Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-08-2018
    Ensino médico
    Exame do Cremesp 2018 teve a participação de 3.885 alunos e recém-formados em Medicina
  • 17-08-2018
    Eleição Cremesp 2018
    Médico que não votou deve justificar ausência no pleito até 9 de outubro de 2018
  • 16-08-2018
    Sondagem
    Cremesp realiza levantamento sobre casos de violência sofridos por médicos
  • 15-08-2018
    Solenidade
    Cremesp realiza entrega de carteiras a médicos recém-formados
  • Notícias


    26-03-2018

    Campanha

    Assine a petição pelo Exame Obrigatório para alunos e recém-formados em Medicina

    Clique aqui e assine a petição

    O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) está promovendo a Campanha a favor do Exame Obrigatório para alunos e recém-formados em Medicina. Diversas ações estão sendo realizadas para conquistar a adesão de médicos, autoridades, estudantes, formadores de opinião e a população em geral sobre a importância da prova para a formação dos profissionais de Medicina. 

    Uma petição online do Cremesp (exameobrigatorio.com.br) tem como meta alcançar 500 mil assinaturas para serem encaminhadas ao Congresso Nacional, uma vez que já há um Projeto de Lei em tramitação no Senado – para tornar obrigatório o Exame para alunos e recém-formados em Medicina e seja aplicado em todo o país.

    A prova atua como uma importante ferramenta para garantir que os estudantes tenham os conhecimentos necessários para exercer a profissão, oferecer parâmetros de desempenho às escolas, bem como assegurar a qualidade na assistência à saúde da população.

    Além da intensa divulgação nas mídias digitais e tradicionais (televisão, rádios e revistas), o Cremesp mobiliza a sociedade com o apoio de lideranças da Saúde, formadores de opinião e influenciadores digitais, para assinar a petição. 

     

    Caravana pelo Exame Obrigatório

    Durante os meses de março e abril, o Cremesp está com uma ação especial. As Caravanas pelo Exame Obrigatório estão percorrendo cidades do Estado: Franca, Ribeirão Preto, Piracicaba, Sorocaba, Campinas, Bauru, São José do Rio Preto, Santos, São José dos Campos e capital paulista. Durante estas ações, o presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim, diretores e conselheiros apresentam e reforçam a proposta sobre a importância do exame.

    As caravanas contam com um posto de coleta de assinaturas, materiais informativos e meios para facilitar a adesão da população à Campanha pelo Exame Obrigatório. “Estamos reunindo esforços para que essa mobilização auxilie a nossa luta pela aprovação da Lei que torne o Exame obrigatório, contribuindo para a boa formação dos profissionais de Medicina. A prova ajuda a aprimorar o ensino médico e é fundamental para atingir a excelência na Saúde e melhorar o atendimento aos pacientes. A divulgação massiva entre os meios de comunicação e a sociedade nos ajudará a alcançar nosso objetivo”, enfatiza o presidente.

     

    Iniciativa recebe amplo apoio

    A Campanha do Cremesp pelo Exame Obrigatório para alunos e recém-formados em Medicina conta com o apoio de lideranças da Saúde e da comunidade médica. A iniciativa já foi abordada e elogiada por médicos renomados, como o oncologista, Dráuzio Varella; o psiquiatra e escritor, Augusto Cury; o professor da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e cirurgião do Hospital Sírio Libanês, Raul Cutait; o diretor da FMUSP, José Otávio Costa Auler Júnior; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcos da Costa; o presidente do Conselho Diretor do Instituto de Radiologia do HC (InRad-HCFMUSP), Giovanni Cerri; o presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Sérgio Daniel Simon; a presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho, Marcia Bandini; o presidente da Associação Paulista de Homeopatia, Sergio Furuta; o presidente da Associação de Médicos Maçons, Alfredo Roberto Netto; a presidente da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas, Ederli Grimaldi; o presidente da Associação Brasileira de Nutrologia, Durval Ribas Filho; e o presidente da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva, Bernardino Santi.


    Veja os comentários desta matéria


    A prova obrigatória é necessária para os recém formados, para garantia da qualidade mínima dos novos profissionais. Adicionalmente, uma avaliação periódica dos profissionais atuantes também se faz necessária.
    Andrei Peleias
    realmente necessário
    Monique
    Vocês acham que todos os médicos são a favor desse exame? Claro que não. Que se aplique a todos, inclusive aos formados a muito tempo. Eles mais que ninguém deveriam ir muito bem numa prova para recém-formados. Será que os excelentíssimos diretores do CREMESP e o dr Dráuzio Varella passariam?
    Fernando de Andrade Vellozo
    Faz-se necessario, além da obrigatoriedade da realização da prova, a emissão do CRM de acordo com nota de corte, aos moldes do que a OAB já realiza, uma vez que nada foi feito feito para coibir a criação de novos cursos de medicina sem vínculo a hospitais escola , sem critérios rígidos para implantação e sem a criação de número de vagas de residência em proporção ao aumento do número de formandos.
    Carmen Vasques
    de acordo com a realização do exame obrigatório!
    Henrique
    sou medico e totalmente a favor da prova obrigatoria.
    fernando mikio suzuki

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 4442 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    Delegacia da Vila Mariana:
    Rua Domingos de Moraes, 2187 - cj. 223 - Edifício Xangai
    Vila Mariana – São Paulo/SP - CEP 04035-000

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2018 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 194 usuários on-line - 4442
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior