Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • 09-04-2024
    Publicação
    Cremesp lança versão impressa de livro sobre Homeopatia com transmissão ao vivo pelo Youtube  
  • 08-04-2024
    Demografia Médica 2024
    Número de médicos registrados no Cremesp cresce 56% em 13 anos
  • Notícias


    23-06-2017

    Evento

    Judicialização da saúde é tema de Congresso do Ministério Público

    Mauro Aranha, presidente do Cremesp, na mesa de abertura do evento

    A judicialização da saúde e a organização das políticas públicas foram temas discutidos no II Congresso de Saúde Pública do Ministério Público do Estado São Paulo (MP-SP), promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional/Escola Superior do Ministério Público de São Paulo (CEAF/ESMP), em parceria com o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) e outras entidades.

    Segundo o presidente do Cremesp, Mauro Aranha, para resolver a questão da judicialização da saúde e as questões de políticas públicas de maneira sustentável é importante pensar em um Brasil que tenha controle social adequado da distribuição equitativa de orçamento atribuído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

    “Quando falamos de um caso concreto, nos vemos profundamente angustiados frente aos dilemas éticos, de tal modo que a superação da judicialização da saúde passa por uma coesão de inter-relações das diversas sociedades envolvidas nessa questão. Nós, profissionais da saúde, temos essa expectativa de que, em algum momento do País, essas questões sejam levadas de uma maneira mais adequada”, explicou.

    II Congresso de Saúde Pública do Ministério Público do Estado São Paulo (MP-SP)

    Por meio das discussões do Congresso e com a união de diversas entidades por um tema em comum, o presidente espera que resultados produtivos apareçam. O evento aconteceu no auditório do Instituto de Radiologia (InRad) da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo, durante os dias 22 e 23 de junho, e contou com a presença de representantes de diversas organizações, como membros e servidores do Ministério Público, do Poder Judiciário, da Defensoria Pública, gestores e profissionais de saúde e representantes do Poder Público e da sociedade civil.

    Temáticas

    Além da temática geral, estiveram em pauta assuntos como desafios da saúde no Brasil, a organização da assistência à saúde no SUS, a regulação de acesso na saúde pública – ambulatorial e especializada e as competências dos entes federativos, os medicamentos no Brasil e a assistência farmacêutica no SUS e financiamento Constitucional do Direito à Saúde - limitações financeiras e garantia de acesso à saúde.

    Durante a mesa de abertura do Congresso, o procurador geral de Justiça do Estado de São Paulo, Gianpaolo Poggio Smanio, enfatizou sobre a importância do evento, principalmente no âmbito de discutir os novos caminhos e estratégias entre os órgãos de saúde pública, visando melhorar o acesso e as questões ligadas à saúde no País. “Hoje damos um início em uma nova caminhada nas questões de saúde com um projeto de quatro eixos: a estrutura e organização do SUS, o financiamento e direito à saúde, políticas públicas de saúde e racionalização do direito à saúde”, explica.

    Mauro Aranha e Reynaldo Mapelli

    Estiveram presentes na mesa de abertura do Congresso Mauro Aranha, presidente do Cremesp; Giampaolo Poggio Smanio, procurador Geral de Justiça do Estado de São Paulo; Antonio Carlos da Ponte, diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional/Escola Superior do Ministério Público de São Paulo; Paulo Afonso Garrido de Paula, corregedor-geral do Ministério Público do Estado de São Paulo; Giovanni Guido Cerri, presidente do Conselho Diretor do InRad e vice-presidente do Instituto Coalizão Saúde; Pedro Eduardo Menegasso, presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, e Reynaldo Mapelli Júnior, promotor de Justiça do MPSP e doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP.

    Fotos: Osmar Bustos


    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 2 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 417 usuários on-line - 2
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.