Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    24-05-2019

    Ética e Bioética

    Turma de 2018 de bolsistas residentes apresenta resultados finais de projetos


    Vattimo e Dantas com os residentes contemplados com a bolsa do Cremesp 

    Os médicos residentes contemplados em 2018 pelo Programa de Bolsas em Ética e Bioética trouxeram os resultados finais de seus projetos de pesquisa ao Conselho Regional de Medicina (Cremesp), nos dia 20 e 22 de maio. Além de a maioria dos bolsistas, estiveram presentes à plenária da Casa alguns orientadores e os mediadores da atividade, Ângelo Vattimo, 1º secretário do Cremesp, Flávio Dantas, delegado da sede, e Mário Mosca Filho, geriatra.


    Presentes às apresentações do dia 20 de maio

    A atuação do médico residente e sua relação com preceptores e colegas foram abordadas de forma direta em, pelo menos, dois trabalhos desta edição. Ana Tokeshi, da Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo, por exemplo, destacou o Assédio Moral na Formação Médica, “Follow Up” com Residentes do Segundo Ano, desdobramento do estudo longitudinal sobre abusos a residentes do primeiro ano, desenvolvido para o Cremesp em 2016. 

    Tal tema, aliás, se alia à obra recentemente lançada pelo Cremesp, Assédio Moral na Formação Médica: Conscientizar para Combater, disponível para download no site da Casa.

    Já em Direitos e Deveres do Médico Residente: Dilemas Éticos e Extensão da Responsabilidade Civil, Débora Rodrigues Jozala, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, identificou que boa parte dos residentes se sente com a própria autonomia comprometida, entre outros motivos, “por medo de represálias” e “receios em relação ao preceptor”, que, por vezes, vai além – ou fica aquém – de seu “papel de mediar as decisões” de seu orientado. 

     

    Foco

    O programa com residentes foi inspirado em uma experiência exitosa com estudantes de Medicina, que já acontece desde 2001 no Cremesp. Vattimo considera a iniciativa do Centro de Bioética como “muito importante”, contanto que, a cada dia, os trabalhos se mantenham dentro do escopo de aprofundamento em Ética e Bioética, conforme o proposto. Por isso, informa que a banca examinadora destinada a avaliar os projetos de pesquisa deve ser rigorosa neste ponto, desde o princípio das inscrições nos próximos anos. 

    Além dos assuntos mencionados, estiveram outros, como desafios no atendimento a pacientes transgêneros; estigmas relacionados a pacientes psiquiátricos; aplicação ética de cuidados paliativos; e o uso de novas tecnologias, entre outros. Veja a lista completa de temas, residentes, orientadores e instituições.


     A residente Paula Trovão estudou os aspectos éticos do atendimento a transexuais

    Também fizeram parte desta turma médicos que atuam na Universidade Estadual de Campinas; Hospital Regional de Presidente Prudente; Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina de Marília; Fundação Antônio Prudente – A.C. Camargo Cancer Center; Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP; Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Hospital Israelita Albert Einstein; Hospital de Amor – Hospital de Câncer de Barretos; Prefeitura Municipal de Guarulhos; Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP; e Instituto da Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.


    História 
    ​​​​​​
    Desde março de 2016, médicos residentes das universidades paulistas têm a oportunidade de aprofundar seus estudos em Ética e Bioética, por conta de bolsas de pesquisa na área, oferecidas pelo Cremesp.


     O médico Murilo Lorenção, que abordou condutas de final de vida em UTI

    Instituídas por meio da Resolução Cremesp Nº 284/2016 (alterada pela Resolução Cremesp Nº 322, DE 16-10-2018), as bolsas de pesquisa têm a duração de 12 meses, e são concedidas, por meio de processo seletivo, a médicos cursam residência médica em instituição situada no Estado de São Paulo, e que contarem com programa credenciado na Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

    Cada projeto recebido será avaliado de acordo com critérios como Originalidade, integração e definição dos objetivos; Relevância da pesquisa para o desenvolvimento da ciência na área de ética médica e bioética; e Viabilidade de execução, entre outros.

     

    Fotos: Osmar Bustos


    Este conteúdo teve 9 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 446 usuários on-line - 9
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.