Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 17-11-2017
    Anuidade 2018
    Contribuir com o Cremesp é fortalecer a sua profissão: veja os benefícios para o pagamento da anuidade
  • 17-11-2017
    Ato Médico
    Justiça nega pedido de liminar dos optometristas contra o Cremesp
  • 17-11-2017
    Educação médica
    Moratória vai proibir abertura de novos cursos de medicina no país por cinco anos
  • 17-11-2017
    Qualidade
    Cremesp é recomendado pela Fundação Vanzolini para certificação ISO 9001
  • Notícias


    10-11-2017

    Evento

    Medicina do Esporte é tema de Fórum realizado pelo Cremesp e o Hospital 9 de Julho

    Discutir os avanços, a importância e a atuação do profissional médico. Estes foram uns dos temas abordados durante o Fórum Educacional de Debates sobre a atuação profissional dos médicos em clubes de esportes. O encontro aconteceu nesta sexta-feira (10/11), em parceria do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) e o Hospital 9 de Julho.

    O presidente e vice-presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim e Renato Françoso Filho, respectivamente, fizeram a abertura do evento e da primeira mesa de discussão, que teve como tema: O que diz o Código de Ética sobre a atuação nos esportes.  “É um prazer representar o Conselho, junto ao vice-presidente e dos membros da Câmara Técnica de Medicina do Esporte do Cremesp, João Gilberto Carazzato. Este encontro é de extrema importância para promovermos avanços na medicina na parte esportiva, a fim de realizar uma discussão  entorno das questões éticas para o médico e o melhor atendimento para os atletas”, disse Camarim, que também presidente a Câmara Técnica de Medicina do Esporte.

    Para complementar o tópico sobre as questões éticas, exposto por Camarim, o vice-presidente reforçou o tema e palestrou sobre as penalidades relacionadas ao Código de Ética da Medicina. “Além da função de regular e fiscalizar os profissionais médicos, o Conselho tem como prioridade promover encontros que debatem a prática da boa medicina, que reflitam na relação do médico e da sociedade como um todo”, esclareceu Françoso.

    Com o objetivo de reforçar a importância dos médicos do Estado de São Paulo, o Fórum ainda contou com a presença do representante do Conselho Federal de Medicina (CFM), Ricardo Munir Nahas, o coordenador da Federação Paulista de Futebol (FPF), Moysés Cohen, e do Diretor do Hospital 9 de Julho, Alfonso Migliore.

    Compondo a segunda mesa, Moysés Cohen apresentou o debate: “A relação da Federação Paulista de Futebol com os médicos”, em que explanou os principais problemas de saúde enfrentados pelos atletas e como a Federação tem trabalhado para melhorar a qualificação do médico de esportes. “O Comitê Ético da Federação promove cursos com certificado aos profissionais para ampliar a experiência dentro do universo do futebol”, disse Cohen.

    Para ilustrar o debate sobre a relação da imprensa, o comentarista da Globo, Caio Ribeiro, acrescentou sua vivência no esporte e ressaltou a oportunidade do encontro. "Esse encontro para falar sobre os temas abordados é muito importante, por isso, espero que aconteça mais vezes e com a participação não só dos clubes de futebol, mas também com a presença das demais especialidades do esporte.

    Finalizando o dia de debates, a palestra sobre o Relacionamento Médico, Autonomia e Limites nos Clubes e Equipe Multiprofissional, com os membros da Câmara Técnica de Medicina do Esporte, Mauro Walter Vainsberg, Pablius Staduto Braga da Silva, Joaquim Paulo Grava de Souza e José Sanchez de Aquino.


     

    O Fórum Educacional de Debates sobre a atuação profissional dos médicos em clubes de esportes recebe o apoio da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva, Federação Paulista de Futebol, Internacional Federation of Sports Medicine (FIMS), Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e Esporte (SBMEE) e Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem.

    Pablius Staduto Braga da Silva, Alfonso Migliore, Lavínio Nilton Camarim, João Gilberto Carazzato, Japy Oliveira, José de Souza Teixeira, Ricardo Nahas, Renato Françoso Filho e Carlos Alberto Eid
     
    Fotos: Osmar Bustos e Vitor Serrano


    Este conteúdo teve 420 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede - Frei Caneca: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - 01307-002

    Subsede - Vila Mariana: Rua Domingos de Moraes, 1810
    Vila Mariana – São Paulo/SP - 04010-200

    Sede - Consolação: Rua da Consolação, 753
    (Sem atendimento ao público)
    Centro - São Paulo/SP - 01301-910

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 5908-5600 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2017 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 172 usuários on-line - 420
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior