Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-04-2024
    Complexo Hospitalar Padre Bento
    Cremesp discute questões éticas e bioéticas com residentes de Guarulhos
  • 19-04-2024
    Formação médica
    Cremesp pede a revogação imediata do decreto sobre a CNRM
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • Notícias


    08-04-2019

    Liminar

    Alinhamento entre Conselhos de Medicina e Odontologia veta curso de “modulação hormonal” que seria ministrado por dentista

    O Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) vem promovendo parcerias com outros conselhos regionais pelo bom exercício da Medicina. Em 22 de março, por exemplo, o Cremesp vetou o dentista Marco Antonio Botelho Soares (CRO/CE – CD 2.631) de ministrar curso de “modulação hormonal” em São Paulo. Em ação similar, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina (Cremesc) obteve liminar na Justiça para impedir que o dentista realizasse o mesmo treinamento nos dias 6 e 7 de abril, no Balneário de Camburiú/SC, sob pena de multa única, no valor de R$ 50 mil. 

    A efetividade das decisões judiciais – tanto em São Paulo como em Santa Catarina –  mostra a importância da parceria entre os Regionais para o prosseguimento da ação, que solicitava, ainda, a suspensão de qualquer tipo de divulgação na mídia e em redes sociais da suposta cura de doenças graves, como o câncer, a partir deste método.

    A sentença fortalece ainda mais os vínculos de cooperação entre os Conselhos para impedir a prática de ato médico indevido, sem qualquer respaldo científico na Medicina e que viola a Lei 12.842/13.


    Por sua vez, o Conselho Federal de Odontologia divulgou a Resolução CFO 199/2019, proibindo a realização de terapias denominadas de modulação e/ou reposição, e/ou suplementação e/ou fisiologia hormonal por cirurgiões dentistas fora de sua área de atuação. 

     

    “Tomamos conhecimento da ação do Cremesp e prontamente nos comunicamos com os conselheiros de São Paulo para ingressarmos em conjunto com outra liminar, conforme aprovado em nossa plenária, visando tornar o processo mais célere. Graças a esse alinhamento, conseguimos impedir a realização do curso em Santa Catarina, que seria, de forma oportunista, realizado durante um congresso de endocrinologia”, relata Fernão Bittencourt Cardoso, conselheiro do Cremesc. 

    Segundo ele, apesar de terem jurisprudências diferentes, é fundamental que os Conselhos estejam em linha direta na defesa dos interesses dos médicos. “O Cremesp nos deu o caminho das pedras e conseguimos chegar mais rápido e de forma vitoriosa nessa ação, sendo parabenizados pelos colegas.”


    Este conteúdo teve 18 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 246 usuários on-line - 18
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.