Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • 09-04-2024
    Publicação
    Cremesp lança versão impressa de livro sobre Homeopatia com transmissão ao vivo pelo Youtube  
  • Notícias


    12-02-2019

    Estigma em Psiquiatria

    Conselheiros psiquiatras do Cremesp lamentam matéria jornalística irresponsável que promove estigma da eletroconvulsoterapia

    Em relação à matéria publicada neste dia 8 de fevereiro, em O Estado de S. Paulo, intitulada “Texto de Ministério da Saúde dá aval ao eletrochoque”, esclarecemos que a utilização da eletroconvulsoterapia (ECT) – ainda cercada por estigmas e oposições de cunho ideológico e não-científico – apresenta respaldo científico substancial para seu emprego. Inclusive, a ECT é regulamentada pela resolução 2057/2013, do Conselho Federal de Medicina, e a sua não realização, de forma adequada pelo médico, é passível de processo ético-profissional.

    A elaboração da norma técnica, capitaneada pelo Ministério da Saúde, ainda no ano passado, contou com a contribuição de especialistas que, especificamente sobre a ECT, reconheceu a importância clínica deste tratamento. Entre outros resultados, a eletroconvulsoterapia pode mitigar taxas de readmissão hospitalar e salvar vidas, assim como a cardioversão elétrica na cardiologia.

    Os pacientes com indicação para realizar ECT devem ser submetidos, antes de mais nada, a uma cuidadosa anamnese e a exame físico e complementares minuciosos, como avaliação cardiológica. Hoje, este procedimento é feito de forma humanizada, com sedação, analgesia e monitoramento em ambiente hospitalar e ambulatorial. Além de outros cuidados, como a observância de jejum de oito horas para sólidos e de quatro horas para líquidos, além de avaliação e cuidados odontológicos.

    Para além de preconceitos e qualquer tipo de militância, a ECT é uma modalidade de tratamento eficiente e de rápida resposta clínica. Pode ser considerada alternativa concreta para doenças como catatonia e depressão grave, principalmente. Diversas metanálises demonstraram que o ECT é mais eficaz que a farmacoterapia e do que outros tratamentos nesses casos selecionados.

    Portanto, quando realizado com responsabilidade e técnica adequada, a ECT é recomendada.

    Assim, a Política de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde não deve ser refém de qualquer ideologia. É uma obrigação da pasta ampliar o debate e constantemente rever os resultados alcançados pela ciência e a atual prática neste campo da Medicina, de forma a não privar justamente os pacientes mais carentes dos melhores tratamentos.
     

    Edoardo Vattimo, Christina Hajaj Gonzalez, Rodrigo Lancelote Alberto, Maria Alice Saccani Scardoelli e Pedro Sinkevicius Neto
    Psiquiatras e conselheiros do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp)


    Este conteúdo teve 17 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 385 usuários on-line - 17
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.