PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Ponto de Partida


ENTREVISTA
Roberto Sávio é o convidado especial desta edição


CRÔNICA
Rubem Alves


BIOÉTICA
Giovanni Berlinger


EM FOCO
Clínica ou Cirurgia? Eis a questão


DEBATE
Aprendizagem baseada em problemas


JUSCELINO KUBITSCHEK
O médico que virou Presidente


HISTÓRIA DA MEDICINA
São Lucas, o médico evangelista

LIVRO DE CABECEIRA
O segredo dos médicos antigos


GOURMET
Pequi: bom demais da conta


CULTURA
Jairo Arco e Flexa


CARTAS & NOTAS
Novas publicações do Cremesp


POESIA
Adriana e Luis Orlando Rotelli Resende


GALERIA DE FOTOS


Edição 22 - Janeiro/Fevereiro/Março de 2003

CARTAS & NOTAS

Novas publicações do Cremesp

Novas publicações do Cremesp

O Cremesp lançou três novas publicações no último trimestre: “Ética em Publicidade Médica”, “Manual de Orientação ao Anestesiologista” e “Usuários de Substâncias Psicoativas: abordagem, diagnóstico e tratamento”.

“Ética em Publicidade Médica” é uma edição ampliada e atualizada do Manual da Codame (Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos), do Cremesp, com normas que visam a comunicação ética entre médicos, pacientes, a mídia e a população em geral. A publicação é dirigida a todas as especialidades médicas. Entre as novidades, o guia traz um capítulo especial sobre a publicidade em cirurgia plástica e a relação de profissionais com empresas privadas como laboratórios e óticas. A publicação traz também um guia prático, de perguntas e respostas, com regras sobre a divulgação de serviços médicos, tratamentos, publicação de fotos de pacientes, pré e pós-procedimento médico, nos meios de comunicação; participação de médicos em entrevistas, programas de rádio e televisão, jornais e revistas, sites na Internet e outras mídias. Há também, em anexo, diversos textos como resoluções dos Conselhos Federal e Regional de Medicina, leis, normas da Vigilância Sanitária, Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar), entre outros.

Usuários de Substâncias Psicoativas

Baseado em evidências científicas, o livro padroniza condutas para a abordagem, diagnóstico e tratamento da dependência química com capítulos específicos sobre o uso de álcool, nicotina, anfetaminas, benzodiazepínicos, opiáceos, cocaína, maconha e solventes. É dirigida às especialidades médicas que tratam desses pacientes, incluindo os que prestam o primeiro atendimento.

A publicação é uma parceira do Cremesp com a Associação Médica Brasileira (AMB) e contou com a colaboração de especialistas de várias instituições. Também integra o Projeto Diretrizes, um trabalho conjunto do Conselho Federal de Medicina e da AMB com informações para padronizar condutas médicas.

As diretrizes para substâncias psicoativas foram desenvolvidas sob a coordenação científica do médico Ronaldo Laranjeira. Com uma abordagem objetiva, indicações ou contra-indicações de tratamento, elas serão um importante instrumento para auxiliar o médico e o pacientes na tomada de decisões mais adequadas a cada caso.

Manual de Orientação ao Anestesiologista

Uma parceria entre o Cremesp e a Sociedade Brasileira de Anestesiologia (Saesp) permitiu uma nova edição, ampliada e atualizada, do Manual do Anestesiologista que já havia sido publicado em 1999 pela Saesp. Em 127 páginas, a publicação traz artigos de especialistas da área, informações técnicas sobre os procedimentos anestésicos, além de anexos como normas, códigos profissionais e modelos de preenchimento de documentos, fichas ou de contratos relacionados aos serviços de anestesiologia.

Por ser a anestesia um procedimento invasivo, sujeito a resultados adversos, o guia procura orien-tar os especialistas a enfrentar essas adversidades, priorizando o atendimento ao paciente, para depois tomar outras providências como notificação à direção do hospital, familiares do paciente, preservação de medicamentos e equipamentos, investigação das causas e a procura de aconselhamento jurídico.

Dados do Cremesp citados no Manual apontam que as principais queixas com relação à anestesiologia referem-se a choque anifilático, anestesia simultânea, relação médico-paciente, honorários e seqüelas atribuídas à anestesia. O livro também traz um capítulo sobre a relação do médico com a imprensa.

Este conteúdo teve 113 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 410 usuários on-line - 113
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.