Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • 09-04-2024
    Publicação
    Cremesp lança versão impressa de livro sobre Homeopatia com transmissão ao vivo pelo Youtube  
  • 08-04-2024
    Demografia Médica 2024
    Número de médicos registrados no Cremesp cresce 56% em 13 anos
  • Notícias


    17-11-2020

    Ato Médico

    Cremesp reitera que apenas médicos especialistas podem ser responsáveis técnicos por serviços radiológicos

    O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) reforça que, conforme determinação do Conselho Federal de Medicina (CFM), e em consonância e defesa à Lei n° 12.842, denominada "Lei do Ato Médico", apenas médicos especialistas em Radiologia e Diagnóstico por Imagem podem ocupar o cargo de responsáveis técnicos (RT) em locais que realizam serviços radiológicos, envolvendo a atividade médica.  

    O apontamento fez-se necessário, principalmente, após o recebimento da Circular n° 229/2020 do CFM, que versa sobre a apreciação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) em relação à  Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n° 330/2019, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável por estabelecer os requisitos sanitários para organização e funcionamento de serviços de radiologia diagnóstica ou intervencionista e regulamentar o controle das exposições médicas, ocupacionais e do público, decorrentes do uso destas tecnologias.

    A normativa, em seu 13º artigo, determina que "o responsável legal deve designar formalmente 1 (um) profissional legalmente habilitado para assumir a responsabilidade pelos procedimentos radiológicos de cada setor de radiologia diagnóstica ou intervencionista do serviço de saúde, doravante denominado responsável técnico". De acordo com o CBR, a expressão "profissional legalmente habilitado" pode acarretar em interpretações equivocadas sobre quem pode, de fato, exercer tal função, de modo que o esclarecimento sobre a terminologia utilizada tornou-se imprescindível.

    Em resposta, a Anvisa publicou a Nota Técnica n° 129/2020/SEI/GRECS/GGTES/DIRE1/ANVISA, ratificando que, atualmente, os profissionais que cumprem requisitos legais para assumir a responsabilidade técnica por um serviço de radiologia são apenas o médico e o cirurgião-dentista, desde que atendidas as exigências dos respectivos Conselhos de Classe.

    O Cremesp reitera, em conformidade com o exposto pela própria Anvisa, que os cirurgiões-dentistas podem ocupar a posição de responsáveis técnicos apenas e exclusivamente em clínicas odontológicas e serviços de radiologia voltados à odontologia — caso contrário, será um afronta direto às prerrogativas médicas e, portanto, à Lei do Ato Médico.


    Este conteúdo teve 26 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 348 usuários on-line - 26
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.