Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-04-2024
    Complexo Hospitalar Padre Bento
    Cremesp discute questões éticas e bioéticas com residentes de Guarulhos
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • Notícias


    05-09-2018

    Bolsistas

    Residentes médicos apresentam resultados finais dos três melhores trabalhos finalistas em Bioética e Ética Médica

    Os três projetos de maior destaque da primeira turma de residentes médicos a concluir os trabalhos no Programa de Bolsas em Bioética e Ética Médica, do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), foram apresentados à 4858ª Sessão Plenária do Conselho, na noite da última terça- feira (04/09).

    “Com o apoio do Centro de Bioética do Cremesp, os projetos desenvolvidos, tanto pelos alunos, quanto pelos médicos residentes, são fundamentais para a contribuição do acervo de pesquisas do Conselho. Esta é uma oportunidade de afirmar o compromisso do Conselho em estimular o campo da pesquisa”, destacou o presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim, durante a abertura dos trabalhos.


    Patrick Theodore Souccar, Roberto Mundim Porto Filho e Daniele Coelho Duarte

    Os três bolsistas que desenvolveram os melhores projetos apresentaram a versão final, explicando sua pesquisa, desenvolvimento, aplicação e os resultados alcançados. A médica residente do programa de Residência Médica em Obstetrícia e Ginecologia do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Daniele Coelho Duarte, apresentou o tema: Influências do vestuário Médico na relação Médico-paciente no contexto do Hospital Oncológico em comparação aos pacientes não oncológicos; Patrick Theodore Souccar, médico residente do programa de Residência Médica em Clinica Médica do Hospital Sírio-Libanês, apresentou o tema: Cuidados de fim de vida em pacientes com insuficiência cardíaca; e Roberto Mundim Porto Filho, médico residente do programa de Residência Médica em Endoscopia Digestiva do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), apresentou o tema: Influência entre aspectos do manejo das lesões traumáticas da via biliar, após colecistectomia e as ocorrências éticas e jurídicas.

    Após as apresentações, Reinaldo Ayer de Oliveira, conselheiro e coordenador do Centro de Bioética, comentou os três temas apresentados e parabenizou os médicos residentes pelos resultados alcançados. “O residente vive os conflitos da prática médica, e com essa vivência gerou projetos, que viraram bons resultados, através de pesquisas detalhadas, que geraram um conteúdo rico e avançado”, destacou Ayer.

    Além dele, as apresentações também foram comentadas pelo conselheiro e 1º. secretário do Cremesp, Bráulio Luna Filho, que também parabenizou os alunos pelas pesquisas. Luna Filho sugeriu a extensão do programa de Bolsas do Centro de Bioética do Cremesp aos médicos resistentes, já que essa foi a primeira turma. Anteriormente o projeto era aplicável somente aos alunos de Medicina.

     

    Sobre o projeto

    Instituído pela Resolução n° 284/2016, o programa tem como objetivo conceder bolsas para Médicos residentes que desenvolvam pesquisa na área de Ética Médica. A seleção dos projetos acontece por meio de processo seletivo, a médicos que estejam cursando residência médica em instituição situada no Estado de São Paulo, com programa credenciado na Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e desde que estejam sob orientação de um médico preceptor em pleno exercício profissional (que não pode ser Delegado ou Conselheiro do Cremesp).

    Fotos: Osmar Bustos


    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 15 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 356 usuários on-line - 15
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.