NOTÍCIAS
Últimas Notícias
Evento científico
Cremesp participa de debates na Jornada Paulista de Cirurgia Plástica
Expediente
Conselho não terá atendimento no feriado e expediente será retomado na sexta-feira (05/06/26)
Defesa da Medicina
Cremesp e CFM unem esforços para combater calotes e fortalecer a valorização dos médicos
4º Edição
Congresso de Medicina do Cremesp reafirma a centralidade da ética na profissão
Notícias
|
29-05-2026 |
Consulta Cremesp |
SES-SP altera protocolo de prevenção da oftalmia neonatal |
|
Após consulta ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) – que tem como uma de suas missões fundamentais a observância da segurança da assistência ao paciente e à população –, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) publicou a Resolução SS Nº 100, que altera o protocolo de prevenção da oftalmia neonatal em recém-nascidos no Estado. A norma substitui o uso rotineiro do nitrato de prata a 1% por alternativas como iodopovidona a 2,5%, eritromicina a 0,5% ou tetraciclina a 1%. Ainda de acordo com a diretriz, o nitrato de prata deverá ser utilizado apenas em situações de indisponibilidade dos demais produtos previstos no novo protocolo. A medida revoga orientações anteriores que tratam da prevenção da conjuntivite neonatal, com a aplicação de nitrato de prata (AgNO3) a 1% nos sacos conjuntivais dos recém-nascidos, e passa a valer a partir da data de publicação no DOU, em 26 de maio de 2026. |



