PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

PONTO DE PARTIDA (pág.1)
Editorial de Renato Azevedo Júnior - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (pág. 4)
Soren Holm - editor do Journal of Medical Ethics


SINTONIA (pág. 9)
Médicos e indústria farmacêutica


CRÔNICA (pág. 12)
Millôr Fernandes


DEBATE (pág. 14)
Aids: em discussão o tratamento profilático


MÉDICOS NO MUNDO (pág. 20)
As muitas guerras do dr. Filártiga


EM FOCO (pág. 24)
AVAAZ: protestos em um clique


HISTÓRIA DA MEDICINA (pág. 27)
Médico, torneiro mecânico e inventor


GIRAMUNDO (págs. 30/31)
Curiosidades da ciência e tecnologia, da história e de fatos atuais


PONTO COM (págs. 32/33)
Informações do mundo digital


SUSTENTABILIDADE (pág. 34)
Sacolas plásticas: uma história sem heróis nem vilões


LIVRO DE CABECEIRA (pág. 37)
Indicação da conselheira Ieda T. Verreschi*


CULTURA (pág. 38)
Pedro Almodóvar


MAIS CULTURA (pág. 41 )
A revolução romântica


HOBBY (pág. 42)
Sem efeito colateral


CARTAS & NOTAS (pág. 33)
SUS: Cremesp recolhe assinaturas


GOURMET (pág. 45)
Sabor de vida em família


FOTOPOESIA( pág. 48)
João Cabral de Melo Neto


GALERIA DE FOTOS


Edição 59 - Abril/Maio/Junho de 2012

PONTO COM (págs. 32/33)

Informações do mundo digital

Não foi acidente!

Cansado(a) de ver pessoas serem mortas por motoristas bêbados, que ficam impunes? Assine o abaixo-assinado virtual da campanha Não foi acidente, iniciada por Rafael Baltresca, o jovem que perdeu, de uma só vez, a mãe, Míriam, e a irmã, Bruna, em um acidente de trânsito, em setembro do ano passado, na Marginal Pinheiros, na cidade de São Paulo. O atropelador estava alcoolizado, trafegava em velocidade superior a 140 km e recusou-se a fazer o teste do bafômetro. Está em casa e nem fiança teve de pagar. A campanha visa a coleta de 1,3 milhão de assinaturas para um projeto de lei de iniciativa popular que altere a branda legislação de trânsito brasileira. Segundo informa o site, ocorrem cerca de 3 mil mortes por mês em acidentes de trânsito no Brasil, dos quais 40% são causados por embriaguez ao volante. Acesse: não foi acidente  


Cirurgia cardíaca no Twitter

Pela primeira vez, uma cirurgia cardíaca foi transmitida, ao vivo, pelo Twitter, por meio do recurso live-tweeting – em que são postados fotos e vídeos, e por meio do qual é possível responder às perguntas feitas por seguidores. O médico Michael Macris, do Houston Memorial Hermann Northwest, dos Estados Unidos, e membro da equipe médica responsável pela cirurgia, usou uma câmera acoplada à cabeça para registrar em fotos a operação de um paciente de 57 anos, que recebeu ponte de safena. Simultaneamente, outro médico, Paresh Patel, enviava mensagens de 140 caracteres e respondia às perguntas dos internautas. A transmissão, acompanhada online por 4 mil pessoas durante as duas horas da cirurgia, pode ser conferida AQUI.   

O lado bom da vida

Sabe quando a gente se cansa de ler notícias ruins? Pois agora tem um site só com notícias boas: www.sonoticiaboa.com.br, que pinça e dá destaque para informações positivas, geralmente diluídas no meio do noticiário da mídia. Matérias sobre saúde, política, economia, variedades, tecnologia, meio ambiente e reportagens são escritas em linguagem direta e simples, com links e créditos para a fonte da informação. O site tem, também, endereços de organizações de ajuda humanitária e de meio ambiente, vídeos de reportagens e campanhas publicitárias positivas, vídeoclipes, shows e espetáculos, e links para os principais meios de comu-nicação do Brasil e do mundo, pois sua intenção “não é alienar, é mostrar o lado bom da vida”.

Primeiro computador

O primeiro computador a gente nunca esquece? Os nostálgicos que quiserem recordar os antigos aparelhos podem acessar o site AQUI. Ele está aberto a qualquer pessoa que queira postar uma foto sua com seu primeiro equipamento. Em tempos de tablets é interessante lembrar os velhos modelos, mesmo que a definição das fotos, por serem também antigas, não seja lá muito boa.

Baixe o planeta

A agência espacial americana, Nasa, divulgou, em janeiro último, uma imagem da Terra em altíssima definição. Denominada Blue Marble (Mármore Azul ou Bola de Gude Azul), a imagem originou-se nos registros feitos pelo satélite Suomi, batizado em homenagem a um dos cientistas que participaram do desenvolvimento inicial das sondas que analisam o clima terrestre. A Nasa disponibilizou a imagem para download AQUI.

Ser Médico recomenda...

...o vídeo “O direito ao delírio” (El derecho al delírio), com o jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano. Em apenas sete minutos, o autor de As veias abertas da América Latina e outros 40 livros, traduzidos para diversos idiomas, fala poeticamente sobre “para quê serve a utopia” e lê um magnífico texto seu sobre como seria um mundo melhor. Confira AQUI.



Este conteúdo teve 111 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 472 usuários on-line - 111
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.