PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

PÁGINA 1
Nesta edição


PÁGINAS 4,5
Cartas e notas


PÁGINAS 6, 7, 8, 9, 10 E 11
Entrevista


PÁGINAS 12 E 13
Crônica


PÁGINAS 14, 15, 16, 17
História


18, 19, 20, 21
Panorama


PÁGINAS 22, 23, 24 E 25
Em foco


PÁGINAS 26,27,28 E 29
Vanguarda


PÁGINAS 30 E 31
Tecnologia


PÁGINAS 32 E 33
Medicina no mundo


PÁGINAS 34, 35 E 36
Opinião


PÁGINA 37
Resenha


PÁGINAS 38 E 39
Hobby


PÁGINAS 40,41,42 E 43
Turismo


PÁGINAS 44,45,46 E 47
Agenda cultural


PÁGINA 48
Fotopoesia


GALERIA DE FOTOS


Edição 89 - Outubro// de 2019

PÁGINA 1

Nesta edição

Múltiplos olhares sobre a epidemia que
abalou o século 20, e persiste, cronificada

Nesta edição da Ser Médico convidamos grandes especialistas para apresentar  um dossiê detalhado a respeito de uma das principais questões de saúde pública do século 20, a epidemia de HIV/aids. Escolhemos este tema como o de capa por seu significado para a Medicina, desde o relato dos primeiros casos da doença, na década de 1980.

Apesar de ter seu início fortemente marcado por estigma, insensibilidade e desinformação, a aids despertou o interesse da comunidade médica e científica, motivada a encontrar uma solução para o drama dos milhares de indivíduos infectados pelo vírus HIV. Assim, de um cenário inicial sombrio, a aids passou de uma condenação de morte para uma doença crônica que pode ser controlada. Esta conquista da humanidade é fruto do triunfo da ciência sobre a desinformação e o estigma, graças à abnegação de médicos, outros profissionais da saúde, ativistas e pacientes, unidos sob uma mesma causa.

Apesar do sucesso no controle da doença, os desafios permanecem enormes. A cura definitiva ainda representa um sonho que, apesar dos obstáculos, é perseguido por pesquisadores determinados. Temos o privilégio de entrevistar um deles, Robert Siliciano, americano que atua na Universidade John Hopkins e adentrou o panteão dos pioneiros da pesquisa em HIV/aids ao comprovar que o vírus HIV permanece em latência no organismo, mesmo após a negativação da carga viral no sangue.

 As perspectivas das pesquisas a respeito do mesmo tema são apresentadas em Vanguarda, incluindo novos antirretrovirais; e, na seção Em Foco, discutem-se os desafios para se prevenir a infecção pelo HIV. Abordamos, também, o assunto em Resenha, que trata de um filme sobre o início da epidemia na cidade de Nova York, sob a ótica de quem a viveu. Em Fotopoesia, trazemos o tema de capa, agora abordado com uma visão poética.

Podemos traçar, ainda, um paralelo do artigo de Opinião desta edição, que trata do SUS, com a capa, uma vez que as políticas públicas brasileiras para HIV/aids são uma história de sucesso no mundo. São debatidos, contudo, problemas como  financiamento
e a participação dos agentes políticos no sistema. Em Tecnologia, por sua vez, o futuro da Radiologia é discutido, incluindo novas técnicas de impressão 3D e outras inovações da especialidade. Em Medicina no Mundo, apresentamos considerações sobre a hanseníase, importante doença na realidade brasileira, à qual é dedicado o Janeiro Roxo.

Os temas culturais também estão ricos nesta edição. Em Crônica, a médica autora expressa sua visão humanística sobre os pacientes que atende em seu consultório, para além das doenças que apresentam. Em Turismo, trazemos o relato de médicos que viajaram à exótica e remota Islândia. Em Hobby, um jovem médico compartilha sua experiência com um esporte radical, o paraquedismo, que lhe permite extravasar o estresse da prática médica diária. Nossa Agenda Cultural também traz recomendações imperdíveis, da Capital ao Interior. Boa leitura!

*Edoardo Filippo de Queiroz Vattimo
Coordenador da Assessoria de Comunicação


Este conteúdo teve 120 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 410 usuários on-line - 120
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.