Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    17-05-2017

    Conflito de orientação

    Associação de Medicina do Trabalho procura Cremesp para discutir parecer sobre sigilo de prontuário

    Reunião Cremesp e APMT

    Diretores da Associação Paulista de Medicina do Trabalho (APMT) reuniram-se com o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Mauro Aranha, e com o diretor vice-corregedor, Aizenaque Grimaldi, para discutir as mudanças provocadas pelo recente Parecer nº 3/2017, do Conselho Federal de Medicina (CFM) em relação ao sigilo do prontuário médico.

    Segundo o presidente da APMT, Mário Ponciani, o novo parecer do CFM conflita com a Recomendação Técnica da instituição em relação ao sigilo do prontuário. Ponciani afirmou que o Parecer CFM 3/2017 modificou a orientação anterior, do próprio CFM, expressa no Parecer nº 13/2016 sobre o sigilo médico em relação às contestações previdenciárias do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP) na pessoa do médico perito.

    Mauro Aranha com representantes da APMT

    De acordo com o Parecer CFM nº 3/2017, “O médico do trabalho não está impedido de fundamentar a contestação ao nexo técnico epidemiológico previdenciário (NTEP) com critérios científicos e dados do prontuário do trabalhador, especificamente atinente ao caso”. O Parecer CFM 13/2016 tinha o seguinte texto sobre o assunto: “o médico perito não pode ter acesso ao prontuário do funcionário (paciente) e expor o sigilo contido no mesmo, principalmente quando este for para contestar interesse do funcionário. Deve o responsável pelo prontuário resguardar as informações contidas no mesmo e não pela sua exposição, estando o médico impedido de revelar sigilo que exponha o paciente".

    Ponciani defendeu que a RT da instituição cumpre rigorosamente os preceitos do Código de Ética Médica (CEM), que tem maior peso normativo que um parecer e é resultado de amplo debate com a participação de representantes do Conselho Regional de Medicina, Associação Médica Brasileira (AMB), Associação Paulista de Medicina (APM), de peritos do INSS e de médicos do trabalho entre outros. A diretoria da APMT solicitou auxílio do Cremesp para buscar uma solução para o problema.

    Mauro Aranha afirmou que encaminhará a solicitação para análise do Departamento Jurídico e para as outras instâncias do Cremesp que possam atuar sobre o tema. Pelo APTM, também participaram as diretoras Edenilza Campos Mendes e Flávia Souza e Silva de Almeida.   

    Fotos: Laura Jorge

     


    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 5 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 341 usuários on-line - 5
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.