestão da coisa pública que podemos propor uma explicação para o crescimento da violência. A insatisfação geral da população advém da precariedade, da falta de qualidade dos serviços de saúde. Envolve a dificuldade de acesso a tratamentos; longos deslocamentos e filas de espera, no dia da consulta, sem o devido acolhimento; carência de especialistas na rede pública; e condições estruturais precárias dos equipamentos de saúde. Disso resulta que os profissionais de saúde, linha de frente da atenção aos doentes e familiares, respondam indevidamente pelo descaso dos governos, de que também são vítimas. Cremesp e Coren-SP, irmanados, continuarão atentos e trabalhando nisso.

    Todavia, se a cadeia causal, e mesmo multifatorial, dos fatos da vida desdobram-se em nexos previsíveis e, por vezes, trágicos, são os acontecimentos fortuitos que nos fazem exultar, em esperanças que emocionam, como as relatadas nesta edição do JC: estudantes de Medicina que produzem reflexões bioéticas, eivadas de valores humanistas e sociais; egressos de escolas médicas que comparecem em peso no Exame do Cremesp, movidos pelo desejo de serem melhores médicos; um secretário municipal de saúde disposto a ouvir e a conciliar as angústias e as divergências dos cidadãos que produzem ou recebem as ações em saúde; um “doutor das águas” que, num dia de pescaria, se deixou tocar por um sintoma simples de pessoas simples, e que fez do humano entretecer humanos, o mais além do humano: transformou os outros, transformou-se a si.

    Tags: CremespEditorial.

    Este conteúdo teve 33 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 482 usuários on-line - 33
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.