Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • 09-04-2024
    Publicação
    Cremesp lança versão impressa de livro sobre Homeopatia com transmissão ao vivo pelo Youtube  
  • Notícias


    19-10-2017

    Interação

    Alunos da periferia de São Paulo recebem membros do Grupo de Trabalho de Bioética e Ensino Médio

    Alunos da Escola Estadual Oscar Pereira Machado, do Jardim Ângela, zona Sul da capital, participam de encontro com Grupo de Trabalho sobre Bioética e Ensino Médio

    A juventude é curiosa, transgressora, inquieta e muito "antenada".  É nesta fase da vida que os dilemas surgem com maior intensidade e a ânsia por encontrar respostas é motivo de constantes questionamentos. 

    E foi pensando na capacidade de comunicação e interação dos jovens, que o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) criou o Grupo de Trabalho (GT) sobre Bioética e Ensino Médio, vinculado ao seu Centro de Bioética, por meio da Portaria no. 9, de 5 de junho de 2017. O Grupo, com natureza interdisciplinar, é composto pelo coordenador do Centro de Bioética, Reinaldo Ayer, e por professores de universidades e de escolas públicas, além de representante da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

    "Não adianta querer, tem que ser, tem que pá; O mundo é diferente da ponte pra cá! Não adianta querer ser, tem que ter para trocar; O mundo é diferente da ponte pra cá...". Foi com este refrão da música 'Da ponte pra cá', do grupo de rap, Racionais Mc's, que membros do GT foram recepcionados pelos alunos de Ensino Médio da Escola Estadual Oscar Pereira Machado, situada na região do Jardim Ângela, zona Sul da capital paulista, na última quarta-feira (18/10). O encontro, promovido pela professora Patrícia Aparecida da Silva, que é membro do Grupo de Trabalho, contou com a participação de Reinaldo Ayer, do professor Aluísio Marçal de Barros Seródio, do Centro de Bioética da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e da Maria Cristina Komatsu Braga Massarollo, professora da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, que também integram o GT.

    "Um dos grandes desafios do trabalho que será desenvolvido com esses jovens é apresentar o conceito de Bioética e a importância em suas vidas", destaca Ayer. "Mas acima de tudo, temos que encontrar mecanismos de interação que os encorajem a ultrapassar a ponte e demonstrar a eles que podem contar conosco nesta jornada", observa o coordenador do Centro de Bioética. Esta reunião servirá de parâmetro para que os integrantes do Grupo desenvolvam sua metodologia de trabalho.

    Ao instituir  o Grupo de Trabalho de Bioética e Ensino Médio, o Cremesp aproxima o Conselho das comunidades, colaborando com os anseios desta parcela da população paulistana – os jovens da periferia –, que como os jovens das classes mais favorecidas sonham com um futuro promissor.

    Confira as fotos do evento:

     
     
     
     

    Fotos: Divulgação
     


    Veja os comentários desta matéria


    A antecipação das questões bioéticas ao ensino médio é um dos desafios que tem a bioética brasileira. Parabéns ao grupo!
    Paulo Fraga da Silva

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 6 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 400 usuários on-line - 6
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.