Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 17-11-2017
    Anuidade 2018
    Contribuir com o Cremesp é fortalecer a sua profissão: veja os benefícios para o pagamento da anuidade
  • 17-11-2017
    Ato Médico
    Justiça nega pedido de liminar dos optometristas contra o Cremesp
  • 17-11-2017
    Educação médica
    Moratória vai proibir abertura de novos cursos de medicina no país por cinco anos
  • 17-11-2017
    Qualidade
    Cremesp é recomendado pela Fundação Vanzolini para certificação ISO 9001
  • Notícias


    10-11-2017

    Ética Médica e Bioética

    Cremesp ministra aula para médicos residentes em Guarulhos

    Residentes em Pediatria, Psiquiatria, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina e Saúde da Família, Cirurgia Geral e Medicina Intensiva Adulto participaram, na última quinta-feira (09/11), de uma aula de capacitação sobre Ética Médica e Bioética promovida pela Câmara Temática de Bioética do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp),  realizada na Escola do SUS em Guarulhos. 

    O responsável pela Câmara, conselheiro e coordenador de Comunicação do Cremesp, Antonio Pereira Filho, e o conselheiro Nívio Lemos Moreira Júnior, apresentaram cada ponto do código de ética médica, suas particularidades, cuidados e sobre a importância de conhecer o conteúdo descrito para praticar a boa medicina desde o inicio da profissão. 

    Pereira ilustrou o panorama com exemplos de casos possíveis para que, durante a aula, os jovens médicos pudessem discutir e visualizar as possibilidades dos atos médicos. Detalhou a relevância, direitos e deveres do médico em relação à cada documento cedido  aos pacientes,  como receituários,  prontuários, atestados e relatórios e, também, chamou a atenção para o cuidado nas relações interdisciplinares nos plantões, clínicas, com a publicidade médica e sobre a judicialização da medicina. Propôs, ainda, uma discussão sobre a Bioética no início e no fim da vida, sigilo médico, autonomia médica e autonomia do paciente. 

    "A Ética médica e a Bioética estão diretamente ligadas ao dever e compromisso do médico com seus pacientes e com a boa prática da medicina. Além de conhecer o Código de Ética Médica, o jovem médico tem o desafio de manter a medicina humanizada, de zelar pelo atendimento próximo e de qualidade e, também, manter as relações saudáveis entre as equipes", reforçou Pereira.  

    Já Moreira Júnior chamou a atenção dos residentes para o compromisso social do médico. "Nas vidas pessoal e profissional, médicos são sempre médicos e devem lembrar da responsabilidade para com seus horários e pacientes que dependem de seus plantões e atendimentos. Não devem esquecer, também, dos colegas de trabalho que serão atingidos caso tenham uma consulta antiética", comentou. 

     

    Antonio Pereira Filho e Nívio Lemos Moreira Júnior


    CAMPANHA 

    Para finalizar a aula, Pereira pediu apoio aos presentes na divulgação da campanha pela obrigatoriedade do Exame do Cremesp, que pode ser acessada por meio de petição on-line. A meta é alcançar um milhão assinaturas para serem encaminhadas ao Congresso Nacional e pressionar pela aprovação de uma Lei que torne obrigatório o Exame para recém-formados, a exemplo do que ocorre com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

    O Exame do Cremesp é aplicado há 13 anos, como uma importante ferramenta de preparo dos recém-formados em Medicina e no aperfeiçoamento do ensino oferecido no Estado de São Paulo.  


    Este conteúdo teve 318 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede - Frei Caneca: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - 01307-002

    Subsede - Vila Mariana: Rua Domingos de Moraes, 1810
    Vila Mariana – São Paulo/SP - 04010-200

    Sede - Consolação: Rua da Consolação, 753
    (Sem atendimento ao público)
    Centro - São Paulo/SP - 01301-910

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 5908-5600 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2017 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 168 usuários on-line - 318
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior