NOTÍCIAS
Últimas Notícias
Evento científico
Cremesp participa de debates na Jornada Paulista de Cirurgia Plástica
Expediente
Conselho não terá atendimento no feriado e expediente será retomado na sexta-feira (05/06/26)
Defesa da Medicina
Cremesp e CFM unem esforços para combater calotes e fortalecer a valorização dos médicos
4º Edição
Congresso de Medicina do Cremesp reafirma a centralidade da ética na profissão
Notícias
|
31-05-2026 |
Nota de pesar |
Cremesp lamenta a morte da Dra. Angelita Habr-Gama, referência mundial da Medicina brasileira |
|
O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) manifesta profundo pesar pelo falecimento da Dra. Angelita Habr-Gama, aos 92 anos, neste sábado (30). Reconhecida como uma das maiores médicas brasileiras de todos os tempos, deixa um legado que marcou de forma definitiva a assistência aos pacientes, a pesquisa científica e a formação de gerações de profissionais. Foto: Amanda Perobelli/Estadão Nascida no Pará e formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), construiu uma carreira de destaque nacional e internacional. Em uma época em que a presença feminina na cirurgia ainda era exceção, superou barreiras e tornou-se uma das mais respeitadas especialistas do mundo na área de coloproctologia. Sua contribuição mais conhecida foi o desenvolvimento e a consolidação de estudos que demonstraram a possibilidade de acompanhamento rigoroso de pacientes com câncer de reto após resposta completa ao tratamento, estratégia que ficou conhecida mundialmente como watch and wait. A abordagem trouxe novas perspectivas terapêuticas e ajudou a preservar a qualidade de vida de milhares de pacientes. Ao longo de mais de seis décadas de atuação, Dra. Angelita acumulou reconhecimentos nacionais e internacionais, publicou importantes trabalhos científicos e tornou-se referência para médicos, pesquisadores e instituições de saúde em diversos países. Neste momento de luto, o Cremesp se solidariza com familiares, amigos, colegas, alunos e todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com uma das personalidades mais brilhantes da Medicina brasileira. O velório será realizado neste domingo (31), das 15h às 19h, no teatro da Faculdade de Medicina da USP, |




