Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    17-05-2018

    Atendimento universal

    Cremesp defende o fortalecimento do SUS em seus 30 anos de existência

    Há 30 anos, no dia 17 de maio, a Assembleia Nacional Constituinte de 1988 tomou a decisão de criar o Sistema Único de Saúde (SUS). Foram 472 votos favoráveis, 9 contrários e 6 abstenções, na maior conquista da história da Saúde Pública do Brasil.

    Instituído pela Lei 8080/1990, o SUS veio para propagar o atendimento universal, integral e equânime, rompendo diversas barreiras e dando dignidade para o atendimento de toda a população. 

    "O SUS foi um divisor de águas para a Saúde Pública do País e, sem dúvida, a grande reforma do Estado brasileiro dos últimos 50 anos, embora a gestão ineficiente e o subfinanciamento impeçam seu bom funcionamento", diz o presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim. Segundo ele, é preciso comemorar as três décadas de existência do SUS, neste dia 17 de maio, mas tendo em mente que muito ainda deve ser feito para que o sistema atue em sua plenitude.

    O Cremesp defende o fortalecimento do SUS, com aumento e aplicação adequada de recursos, além da promoção de políticas públicas de saúde que aprimorem a rede de atendimento, para que todo o serviço oferecido no sistema se torne tão eficaz quanto as ilhas de excelência, que abarcam programas como o de transplante de órgãos, o tratamento da Aids e a cobertura vacinal, entre outros.

    O Conselho vem se posicionando sobre o desmonte do sistema e, em união a outras entidades médicas. Em 2017, assinou o documento “Frente Democrática em Defesa do SUS”, que formaliza a crise enfrentada e chama a atenção para a necessidade da união de forças de pessoas, instituições e gestores para barrar o prosseguimento do desmonte do sistema e reverter a situação desesperadora do desfinanciamento da Saúde no País. "Precisamos do envolvimento do setor da Saúde e da sociedade como um todo para defender e garantir os direitos dos usuários do SUS e a autonomia profissional dos médicos", defende Camarim.


    Este conteúdo teve 5 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 481 usuários on-line - 5
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.